sábado, 7 de julho de 2012

Corporação musical de Santo Antônio do Grama recebe instrumentos

A Corporação Musical Nelson Borges, de Santo Antônio do Grama, recebeu, no último domingo, 01, os dezesseis instrumentos adquiridos com recursos do Fundo Nacional da Cultura. A entrega dos instrumentos foi realizada durante um jantar de confraternização dos integrantes da banda, que comemorou também o aniversário de 5 anos de retorno da Corporação Musical, completados no dia 13 de junho.

Os instrumentos adquiridos – 1 saxofone alto, 1 saxofone tenor, 1 saxofone soprano, 1 trombone de vara, 1 trombone de pisto, 2 trompetes, 3 clarinetas, 1 flauta transversal, 1 bombardino, 1 tuba bombardão, 1 tumbadora (atabaque), 1 par de bongôs e 1 jogo de pratos – fazem parte do projeto encaminhado à Fundação Nacional de Artes – Funarte no final de 2010, concorrendo ao Prêmio Procultura de Apoio às Bandas de Música. O Programa tem o objetivo de premiar bandas de música, em âmbito nacional, com a finalidade de reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística dessas bandas, visando a sua sustentabilidade, propiciando a aquisição de instrumentos de sopro e de percussão, com recursos do Fundo Nacional da Cultura – FNC. Dos 176 projetos aprovados em todo o país, 23 são de Minas Gerais, sendo que apenas o da Corporação Nelson Borges se habilitou na região, sendo repassado R$ 24.970,00 para a aquisição dos instrumentos.

Este ano, a banda de música gramense já havia sido contemplada com a doação de outros seis instrumentos (1 saxofone alto, 1 trombone de vara, 1 trompete, 2 clarinetas e 1 jogo de pratos), habilitada no Programa Bandas de Minas, do Governo do Estado.

Com os 22 novos instrumentos adquiridos, a banda abrirá nos próximos dias novas vagas para adolescentes e jovens do município. Os critérios de seleção e o cronograma de aulas teóricas e ensaios já estão sendo definidos.

Em 2009, a Corporação Musical Nelson Borges foi oficialmente declarada como entidade pública, através da Lei Municipal nº 385/2009. Já em 2010 foi inventariada como patrimônio cultural gramense, aprovada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, considerada uma manifestação cultural de grande importância para a comunidade gramense.

A banda gramense tem realizado anualmente diversas apresentações, inclusive em outros municípios. No dia 24 de junho deste ano, participou do encerramento da Festa de São João na cidade de Matipó, realizando uma apresentação conjunta com a Banda de Música Santa Cecília, de Raul Soares.

A Corporação Nelson Borges busca agora a aquisição de uma sede própria, para desenvolver com maior eficiência os trabalhos de ensino da música e cumprir integralmente sua função social no município.

Pascoal Online, com informações de Wesley Moreira

Um comentário:

  1. Muito importante estes recursos. Mas o que considero de vital importância é a turma de alunos dispostos a aprenderem e executarem esses intrumentos. Não está sendo fácil de se encontrar. Os jovens acham isto meio demodé, sem entenderem que podem se preparar ali, para qualquer estilo musical com que venham a se defrontar. E os pais, parece que não têm muito argumento para convence-los a pelo menos experimentarem.
    Jaeder

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.