O Comando da 118ª Companhia PM – Rio Casca/MG, em comemoração da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, desenvolveu diversas ações educativas de fiscalização e de conscientização, além de medidas de prevenção à acidentalidade de trânsito. O objetivo é uma mudança de comportamento dos usuários das vias e rodovias.
Durante o período foram realizadas blitze educativas e o Sargento Edimar, Instrutor do PROERD, ministrou palestras nas Escolas do Município, com exibição de filmes educativos que reforçavam o conceito de cuidados que se deve ter no trânsito, como uso do cinto de segurança, uso do capacete para motociclistas e utilização da faixa de segurança e passarelas pelos pedestres.
Também foram colocados na Praça da Estação dois veículos sinistrados, simulando um grave acidente de trânsito e, embora se tratasse de uma simulação, algumas pessoas ficavam impressionadas com os danos causados nos veículos e, em consequência, as lesões sofridas por seus ocupantes.
Fechando as atividades, na parte da tarde do dia 25 de setembro, foi realizada uma passeata com alunos das redes de ensino estadual e municipal de Rio Casca, havendo inclusive caracterização por parte de alguns estudantes, que pintaram o corpo de vermelho, simulando terem sido vítimas no trânsito, além de exibirem diversas faixas com mensagens voltadas à segurança no trânsito.
Ao final do evento, o Capitão Willdré Luiz Fortunato, Comandante da 118ª Companhia PM, ressaltou a importância da campanha junto as crianças e adolescentes, os quais serão os condutores de amanhã, enfatizando que é mais fácil educar as crianças do que corrigir os adultos. Se o exemplo que a criança tem é de um comportamento civilizado e prudente, provavelmente ela vai adotar uma conduta semelhante quando for adulta.
Destacou ainda a importância do envolvimento de todos os segmentos da sociedade para alcançar um trânsito mais seguro e que um dos objetivos principais da Educação para o Trânsito é o despertar de uma nova consciência, que priorize o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade, em substituição à competição, ao individualismo e ao exibicionismo.
Pascoal Online, com informações da PM de Rio Casca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.