segunda-feira, 25 de junho de 2012

Informações do HNSD sobre o Transplante Renal

Ponte Nova (MG) - O Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD é referência regional em Nefrologia. O Instituto conta com 42 máquinas de hemodiálise e trata de pacientes que realizam hemodiálise, dialise peritoneal ambulatorial contínua e diálise peritoneal automatizada. O horário de funcionamento é de 6h30 às 18h30, sendo que os pacientes são atendidos em 2 turnos distintos: 1º turno de 7h30 às 11h30; 2º turno de 13h às 17h.

O HNSD também encaminha pacientes que precisam de transplantes. No último dia 7 de junho, uma paciente de 39 anos, da cidade de Ponte Nova, passou por transplante renal, realizado no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, que é a Instituição referência para o transplante dos serviços prestados pelo Instituto de Nefrologia. A paciente passa bem e está em recuperação.

O transplante é a substituição dos rins doentes por um rim saudável de um doador. É o método mais efetivo e de menor custo para a reabilitação de um paciente com insuficiência renal crônica. A técnica cirúrgica e os cuidados do transplante renal foram bem estabelecidos como tratamento adequado para a insuficiência crônica renal a partir de 1965. Hoje, no Brasil, aproximadamente 35.000 pacientes com insuficiência renal crônica estão em tratamento pela diálise. Destes, somente três mil conseguem ser transplantados anualmente. A razão dessa longa fila de espera se deve ao pequeno número anual de transplantes renais. No Brasil, só conseguimos transplantar 10 % dos pacientes que estão na lista de espera.

O Instituto recebe, diariamente, pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS, praticamente 80% dos atendimentos; além de convênios e particulares. As cidades referenciadas, além de Ponte Nova, são: Alvinópolis, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Jequeri, Guaraciaba, Acaiaca, Barra Longa, Raul Soares, Guaraciaba, Urucânia, São Pedro dos Ferros, Dom Silvério, Santo Antônio do Grama, Amparo do Serra, Diogo de Vasconcelos, Oratórios e Piedade de Ponte Nova.

Pascoal Online, com informações de Clarissa Guimarães Assessoria de Comunicação
Hospital de Nossa Senhora das Dores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.