A equipe do serviço de Oncologia do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD, formada pela médica cirurgiã oncológica Flávia Diniz Valadares, pela assistente social Débora Brumano, pela técnica de enfermagem Margarete Viana, pela estagiária do Centro Oncológico, Isabela Martins, pela responsável pela Pastoral da Saúde Renata Albuquerque e pela operadora do telemarketing, Bárbara Kelly, foram à cidade de Jequeri, no dia 8 de março, para fazer campanha educativa e preventiva dos diversos tipos de câncer, com foco no tabagismo e divulgar sobre o importante trabalho de captação de recursos que irá ajudar na manutenção do Centro de Tratamento do Câncer, que terá quimioterapia e radioterapia.
O evento, que contou com o apoio e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Jequeri, teve a presença da população. No período da manhã, a equipe foi à praça principal da cidade aonde fizeram aferição da pressão arterial e distribuição de panfletos educativos sobre os males provocados pelo tabagismo e os diversos tipos de câncer causados pelo que o hábito de fumar.
Durante o período da tarde, a população que compareceu no auditório da Prefeitura de Jequeri ouviu palestra ministrada pela médica cirurgiã oncológica Flávia Diniz Valadares que teve o seguinte tema: “Os males provocados pelo tabagismo”. Após a palestra da médica, foi a fez da paciente Margarete Aparecida Bruno Viana, contar sua história de vida e de como ela venceu o câncer: “Tudo na vida passa, inclusive as dificuldades nas quais somos submetidos. Temos que ter fé e sempre buscar naquele que tudo pode: Deus”, relatou Margarete, que também é colaboradora do HNSD.
O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.
O HNSD é referência regional no tratamento do câncer, através da quimioterapia e cirurgias oncológicas em todas as esferas. Em breve, terá o tratamento por radioterapia e uma Casa de Apoio aos pacientes em tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.