Alunos do 3º Ano do Colégio Equipe, de Ponte Nova, apresentaram, na manhã do dia 18 de setembro, trabalho sobre a História do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD. Pelo período superior há um mês, os alunos estiveram presentes nas dependências do Hospital, aonde foram recebidos pelos colaboradores da Instituição que tiraram dúvidas e falaram sobre normas e procedimentos internos, bem como rotinas e dados estatísticos. O trabalho faz parte da grade curricular dos estudantes do ensino médio do Colégio Equipe, como forma de aguçar a curiosidade e o conhecimento sobre a história da cidade aonde vivem e de serviços primordiais junto à população.
O HNSD tem mais de um século de história. Foi fundando em 21 de setembro de 1873, com a ajuda da população de Ponte Nova. Em correspondência datada de 30 de janeiro de 1864, o presidente da Província de Minas Gerais, João Crispiniano Soares, recomenda à Câmara Municipal de Ponte Nova a criação, definitiva, da Casa de Caridade, que atenderia à comunidade. Em 1871 a capela do Hospital estava pronta. O estatuto da recém criada entidade foi lavrado no Registro Geral do Bispado de Mariana, em 12 de junho de 1872, e registrado na Provedoria da Província de Minas Gerais, em 24 de julho de 1872.
Em menos de dois anos, as obras do hospital estavam concluídas. O edifício media 22 metros e 44 centímetros de frente, e 16 metros e 28 centímetros dos lados. Possuía duas enfermarias, com dez camas cada uma; um consultório médico; uma secretaria; uma sala central; dois quartos para enfermeiros e dois para pensionistas.
Atualmente, a Instituição atende um público estimado em 672 mil pessoas que fazem parte dos 53 municípios da Macrorregião Leste do Sul, sendo referência regional no tratamento de Hemodiálise, através do Instituto de Nefrologia; do Câncer, pelo Centro Oncológico e na área Materno Infantil, onde possui a Unidade de Cuidados Especiais/UCE, o setor de Pediatria com profissionais de plantão 24 horas e o Alojamento Conjunto, local destinado ao binômio mãe e filho, pelo Sistema Único de Saúde/SUS. O HNSD é um Hospital Filantrópico, destinando mais de 60% dos atendimentos para o SUS. Em breve, terá a UTI Neonatal, com capacidade para 10 leitos e o Centro de Tratamento do Câncer, quer irá receber pacientes em tratamento por quimioterapia e radioterapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.