Por Mauro Bomfim*
Parece existir uma cabeça de dinossauro enterrada debaixo do subsolo onde passa a BR 381, no trecho BH-Valadares. Uma cabeça gigantesca de um TiranossauroRex ou coisa parecida.
Mais uma vez frustração geral. A licitação marcada para este final de janeiro para o início da duplicação do trecho foi inesperadamente cancelada pelo DNIT. O motivo? Colóquios flácidos para acalentar bovinos. Ou em linguagem de taioba rasgada: cantiga prá boi dormir.
A desculpa esfarrapada do DNIT, ao suspender o início da licitação, é capaz de corar de vergonha qualquer frade de pedra ou capaz de somente ser aceita por uma pureza angelical: foi porque várias empresas procuraram o órgão nos últimos dias.
Se o edital já estava publicado há vários dias, se o regime adotado é o do RDC- Regime Diferenciado de Contratação, como suspender a licitação porque diversas empresas procuraram nos últimos dias ? Tem caroço debaixo desse angu.
Será que pretendem favorecer alguma empresa apaniguada? Francamente, impossível aceitar essa desculpa do DNIT, que, aliás há muito tem desprezo total para esse importante corredor BH-Valadares, passando pelo complexo industrial do Vale do Aço.
A Rodovia da Morte mata tanto quanto os conflitos na Síria ou no Oriente Médio. São vidas ceifadas diariamente naquele trecho diabólico, com 228 curvas somente no trajeto BH-Monlevade.
Os seis primeiros lotes de um total de treze já seriam licitados ainda este mês e agora há um sentimento de perplexidade e frustração de todos os que trafegam por aquelas curvas e montanhas onde outrora certamente habitaram jurássicos seres primitivos, com suas cabeças monstruosas enterradas ao longo do trecho A burrice do DNIT é tamanha que ao invés de começar pelo lote de Valadares em direção ao Vale do Aço e Nova Era, quer iniciar por Santa Luzia e Sabará, onde cerca de 1 mil 400 famílias vivem às margens da rodovia e terão que ser indenizadas e reassentadas em longos e burocráticos processos de desapropriação.
Com o Brasil sendo palco da Copa do Mundo, da Copa das Confederações e de tantos eventos que colocarão nosso país na rota do mundo, a falta de solução para a rodovia BH-Monlevade nos regride a um país chinfrim.
Tomara que esse RDC, uma forma de burlar o modelo rígido de licitação, não se transforme numa espécie de “Rachar Dinheiro Contratado”.
*Mauro Bomfim é jornalista e advogado
Com informações do Diário das Gerais
Creio que o povo mineiro deveria se manifestar mais ainda, não é só a BR-381, mas a BR 262 tambem deveria ser duplicada, essas rodovias são verdadeiros corredor da morte, isso impede a gente de visitar mais as zonas do aço e da mata. Passar por essas BRs são verdadeiras aventuras, que não se sabe se sai vivo delas.
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