segunda-feira, 23 de abril de 2012

Gramática: Qual a grafia correta das horas?

Aproveitando a sugestão de um leitor “anônimo” para que eu modificasse a maneira de grafar as horas (ex.: 13:00h para 13h), resolvi postar este texto do João Paulo Ferry, que trata do assunto de maneira bem didática, como segue abaixo.
A norma diz que:
Na Língua Portuguesa, a representação de horas não é efetivada com a utilização de dois-pontos, e sim com a abreviação da palavra hora, que é h, sem ponto final (nunca hs nem hrs). A representação de minutos é realizada com a abreviação da palavra minuto, que é min, sem ponto final. Portanto, abreviam-se as horas desta maneira: 12h, 12h30min ou 14h22min. [Gramática Online]
Note então que essa é a forma correta, e amplamente aceita, de se escrever as horas em Português, segundo os manuais de redação.
No entanto,  segundo o Inmetro, a grafia correta das horas é escrita da seguinte forma, por exemplo:
9 h 25 min 6 s
Ou seja, usa-se os símbolos já mencionados – h, min e s – porém deve-se adicionar um espaço entre os números e os símbolos.
Note também que é comum o uso abreviado das horas, como em 17:00 ou ainda 17:00 h, que por sinal foi o ponto da discussão.
Eu defendia que o correto seria o uso do h no final, 17:00 h, por outro lado há quem defendia que o correto seria sem o h, 17:00
O fato é que o uso de uma ou outra é apenas uma questão de convenção. O que ocorre é que a grafia sem o h é utilizada no Inglês, mas a grafia com o h é utilizada no Espanhol, portanto os dois estão corretos ou, se considerarmos a regra no português, errados ao mesmo tempo.
Fica aí a dica!”

Mais uma dica











18 comentários:

  1. Putzzzz! Coisa difícil de definir...
    Afinal quem manda? Os gramáticos, o INMETRO ou as NBR da ABNT?
    Todo o mundo escreve qualquer coisa, muitas vezes copiada de outros sites e ninguèm refere Qual a Gramática que Consultou, Qual a Norma do INMETRO ou qual a ABNT/NBR a seguir.
    Com esta bagunça toda em uma coisa aparentemente simples, dá para imagunar o que se passa no topo da pirâmide governamental.
    As minhas condolências aos escribas.
    Rui Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cada situação você deve utilizar o tipo definido pelo órgão que rege. Para trabalhos acadêmicos e teses, deve-se usar a norma ABNT 5892. Para publicação de manual de aparelhos elétricos / eletrônicos, deve seguir as solicitações do INMETRO, se são iguais eu não sei.

      Abraço

      Excluir
    2. Rui, a primeira vez que eu vi uma forma padronizada de escrever as horas foi quando aprendi a lingua francesa. Eu sou a favor do 15h30 e não do 15:30h

      Excluir
  2. A ABNT 5892 também normatiza como o INMETRO, com espaçamento entre o numeral e a unidade.
    Exemplo: Eclipse total do sol, em 30 de junho de
    1954, às 12 h 21 min 32,3 s.

    ResponderExcluir
  3. Escreve-se 24h 30min ou 0h 30min?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Segundo um curso que fiz aqui dentro do Ministério do Trabalho, esta é a maneira mais correta:
      Horas
      •Hora redonda: 8 horas; 9 horas; etc. Ou 8h; 9h; etc. (sem "s" e sem ponto depois de "h").
      •Hora quebrada: 8h30min;
      9h30 ou 09h43min, etc. (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de "h" e "min").
      Saiba Mais:
      1. A grafia com dois pontos, como em
      08:00
      09:00
      10:05
      13:20
      é usada em áreas específicas, como em anotações de programação com horários em seqüência, de passagens, competições, agendas, horários anunciados pela televisão, etc.

      Excluir
    2. Não condeno o uso dos dois pontos em horas fechadas ou quebradas, só que usando o ":", não há a necessidade da abreviação da hora (h)
      Ex: 08:00h
      Usou os dois pontos, não se usa o "h"

      Excluir
  5. Escrever a caneta num bilhete colado na agenda escolar com o horário de um evento assim 8:45hs esta errado,então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se o indivíduo é conhecedor da grafia correta, ele escreverá de maneira certa em qualquer lugar.

      Excluir
  6. Em um convite de casamento qual a forma correta de se escrever, 20:30h, 20h30m ou 20 horas e 30 minutos?

    ResponderExcluir
  7. Entendo eu que o correto seria o usual, como descrito na matéria. Mas, sugestões serão sempre bem-vindas, como as deste link: http://gerenciandoeventos.blogspot.com.br/2012/12/forma-certa-de-abreviar-horas-e-datas.html

    ResponderExcluir
  8. Olá ! e quando é ex: 10H com "H" maiúsculo, Um jornalista, disse que no mundo do jornalismo se usam hora, com "H" . Eu acho errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe isso. Baixe o Manual de Redação do Jornal Estado de São Paulo. Você aprenderá muita coisa com ele. O correto é h minúsculo e sem espaços. 10h. Tem muito jornalista por aí que está precisando voltar para a escola.

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.