terça-feira, 10 de julho de 2012

Futuros Sargentos visitam APAC de Manhuaçu

Equipe da Apac palestrando sobre o metodo apacCom o intuito de promover uma atividade extracurricular para os futuros Sargentos da PMMG, que se encontram em fase de estudos na 195ª Companhia de Ensino Treinamento do 11º Batalhão de Polícia Militar, a Administração da Cia. de Ensino proporcionou aos discentes a oportunidade de conhecer o Método Apac, método este com base no amor, confiança e a disciplina como fatores básicos de recuperação, fatores estes que transformam condenados em novos homens, prontos para cumprir seu papel de cidadão junto a sociedade que o espera ao findar seu período de cárcere.

VALORIZAÇÃO HUMANA QUE OFERECE CONDIÇÕES DE RECUPERAÇÃO

Policiaismilitares equipe da apac e recuperandosA Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) é entidade civil de Direito Privado, com personalidade jurídica própria, que administra centros de reintegração social de presos, cujo método baseia-se na valorização humana e oferece ao condenado condições de se recuperar de forma mais ampla, voltada para a humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade, mediante a aplicação dos 12 elementos do Método Apac, que primam pela a humanização das prisões.

MAIS DE 150 UNIDADES, SENDO QUE ALGUMAS SEM A PRESENÇA DA POLÍCIA

Hoje com um número aproximado de 150 Apacs distribuídas no território nacional, sendo que algumas sem a presença da polícia ou em processo de implantação. Outras consolidadas no exterior : Alemanha, Cingapura, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Hungria, Latvia, México, Moldávia, Nova Zelândia e Noruega.

12 ELEMENTOS TRABALHAM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA DO RECUPERANDO

Cada elemento é intimamente ligado ao outro, de forma a trabalhar todos os aspectos da vida do recuperando, sem que um valor se sobressaía aos demais: Participação da comunidade, Recuperando ajudando recuperando, Trabalho, Religião , Assistência Jurídica, Assistência à saúde, Valorização humana, A família, O voluntário e sua formação, Centro de Reintegração Social – CRS, Mérito e A jornada de Libertação com Cristo, salientando que a vida profissional do recuperando é observada de forma detalhada, apurando-se seu merecimento e sua aprovação para que possa progredir nos demais regimes.

O QUE CHAMOU ATENÇAO DOS MILITARES

Todos os recuperando são chamados pelo seu nome, as Apacs oferecem os três regimes penais: fechado, semiaberto-aberro e aberto com instalações independentes e apropriadas às atividades desenvolvidas. A vigilância do Centro de Reintegração Social é de responsabilidade da administração da Apac, e as chaves ficam em poder dos próprios recuperandos, responsáveis pela segurança e disciplina e com ausência de armas.

DESPEDIDA EMOCIONADA

No momento de despedida além do aperto de mãos, houve abraços emocionados ao som de um violão e voz de um recuperando, contagiando um a um, de forma que todos os presentes, militares e recuperandos cantavam em um só som louvores de gratidão ao Criador. Ao final alguns militares emocionados se prontificaram junto a administração da Apac em ser voluntários junto a entidade.

Para o Cap. Luciano Reis, Comandante da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento, “Proporcionar uma visão mais ampla sobre o método Apac, é uma missão nobre, que faz com que cada um deles após vivenciá-la passa ser um professor da cidadania junto aos seus pares e subordinados, além de enriquecer seu patrimônio profissional e cultural, aliando a teoria a prática. Salientou o Capitão aos presentes.

Pascoal Online, com informações de Jesse HUDSON de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.