Ponte Nova encerrou, nesta terça-feira, 1º de maio, em Cataguases, sua participação na fase microrregional, região Sudeste A, do JIMI 2012, Jogos de Minas. A participação local teve parceria com o Esporte Clube Palmeirense, o município foi representado pelas seleções de handebol, voleibol e futsal masculino e voleibol feminino e contaram com os patrocínios dos Laticínios Porto Alegre e Frigorífico SAUDALI.
Cerca de 700 atletas e dirigentes de 12 cidades estiveram presentes na disputa. Entre os dias 26 de abril e 1º de maio, a delegação pontenovense, composta por 70 atletas ficou hospedada na Escola Estadual Polivalente, no bairro Menezes, ao lado da Faculdade Integrada de Cataguases, FIC, onde o Governo Municipal/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, montou estrutura para atendimento.
Futsal masculino mescla juventude e experiência
No futsal masculino, a equipe pontenovense, em fase de transição e renovação, comandada por Douglas Militão, finalizou a competição em 3º lugar. O grupo mesclou a experiência de Dudu Banana, Bernardo, Coxinha, Vinicius e Felipe, com a juventude de Gustavo Pipoca, Dalmirzinho, Rangel, Ratinho e Gustavo Martins
Resultados: Ponte Nova 10 x 1 Muriaé; Ponte Nova 8 x 3 Faria Lemos; Ponte Nova W x Ubá; Ponte Nova 1 x 3 Viçosa. A equipe campeã do futsal foi Visconde do Rio Branco que goleou no jogo final Viçosa por 6 a 1.
“O futsal pontenovense está em franco processo de renovação e evolução. O grupo montou força, seriedade e muito amor à camisa. No jogo da semifinal contra Viçosa, a equipe mandou 5 bolas na trave e desperdiçou 8 chances de gol. O adversário venceu nos contra-ataques. Nos próximos dias, faremos os treinamentos serão retomados e divulgaremos um novo calendário de competições futsal que trará novidades”, informou Dudu Banana, assessor de Esporte, e atleta da seleção de Futsal.
Safra promissora garante futuro do handebol
Com média de 19 anos de idade, o handebol masculino terminou a competição em 3º lugar e mostrou um grupo talentoso e muito promissor. A seleção campeã foi Manhuaçu com média de idade de 28 anos.
Campanha do handebol de Ponte Nova:
Ponte Nova 26x35 Cataguases
Ponte Nova 39x08 Visconde do Rio Branco
Ponte Nova 25x32 Manhuaçu
Ponte Nova 36 x13 Manhumirim
Ponte Nova 38x6 Ubá
“Pretendemos participar de mais competições durante o ano, inclusive de campeonatos da Federação Mineira de Handebol e outras de bom nível na região. É nosso desejo, e com apoio declarado da Prefeitura através do Secretário Marcos Dias, estabelecer os mesmos procedimentos para o handebol feminino, que tem jovens de grande talento.”, destacou Guilherme Caetano, Macaco, técnico da seleção de handebol.
Hora de reorganizar o voleibol
O voleibol feminino teve a fortíssima equipe da Universidade Federal de Viçosa pela frente e apesar de bons momentos durante os dois jogos, não conseguiu superar a melhor preparação das adversárias, que venceram os dois jogos, da serie melhor de 3 jogos, por 3 sets a 0.
O treinador Ricardo Luna destacou a raça das atletas. “Tecnicamente sabíamos da diferença das equipes. Mesmo assim, nosso grupo não se intimidou e em vários momentos jogou de igual para igual, ficando à frente do placar várias vezes. O voleibol feminino tem que passar por uma grande reformulação, propiciando o surgimento de novos valores, mesclando com a safra existente para podermos ter mais força no cenário regional”, disse Luna.
No voleibol masculino a equipe se defrontou contra 4 adversários e alternou bons e maus momentos. Resultados: Ponte Nova 3 x 1 Ubá; Ponte Nova 0 x 3 Carangola; Ponte Nova 1 x 3 Manhumirim e Ponte Nova 0 x 3 Viçosa. A equipe finalizou em 4º lugar, sendo campeã a seleção de Carangola, composta basicamente por jogadores do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
“Temos bons valores no voleibol masculino, jogadores de bom nível, inclusive um que jogou pelo juvenil do Cruzeiro/Sada, que não pode participar do certame, mas falta estrutura e organização para encarar equipes de nível mais avançado. O secretário Marcos Dias nos orientou para elaborarmos um projeto que fortaleça, ainda mais o esporte especializado, onde insere-se o voleibol”, destacou Ricardo Luna.
Secretário comenta participação ponte-novense
“Ainda não realizamos uma reunião técnica com a nossa equipe de Assessores para avaliarmos o evento e também planejarmos ações futuras. Mas entendemos que no geral foi muito positiva a participação, independente de classificação para a etapa final do JIMI – 2012. Disciplinarmente e tecnicamente, as equipes se comportaram bem, salvo detalhes específicos, representando o Município com dignidade e amadurecimento e responsabilidade. Deixamos uma imagem muito positiva. Tenho convicção, que se conseguirmos estabelecer um trabalho para médio e longo prazo, formalizando e ampliando parceria com o Esporte Clube Palmeirense e outros segmentos, avançaremos muito. Mas, temos que ter apoio, pois sozinhos não avançaremos. Aproveito a ocasião para fazer alguns agradecimentos: aos atletas pela dedicação e compromisso; aos dedicados funcionários (Dudu Banana, Ricardo Luna, Rodolfo, Luna, Efigênia e André); aos pais pela confiança de nos entregar seus filhos, alguns muito jovens; os patrocinadores (Laticínios e Saudali) por acreditar na força do esporte pontenovense; o secretário Gilberto Santana (Educação), Luiz Raimundo (Cultura e Turismo) e Angélica Lessa (Recursos Humanos) que nos apoiaram na logística e estrutura, fornecendo veículos e pessoal”, relatou, Marcos Dias, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Pascoal on line, com informações da Ascom – Prefeitura de Ponte Nova
onde estão as fotos do time de ubá no jimi 2012 ? meu face lucaneschi@hotmail.com
ResponderExcluir