segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cuidado com os arbustos floridos dos jardins

foto

Nos jardins da praça da Alameda Ade Grossi há uma árvore florida e muito bonita ornamentando o local, conhecida vulgarmente como Espirradeira. O que muita gente não sabe é que por trás daquela beleza existe um grande perigo.   

O oleandro (Nerium oleander), também conhecido como loendro, loandro, loandro-da-índia, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé, é uma planta ornamental extremamente tóxica, da família Apocynaceae.

É um arbusto grande, podendo ter por volta de 3 a 5 m de altura. Suas flores podem ser brancas, róseas ou vermelhas. É uma planta pouco exigente se tratando de temperatura e umidade.

Toda a planta é tóxica. Tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg, no entanto, muitas vezes a ocorrência de vómitos evita o desfecho fatal.

Os sintomas da intoxicação, que podem aparecer várias horas depois da ingestão, são dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispneia, irritação da boca, náusea, vômitos, coma e morte.

Está registrado pelo menos um caso de intoxicação por ingestão de caracóis alimentados com folhas desta planta, devido à acumulação de toxinas ao longo da cadeia alimentar.

Esta planta é originária do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia. É muito comum em Portugal e no Brasil, quer espontânea quer cultivada.

Portanto, namoradores de plantão e crianças: nada de levar folhas à boca sem antes saber a origem. Uma brincadeira dessas pode ser fatal!

Pascoal Online, com informações da Wikipédia

Um comentário:

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.