quinta-feira, 7 de junho de 2012

Consepis promove tributo ao cão e Secretário do Meio Ambiente critica rodeio na EXPOVALE

rodeio_pnovaFazendo parte da comemoração do Dia Nacional do Meio Ambiente, nesta terça, 05, o Conselho Municipal de Segurança Pública e Ação Social/Consepis promoveu cerimônia de Tributo a um Cão. Na Rua Santa Terezinha, Vila Alvarenga, o Consepis ergueu um monumento.

Após a homenagem, houve apresentação de cães adestrados do canil do Complexo Penitenciário. O presidente do Consepis, Washington Pascini justificou a homenagem, falando das ações da entidade em prol da segurança pública. 

“Justa homenagem do Consepis neste importante Dia Nacional do Meio Ambiente”, falou o prefeito Joãozinho de Carvalho, parabenizando o Consepis pelas parcerias em defesa da segurança pública e anunciando diversas inaugurações até 31/12, entre elas, uma praça na Rua Santa Terezinha.

“Fico feliz em participar deste evento, até porque, tive o privilégio de ser um dos fundadores do Consepis”, falou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Magalhães. Ele ainda aproveitou para explicar o episódio das capivaras. “Há 2 anos tramita no Ministério Público questionamentos a respeito deste assunto. Ano passado fomos solicitados para dar uma solução que seria retirar as capivaras do meio urbano, A partir daí, entramos em contato com o Codema, Ong Puro Verde, Policia Ambiental e Instituto Estadual de Florestal. O assunto foi objeto de várias reuniões e quando tivemos a licença do Ibama para remanejar estes animais, parte da sociedade não entendeu, talvez por falta de explicação da nossa parte”, falou Marcelo.

“Houve muitas reclamações e eu atendi o pedido do prefeito para evitar polêmica. Mas fico triste, porque enquanto estamos aqui homenageando um animal, mais de 3 mil pessoas aplaudem o rodeio, no Parque de Exposição. Eles usam um sistema de peia na virilha e na axila do animal que provoca ferimentos. Isto é considerado maus tratos.

Precisamos repensar  e rever os nossos conceitos porque a retirada das capivaras é questão de saúde pública”, finalizou Marcelo.

Ainda participaram do evento, os vereadores Divino dos Anjos e Halaor de Carvalho, o presidente do Codema Nelson Barbosa, diretores do Consepis, representantes do Conselho Tutelar, Comissários de Menores e convidados.

“Tenho apreço aos animais e, em recente conversa com o presidente da Câmara, pedi para ele colocar uma legislação proibindo rodeios em Ponte Nova. Precisamos avançar em defesa do meio ambiente e dos animais”, citou Ricardo Motta, vice-presidente do Codema.

“Ninguém quer retirar as capivaras, mas no dia em que alguém for atacado ou atropelado por causa desses animais, vão repensar esta necessidade”, finalizou, destacando a recuperação do Parque Municipal do Passa Cinco como uma das principais metas da atual  administração em defesa do meio ambiente.

Pascoal on line, com informações do parceiro Portal Unidade Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.