Trinta cidades da Zona da Mata estão sendo contempladas com unidades da Rede Farmácia de Minas neste primeiro semestre de 2012. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), garante o acesso da população a medicamentos gratuitos voltados para a atenção primária à saúde, melhorando a assistência farmacêutica e incentivando a busca ativa do paciente.
As unidades de Alto Caparaó, Santa Bárbara do Monte Verde, São Sebastião da Vargem Alegre e Rio Pomba já foram inauguradas em abril. Neste mês de maio, Guarará, Argirita, Alto Rio Doce, Canaã, Coimbra, Pedra do Anta, Fervedouro, Itamarati de Minas e Oliveira Fortes também estão sendo contempladas e, para junho, estão previstas as inaugurações em Teixeiras, Maripá de Minas, Matipó, Chiador, Rochedo de Minas, Descoberto, Espera Feliz, Santo Antônio do Aventureiro, Tabuleiro, Araponga, Aracitaba, Santa Rita de Jacutinga, Dona Euzébia, Caparaó, Rio Novo, Vermelho Novo e Volta Grande. Para a instalação das novas unidades na Zona da Mata, foram disponibilizados recursos da ordem de R$ 2,7 milhões, do Tesouro do Estado.
Hoje um total de 46 unidades farmacêuticas do programa Farmácia de Minas atende à região. Desde que foi implantado, em 2007, até o final de 2011, foram inauguradas 42 unidades, nos municípios de Acaiaca, Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Barra Longa, Bias Fortes, Bicas, Brás Pires, Cajuri, Dom Silvério, Dores do Turvo, Ervália, Eugenópolis, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Jequeri, Lamim, Laranjal, Miraí, Paiva, Patrocínio do Muriaé, Palma, Paula Cândido, Pedra Dourada, Pedro Teixeira, Piau, Pirapetinga, Presidente Bernardes, Rio Doce, Rio Preto, Rodeiro, Santa Cruz do Escalvado, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Grama, São Geraldo, São Miguel do Anta, São Pedro dos Ferros, Senador Cortes, Sericita e Vieiras.
Apenas em 2011, o governador de Minas Antonio Anastasia inaugurou 32 unidades na região, simultaneamente a outras 168 no restante do Estado. A meta do Governo de Minas é chegar a 700 municípios até 2014. “É bom dizer que entre 2007 e agora nós já aumentamos em mais de 70% o volume de recursos financeiros do tesouro nesse programa e aumentamos também, consideravelmente, os medicamentos disponibilizados”, disse o governador. Hoje, mais de 200 cidades do Estado já têm unidades do Farmácia de Minas, implantadas com investimentos de R$ 18 milhões e que disponibilizam para a população 162 tipos de medicamentos.
Melhoria da assistência farmacêutica
Christina Cerneiro Faria, farmacêutica responsável da unidade de Presidente Bernardes, que foi inaugurada em agosto de 2011, destaca a melhoria para todos os usuários. “Hoje temos mais equipamentos, internet, até mais funcionários. A espera também melhorou, é mais rápido e ninguém fica em pé, não tem mais fila”, conta.
Walfrido Cristian Cassin de Oliveira, farmacêutico responsável da unidade de Vieiras, confirma. “A melhoria no atendimento ultrapassou os 100%. A comodidade para todo mundo melhorou, tanto para quem trabalha, quanto para quem é beneficiado”, ressalta. O programa Farmácia de Minas foi inaugurado na cidade em setembro de 2011 e, atualmente, atende a cerca de 150 pacientes por dia.
Pascoal on line, com informações de Camila Moura – Segov
Vermelho Novo como sempre correndo atras... Parabéns ao Prefeito Geraldo!!
ResponderExcluirParabens ? Porque? É o mínimo que está fazendo . Vermelho Novo já deveria ter sido contemplado juntamente com os demais municípios com população de até cinco mil habitantes , o que já aconteceu a tempo . O que estamos querendo saber é quais obras foram e estão sendo feitas nesta administração . Vermelho Novo parou no tempo , o que se vê é uma prefeitura lotada de funcionários , alguns sem ter o que fazer , como na secretaria de obras que fica cheia de funcionários cumprindo horário sem ter o que fazer. Acorda população!!!Vamos continuar assim?
ExcluirE Raul Soares???
ResponderExcluirMais uma vez Raul Soares fica fora de programas para a melhoria da saude. Desculpas não existem, somente, ao que parece, um profundo desinteresse pela saude do povo, e pelo que possa acontecer às pessoas. Parece que só se busca o que dá lucro aos cofres municipais. O povo continua, em Raul Soares, sendo um mero detalhe
ResponderExcluirSão Pedro dos Ferros, apesar dos pezares, está na frente de Raul Saores léguas de distancia na área da saúde. Lá a Farmácia de Minas já foi construída e inaugurada, funcionando legal, e os demais programas da saude estão indo de vento em popa. Parece que estão no município os profissionais competentes da área, inclusive de Raul Soares, que aqui não tem espaço, pois só tem vez os afilhados, os compadres e o pessoal que veste a camisa do time, não importando a competencia nem a capacidade.
ResponderExcluirCaro Anônimo, que Raul Soares NÃO está bem na área da Saúde é um fato, agora, sejamos justos, São Pedro dos Ferros teve até o seu HOSPITAL FECHADO e você vem dizer que está melhor!...
ExcluirO hospital de São Pedro dos Ferros não era Municipal, a obrigação da prefeitura era pagar o plantão médico e esse serviço ainda é ofertado, o hospital fechou por falta de médicos ( pediatra, gineco, obstetra...)mas voltando ao que interessa, SPF está passando por momentos dificeis, mas ainda assim está a léguas na frente de Raul com programas como o Ohar Brasil, PSE e PMAQ ( Raul não aderiu porque não quis, "ano politico" sabe) que além de trazer verba pro municipio desafoga algumas especialidades como oftalmologista, só não está melhor por falta de Médico uma problema que é comum a todos os municipios que querem trabalhar ESF como se deve. E sobre os bons funcionarios que vem de Raul Soares, só sinto por sua cidade, que além de perder recursos perde também pessoal competente e que mostra serviço.
ExcluirTem certas áreas que não deveria poder fazer
Excluirpanelinhas de jeito nenhum e a saúde é uma delas
mas aqui em Raul Soares o caso é sério........
Raul Soares ficar de fora dessa programa é lamentável para nós raulsoarenses. Isso mostra que algo está errado na administração do nosso município.
ResponderExcluirao anonimo das 4.40, o hospital de sao pedro dos ferros, reabriu e é agora apoiado pela prefeitura que esta muito melhor quando era regido pela fundação josé peres.
ResponderExcluirQue bom, pois o nosso qui de Raul, agora tem até carnezinho mensal, eu não pago pois acho um absurdo, já tenho impostos d+ com minha micro empresa e ai deles se eu chegar lá e não ser atentido!!!
ExcluirA questão ideal seria a gente não ter que
ResponderExcluirdiscutir qual é pior e sim qual é o melhor
e mais bem administrado?????????
Em qual a administração é mais transparente???????
A meu ver a questão aqui de acordo com a materia é porque Raul Soares não fez as pactuações necessarias para ser também contemplado com a Fármacia de Minas e tantos outros programas de Melhoria da Atenção Básica, como o PMAQ-AB (Programa de melhoria do Acesso e qualidade na atenção Básica)talvez porque da um certo trabalho correr atras disso, nada que estrapole as oito horas diarias de trabalho, mas só pra deixar claro, mesmo não tendo aderido Raul Soares vai receber os avaliadores da Atenção Básica que vão dizer claramente a situação do municipio na saúde e depois disso cabe a administração resolver o que deve ser feito. Bons funcionarios Raul Soares tem sim, mas é muito chefe para pouco indio... Então coitados eles ficam sem saber o que fazer e a quem atender, e tem chefe que nem sabe a que veio e suas atribuições, derepente foi por isso que perderam os prazos de adesão dos programas. Então fica a dica, vamos parar de competição entre municipios, isso é feio, ridiculo, ao invés de comparações toscas, vamos perguntar direto a quem tem as respostas, o Secretario de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde que por sinal em Raul Soares nunca ouvi falar de reuniões ou deliberações feitas pelo mesmo.
ExcluirO problema em Raul Soares é que os dirigentes, primcipalmente da saude, se preocupam mais em construir prédios que, na maioria das vezes, nem destinação correta tem, só dão votos, porque aparecem. Vejam o exemplo do PAM, foi descaracterizado na calada da noite, transformado num galpão multiuso, enquanto a população fica perdida, sem saber que rumo tomar para resolver o seu problema de saude. Os PSFs empurram para o atendimento especializado, este empurra para o hospital e este devolve para o PSF. E o povo zanzando feito barata tonta... É este o retrato da saude em nosso município.
ExcluirEu também acho este carnê um absurdo,porque
ResponderExcluiros impostos que a gente paga,inclusive para
a saúde é muito alto,a palavra "benefício" é
uma inverdade,a gente já paga e paga caro,não
dá para aceitar cobranças por fora,não dá.E sem
contar que o retorno é pífio!!!!
Se o serviço oferecido a população fosse da qualidade de um Arnaldo Gavazza, teria sentido um Plano de Saude do próprio hospital. Mas, Raios X tem folga de almoço, fecha nos finais de semana, nos feriados. Quer mais?
Excluir