Ponte Nova (MG) - Os moradores que estão em débito com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2012 e com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), podem renegociar e parcelar os tributos que se encontram em atraso.
Para isso, é necessário comparecer à sede da prefeitura munido do documento de identidade. Caso o imóvel seja de terceiros, será necessária uma procuração autorizada pelo proprietário.
Depois que os débitos forem renegociados, novas guias serão emitidas. É importante ressaltar que estas guias não serão emitidas via internet, somente no guichê, após a feitura dos cálculos.
O secretário da fazenda, André Nunes, acredita que uma boa parte dos atrasos em relação aos tributos municipais se deve ao esquecimento da data de pagamento.
"As pessoas esquecem as datas e pagam juros desnecessários. É preciso ficar atento aos prazos para não pagar um valor maior", afirmou o secretário.
O IPTU é um imposto cobrado sobre propriedade ou imóveis localizados em área urbana, enquanto o ISSQN tributa os serviços gerais, desde aqueles desempenhados por empresas, até profissionais autônomos.
A Secretaria da Fazenda informa que o pagamento do IPTU 2013 poderá ser realizado nas agências dos bancos Itaú, Mercantil, Caixa Econômica Federal, Bancoob e Banco do Brasil.
Como evitar filas
Abaixo estão listados os serviços oferecidos nos guichês da prefeitura. Fique atento para conhecer os serviços e evitar atrasos nos tributos:
× Inscrição, alteração e baixa de pessoas física e jurídica;
× Cálculo de atributos municipais ISS, IPTU e ITBI;
× Parcelamento de dívidas e emissão de guias;
× Regularização de imóveis (alvará de construção, habites);
× Fichas processuais;
× Serviço de protocolo;
× Emissão de nota fiscal avulsa;
× Liberação Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF);
× Emissão de relatório de débitos ISS;
× Dúvidas gerais em relação a tributos municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.