A Zona da Mata possui 336 escolas estaduais inscritas na 8ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A primeira fase da competição ocorrerá no dia 05 de junho e, em todo o Estado, participarão da disputa 4.464 escolas, de um total de 46.728 participantes em todo o país. Este ano o Estado tem mais de dois milhões de alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio inscritos na competição. O número representa cerca de 10% dos participantes em todo o país, que está na ordem dos 19,1 milhões.
Na primeira fase da Olimpíada os alunos realizam prova de múltipla escolha composta de 20 questões. Já a segunda etapa está prevista para o dia 30 de setembro. Nessa última etapa, as provas são compostas por seis questões discursivas. Entre os assuntos avaliados nas provas estão: Aritmética, Geometria, Álgebra, Combinatória e Probabilidade.
Desde o início da competição, em 2005, os alunos mineiros acumulam 4.138 medalhas de ouro, prata e bronze. O Estado é o primeiro lugar na Obmep desde a edição de 2007. Na última delas, ocorrida em 2011, Minas conquistou 816 medalhas, sendo 111 de ouro, 248 de prata e 457 de bronze. Já as menções honrosas totalizaram 7.294.
Na Zona da Mata, a Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, no município de Piraúba, vai participar este ano com cerca de 950 alunos nos três níveis da competição. “Participamos há muitos anos. Na edição do ano passado, nossa escola conquistou duas medalhas de ouro e 20 menções honrosas. Também tivemos uma educadora entre os professores premiados, a professora Arlete Aparecida Marchioni Juste. Esse ano, nós queremos repetir o bom desempenho ou ser ainda melhor”, adianta a diretora, Andressa Maria Retondaró Demolinari Neiva.
Para a preparação dos alunos, a escola não mede esforços. “Além do trabalho feito pelos professores em sala de aula, com a resolução de exercícios do banco de questões da Obmep, nós também temos uma parceria com estudantes de licenciatura que auxiliam nossos alunos no esclarecimento de dúvidas. Os alunos do ensino médio ainda contam com o Aprofundamento de Estudos, em que eles têm um estudo complementar em várias disciplinas, entre elas, a Matemática”, explica Alessandra.
Na última edição, a escola teve um representante entre os alunos com melhores desempenho na competição, no nível 1 (6º e 7º ano), Ricardo Vidal Teixeira, de 13 anos. Ele afirma que já está se preparando para repetir o sucesso em 2012. “Não esperava que fosse ganhar uma medalha de ouro. Este ano tenho que me empenhar de novo, pois no começo da competição todos têm as mesmas chances. Começo meus estudos fazendo os exercícios de provas das edições passadas”, detalha o estudante, que atualmente está no 8º ano.
Níveis
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Camila Moura – Segov
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.