De acordo com uma matéria do Jornal Estado de Minas, de 26/08/2012, o Governo Federal irá investir R$ 91 bilhões destinados à construção e recuperação de ferrovias no país.
Para Minas, estão programadas duas novas ferrovias, entre elas a linha que terá cerca de 1,1 mil quilômetros de extensão e ligará o município de Campos, no litoral fluminense, a Uruaçu, em Goiás, passando por Corinto, na Região Central, Ipatinga, Caratinga, Raul Soares, Rio Casca, Ponte Nova e Cataguases, o que de certa forma, beneficiará a região.
Veja o mapa
Pascoal Online, com informações do Jornal Estado de Minas (matéria sugerida pelo leitor José Renato Maia)
Que boa notícia Pascoal!
ResponderExcluirNos resta agora torcer para que os futuros administradores de Raul Soares saibam aproveitar mais esta oportunidade.
Ótima noticia...que venha o desenvolvimento mesmo...espero que isso so nao demoro uns duzentos anos para acontecer...pascoal esperamos acinosamente por mais noticias referente a esse investimento do governo...
ResponderExcluirÉ POR ISSO QUE TEM UM CERTO CANDITADO A VEREADOR FALANDO QUE SE FOR ELEITO VAI TRAZER A FERROVIA PRA RAUL SOARES TODOS SABEM QUE VEREADOR NÃO FAZ OBRAS OU SEJA A FUNÇÃO DELES É FISCALIZAR AS CONTAS DO EXECUTIVO DÁI DÁ VER QUE ESSE CANDITADO NEM SABE QUAL É A FUNÇÃO DE UM VEREADOR.FERROVIA SE PASSAR AQUI EM RAUL SOARES NÃO É OBRA NEM DE VEREADOR E NEM DE PREFEITO É UMA OBRA DO GOVERNO FEDERAL.ABRE O OLHO PESSOAL NÃO VOTE ERRADO.
ResponderExcluirEi fiquei indignado com esta noticia não sou contra o progresso, mas fiquei me perguntando qual carga sera escoada por esta ferrovia.
ResponderExcluirVejam bem não acredito que seja colocado um trem moderno para transportes de passageiros, litorina ou uma eletromotriz,
Se o governo privatrizou e estas privatizações deram errado; conforme relatório recente o que o governo ou desgoverno quer dizer com isto; vejam meu raciocinio teremos vários comboios passando proximo de Raul Soares (não acredito que vão cometer esta falha grave usando o trajeto de São Pedro dos ferros antiga Leopoldina e RFFSA) passando por Raul Soares no centro reativando os dois pontilhoes; além do mais se esta ferrovia vai até Ipatinga poderá transportar minério in natura ou produtos siderurgicos.
Indago o seguinte quando a RFFSA funcionava em Raul Soares foi lançado um projeto que trazia os produtos da estatal Usiminas/acesita e posteriormente cancelado alegaram incompatibilidade pois a outra malha operante era mais viável. Acabaram com o Ramal de Ponte Nova e antes disto o de Raul Soares que só foi tocado até Caratinga teve seus trilhos arrancados, pergunto se privatizaram a Usiminas, Acessita porque o governo que passa a idéia de bonzinho não coloca em Raul Soares e regiao uma universidade Federal.
CAROS CONTERRANEOS ACORDEM DERAM UM BANANA PARA NÓS A UNS TEMPOS ATRAS E A REDE QUE ERA EMPREGADORA RAUL SOARES FOI EMBORA.
PERGUNTO A QUEM PERTENCE A USIMINAS HOJE SUAS AÇÕES COM DIREITO A VOTO; RECENTEMENTE UM GRUPO ARGENTINO COMPROU UMA PARTE DE UM ACIONISTA BRASILEIRO E OUTROS 40% PERTENCEM A OUTRO GRUPO EXTRANGEIRO, VAMOS FINANCIAR A OBRA E DAR DE MÃO BEIJADA PARA QUE ELES FIQUEM RICOS E NOSSOS FILHOS SEM ESCOLA.
Sou totalmente a favor da ferrovia do progresso, mas o que Raul Soares tem para exportar, será apenas um lugar como outros por onde passa o trem.
Prefiro que as siderúrgicas construam suas ferrovias e parem de mamar nas tetas do estado.
Quero escola e saúde e não isto que esta aí, acordem a maior margem de lucro de minério fica na mão das mineradoras, a MRS-SR3 de Juiz de Fora não dá muito lucro confiram no balanço e outras mais pois o modelo de privatização afundou ou deixou vazando água as ferrovias que negociam e recebem um frete de ninharia é por isto que estão remechendo nesta ferida.
Somente a Vale da lucro pois domina mineradoras, transporte e portos. Se tem dinheiro para construir ferrovias para GRINGOS porque não tem dinheiro para escolas e saúde. ACORDEM E DEIXEM DE ROMANTISMO SOBRE O TREM ISTO OU É PROMESSA NA ÉPOCA DE ELEIÇAO OU MAIS UM JEITINHO DE DEIXAR O POVO ALEGRE ANTES DE VOTAR.
ISTO ESTÁ MAIS PARECENDO AQUELA MUSICA "SAMBA DO CRIOLO DOIDO", LEMBRAM-SE DELA?
ExcluirCaro anônimo concordo em partes com seu lúcido e coerente discurso, só a título de memória histórica os investimentos em criação de infraestrutura e indústiras de base e de bens de produção foram feitas nos anos 40e 50 com Vargas e com JK, somente voltamos a ter esses investimentos em infraestrutura na década do ano 2000 dando seguimento com mais ênfase na atual administração, essa digressão foi apenas para ressaltar que a onda privatista ocorreu no governo do liberal FHC, que solapou os bens públicos e favoreceu os empresários nacionais, internacinais e transnacinais, além é claro dos cofre do PSDB e do grupo ligado ao SERRA. Como disse o próprio FHC vou pôr um fim a era Vargas e o seu nacional-estatismo.Ressalto que minha intenção foi complementar a sua fala e assino embaixo de alguns pontos!
ExcluirQue candidato é esse gente?
ResponderExcluirAcho que ele fumou o cigarrinho do capeta. Viajou na maionese.
ExcluirAnônimo14 de setembro de 2012 01:03
ResponderExcluirseus questionamentos tem razão de ser, mas alguns estão bem equivocados.
A Usiminas pertencia ao grupo japonês Nippon, Votorantim e Camargo Corrêa as duas ultimas venderam sua partes, ficando assim a divisão atual segundo a Ternium, da qual a Usiminas era acionista até o início deste ano, o grupo de controle da siderúrgica brasileira será formado por Nippon (46,1 por cento), Ternium/Tenaris (43,3 por cento) e Caixa dos Empregados da Usiminas (10,6 por cento), como pode ver o governo não tem nada a ver com a Usiminas.
Quando ao trem, Raul Soares só tem a ganhar com ele passando por aqui sendo de passageiros ou de carga, segundo seu raciocínio não temos produtos para embarcar nele "ainda", mas ele passando por aqui novas possibilidades se abrem é melhor ter uma oportunidade do que nenhuma.
Quanto ao vereador que falou que está trazendo trem pra cá, vamos pedir ele para trazer um aeroporto também ou quem sabe porto ai ele traz junto o mar.
Criticar é muito fácil mas das migalhas que recebemos nos últimos tempos quero ver é fazer de 1 limão uma limonada para para Raul.
Meu tio trabalha na Usiminas e sabe mais coisas disso do que vocês
ExcluirDiga pra ele esclarecer aqui anonimamente, solicito gentileza para podermos deixar para gerações futuras um Brasilzão melhor, convido vc a lançar suas idéias. VAMOS AJUDAR O BRASIL
ExcluirEu acredito que a instalação de uma linha férrea passando por Raul Soares será positiva, pois existem intenções de construir em nossa cidade um distrito industrial, e os empresários antes de instalar uma industria observa em primeiro lugar a facilidade de escoar seus produtos. Esta estrada se for golpe de eleição, vais sim trazer muitos benefícios.
ExcluirSou o Anônimo 14 de setembro de 2012 01:03; venho esclarecer alguns pontos principalmente ao amigo Bruno Grossi.
ResponderExcluir01)Quando ainda operava em Raul Soares a RFFSA caminhões traziam até Caratinga a carga siderúrgica com a finalidade de não deixar deficitário o Ramal da antiga Leopoldina pelo que me lembro bem incampada pela RFFSA; sendo que posteriormente foi canecelado o contrato; naquela época já com asfalto entre Raul Soares o gado, cereais, galinhas, porcos eram transportados pela RFFSA inclusive com grande desembaraço de cargas em Capitão Martins.
02)Quantos as datas colocadas pelo Sr. Bruno Grossi esclareço que exite fundamento porém em nível nacional, o que eu quero deixar claro e que as estações de São Pedro dos Ferros foi construida em 1927 posteriomente a de Raul Soares em 1928, Capitão Martins eu não sei. Esclareço que a de Raul Soares pelo que me recordo bem se quiser checar aproximadamente em frente o Hotel Cecilia tem o ano da inauguração da estação de Raul Soares 1928, me corrijam se estiver errado.
03)Não sou um lançador de dúvidas deixo bem claro que no tempo em que a USIMINAS, ACESITA E OUTRAS eram estatais e portanto patrimônio do POVO não houve interesse, necessidade, vontade de levar o antigo Ramal de Caratinga até Ipatinga a fim de garantir um melhor aproveitamento desta malha.
04)Sou Raulsoarense de coração amo esta cidade mas fico indigando como as coisas evoluem de modo "CONTUNDENTE". Isto devido a Usiminas pertencer hoje a EXTRANGEIROS E NOSSOS FILHOS PRECISANDO DE ESCOLAS, HOSPITAIS,SAÚDE e não haver dinheiro para estas áreas. Pergunto que País é este que privatiza deixa de ser dono conforme anônimo das 18:33 dia 14 setembro o governo não tem nada a ver com a Usiminas aí pergunto pra que deixar de construir uma Universidade ou extensao em Raul Soares mas ter o dinheiro para erguer uma ferrovia para GRINGO ganhar dinheiro.
05)Quanto ao vereador não votem nele.
06)A MRS antiga SR3 em Juiz de Fora acabou com todo o sistema de passageiros e olha que por lei da privatização isto não poderia acontecer (acabaram com o conhecido Xangai), o Trem de Prata. No Bairro industrial em Juiz de Fora existe aproximadamente 40 vagões de eletromotriz e outros modelos parados desde a privatização. Lembro a voçês que a ferrovia acabou em Raul Soares em l985 morava aí quando aconteceu aquela enchente horrivel e o prefeito era o dignissimo Sotero.
Pergunto a todos levaram uma usina hidreletrica para Raul Soares, houve desapropriações com ocupação de uma área que era usada para plantação e qual retorno Raul Soares tem hoje, pelo que sei não recebe nada pois devido as caracteristicas desta hidreletrica (pequeno porte) Raul Soares não recebe roialtes.
07)Vamos deixar os controladores da Usiminas e outras interessadas nesta ferroviainvestirem na contruçao para que financiar uma minoria Nippon (46,1 por cento), Ternium/Tenaris (43,3 por cento) e Caixa dos Empregados da Usiminas (10,6 por cento), não vejo justiça nisto pagamos impostos para carteis até do extrangeiro ficarem ricos.
08)ACORDA BRASIL TEM DINHEIRO SIM O BNDS EMPRESTOU PARA O EIKE BATISTA 5,2 BILHÕES COM JUROS DE 5,2% ANUAL O QUE DA 4,33 % MENSAIS.
Correçao juros de 0,43 mensais
Excluir