De acordo com as normas do TSE as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012 ou aos candidatos, para conhecimento público, devem registrar cada pesquisa na Justiça Eleitoral a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado.
Essa exigência foi estabelecida pelo art. 33 da Lei nº 9.504/1997 e pormenorizada na Resolução – TSE nº 23.364/2011.
Para o registro de pesquisa, é obrigatória a utilização do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), disponível nos sítios dos Tribunais Eleitorais, sítios nos quais também pode ser acessado o manual pertinente ao sistema.
O registro de pesquisa será realizado apenas via internet, pelas entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012.
O registro de pesquisa poderá ser realizado a qualquer tempo, independentemente do horário de funcionamento do Cartório Eleitoral.
Na hipótese de a pesquisa abranger mais de um Município, o sistema gerará registros individualizados por Município e será criado um protocolo para cada localidade.
As informações e os dados registrados no sistema de pesquisa ficarão à disposição de qualquer interessado, pelo prazo de 30 dias, nos sítios dos Tribunais Eleitorais.
Pascoal Online, com informações do TSE
Pascoal, sendo agora de conhecimento a prática de "pesquisas" fraudulentas e tendenciosas não seria a hora de rever publicações como as realizadas pelo jornal "A Semana" de Caratinga?
ResponderExcluirGrande abraço, Matheus
Creio que outras pesquisas que se enquadrem nas normas do TSE surgirão e esclarecerão definitivamente o eleitorado raul-soarense sobre a real tendência de votos. Isto não quer dizer que não se repetirão os índices obtidos pela pesquisa do Jornal A Semana, mas, pelo menos, elas terão o aval do TSE.
ExcluirPois eu estou estudando cuidadosamente a LEI DE IMPRENSA SOBRE O DIREITO DE RESPOSTA........
ResponderExcluirÓtimo. O Blog sempre esteve e está à disposição dos leitores para que exerçam o seu direito de resposta, obviamente desde este direito se enquadre nos parâmetros legais.
ExcluirEstou estudando muito por isto,sei que não estamos lidando com amadores!!!!!!!!! E não estou assinando porque este blog não respeita se a gente assina o nome ou não!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirRespeita, sim, caro anônimo. Muitos comentários, mesmo assinados, trazem embutidos no texto uma agressão ou uma insinuação maldosa contra o administrador do blog. Nesses casos, podem estar certos de que serão bloqueados mesmo. Procuro fazer um trabalho sério e não estou aqui para receber em troca essas ofensas.
ExcluirJá pedi aqui reiteradas vezes que isso fosse evitado. Mas, infelizmente, as paixões partidárias têm falado mais alto.
anonimo do dia 7 nao vai ser atacano o Pascoal que vc vai mudar a opiniao do povo MUDA O DISCO. PAULINHO D´F
ExcluirPascoal,se nós mandarmos fazer uma pesquisa registrada e o resultado for o que nós temos de várias que já fizemos,você é homem o suficiente para admitir no blog para todas as pessoas que suas análises foram equivocadas e que você cometeu uma injustiça irreparável em tempos de eleição??????????
ResponderExcluirCaro anônimo,
ExcluirA única análise que eu fiz foi na postagem na qual eu admitia que o candidato indicado pelo atual prefeito tinha grandes chances de se eleger, conforme link http://pascoalonline.blogspot.com.br/2012/05/reflexao-sobre-o-momento-politico-em.html .
Eu admiti. Não afirmei nada e, portanto, não tenho que vir a público desmentir nada.
O que eu coloquei em dúvida foi a pesquisa realizada pelo Jornal A Semana Agora, de Caratinga, pois a "pesquisa" apontada pelo referido jornal não está de acordo com a legislação eleitoral vigente e, por isso, não tem validade. Eu ainda disse, em um comentário, que se for feita outra pesquisa, por um instituto sério e devidamente registrada no TSE, poderá até repetir o mesmo resultado da realizada pelo Jornal A Semana Agora, porém, terá validade, pois virá com o aval do TSE.
Que análise equivocada é essa que você diz que eu fiz, cometendo uma injustiça irreparável?
Se você me enviar uma pesquisa registrada o blog estará à disposição para publicá-la na íntegra.