quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher ferrense é homenageada no Dia Internacional da Mulher

dia_internacional_mulherVárias são as formas de refletir e falar sobre a vida da mulher ferrense e seu lugar na história de São Pedro dos Ferros, quantos são os diversos papéis que ela assumiu, todos importantes, embora limitados culturalmente pela época ou costumes, sendo notável sua influência no curso dos acontecimentos .

Desde o fim do século XIX o mundo assiste à conquista feminina efetuada com criatividade e competência, ouve-se cada vez mais alto o som da voz feminina que não pretende calar porque sobreviveu à imposição da força e da intimidação. A atual conjuntura define bem o papel da mulher na sociedade, ainda cercada por preconceitos, porém muito diferente do que fora no passado.

O espaço da mulher ferrense foi conquistado arduamente nas fábricas, nos palanques, nos bancos das universidades, em todos os lugares, com sacrifícios, determinação e com a genialidade de desbravadoras, corajosamente enfrentando o novo.

Do campo ou da zona rural, professora ou dona de casa, escritora, dentista ou trabalhadora rural, a mulher ferrense, com ousadia e dedicação assumiu a direção de algumas empresas, pequenos e grandes lares. Mulheres competentes e ousadas que ajudam seu maridos no orçamento doméstico, que almejam o melhor para sua família e agem em favor dos pobres e desvalidos em causas não necessariamente religiosas ou ideológicas e dão voz às mulheres silenciadas pela opressão e pelo preconceito. Mulheres de invulgar aptidão nas letras e nas artes, rompendo barreiras para chegar a patamares que somente cabiam aos homens.

A mulher ferrense orgulhosamente, pouco a pouco foi ocupando seu espaço na sociedade, deixando para seus filhos e netos uma herança sem igual, que é sua conquista por uma sociedade mais justa e igualitária.

Texto adaptação: Luci Ramos

3 comentários:

  1. Obrigado Luci por homenagiar as mulheres , em especial ás ferrenses.

    ResponderExcluir
  2. LUCI, és ilustre pelo seu jeito de ser, és meiga como a mãe de quem vos fala, és nobre e filha de uma terra Santa. Não diria Santa por ser filha da cidade dedicada ao Santo escolhido por Cristo a edificar O bem tão Grandioso: A Igreja. És como tantas mulheres que abraçaram a grande causa: ser fidelíssima nas atividades domésticas, ser grandiosa nos afazeres cotidianos, ser a professora mais querida, ser o amor da vida. Assim, vejo Dona Lourdes e tantas Marias... vejo a Mãe de Jesus... Divinamente, FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, em seu nome, em nome de tantas outra MARIAS digo: TENHO ORGULHO DE SER FILHO DESTA TERRA. Saudades do Tibão, do Areias,da Pirraça, terras de meu querido padrinho Tatão e madrinha Maria. Leocádio(s) saudades deste chão.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Leocádio. Nem sei o que dizer. Saiba que há muito tempo não recebo uma mensagem tão linda como essa.
    Que Deus abençoe sua vida e de sua família.
    Conte sempre com minha amizade.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.