quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ponte Nova no Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids

DSC00530O Setor de DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova, participa de 28 a 31/8, em São Paulo, do IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids. Ponte Nova é a única cidade da região a participar do evento e apresentará o trabalho desenvolvido pela Semsa, sob coordenação de Juliana Alves Martins, com o tema. FIQUE SABENDO!FAÇA O TESTE DE AIDS.

Este trabalho foi realizado, em Ponte Nova, devido ao aumento de casos de HIV/Aids em adultos jovens no município.

No período de agosto a dezembro/2011 foram diagnosticados sete casos novos. Foi realizado Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) tipo 2 devido ao maior fluxo populacional e Unidades rurais de difícil acesso. A iniciativa também objetivou divulgar o papel do CTA para os profissionais de saúde do município. Foi feita capacitação dos profissionais do serviço para execução do Teste Rápido (TR) por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A equipe foi sensibilizada e orientada sobre a realização do teste na busca por diagnóstico precoce com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

No período de 5/12 a 20/12/2011 foram realizados setenta e dois testes sendo três destes reagentes para HIV. Além de realizar o TR foram distribuídos materiais informativos, preservativos masculinos e femininos. A experiência reforçou quanto à importância da realização do exame precoce de forma espontânea, envolveu os profissionais de saúde nas estratégias de prevenção, facilitou o acesso da população ao teste, disponibilizou informações sobre prevenção de DST/Aids, estimulou a prática de sexo seguro e divulgou o Programa Municipal de DST\Aids. O desafio encontrado foi identificar a adesão da população ao teste. Este foi superado devido ao volume populacional considerável que compareceu até a UAPS na busca pelo exame. A experiência teve continuidade em todas as UAPS do município que são em sua totalidade treze equipes, além do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e população privada de liberdade onde o CTA itinerante passou a acontecer todas as quartas-feiras em forma de rodízio nestas instituições. A estratégia viabilizou o diagnóstico precoce do HIV através da oferta do TR.

Treinamento – De 8h às 12h de 19/6, auditório do Sindicato Rural, acontece o treinamento sobre preservativo feminino. Estará presente representante da empresa SEMINA e serão abordados assuntos relacionados a dados epidemiológicos de Ponte Nova, avaliação de comportamentos de risco, aconselhamento e orientação, características e mitos do preservativo e como utilizá-lo. A ação abrangerá profissionais enfermeiros de Ponte Nova e microrregião.

Pascoal Online, com informações da Ascom – Prefeitura de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.