Foi realizada entre os dias 11 e 15 deste mês, em Urucânia, a "Força Tarefa" no combate a dengue com o apoio da SES-MG, SRS-PN, Prefeitura Municipal de Urucânia e Secretaria Municipal de Saúde de Urucânia.
O mutirão mobilizou toda a cidade com a participação de 30 agentes de saúde vindos da SES-MG, do coordenador do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Urucânia e a supervisão da SRS-PN.
O trabalho foi realizado nos principais bairros da cidade e em casas e terrenos baldios para o controle de foco do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
Foram realizadas reuniões envolvendo as secretarias municipais, entidades religiosas e voluntários para ajudarem no recolhimento de lixos, entulhos e também na limpeza dos terrenos.
Segundo a coordenadora de epidemiologia da SRS-PN, Mônica Maria de Sena Fernandes Cunha, as estatísticas mostram que 80% dos criadouros estão nas casas onde muitas vezes os agentes encontram resistência dos moradores para entrarem nas residências.
Se cada cidadão fizer a sua parte, reservando 10 minutos por semana para vistoriarem seus imóveis e eliminarem recipientes que acumulam água, esse número pode reverter.
O “Dengue Móvel” esteve presente em Urucânia realizando palestras e trocando garrafas pets, pneus e garrafas de vidro por material didático.
Segundo avaliação do Secretário de Saúde de Urucânia, Acácio Júnior Ventura Januário, a "Força Tarefa" realizada foi de grande benefício para a população Urucaniense no sentido de conscientização da população. “Teremos que fazer a nossa parte para evitar situações como a dengue”, disse.
Pascoal Online, com informações de Wesley Moreira
Assessoria de Comunicação/SRS-PN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.