Por Jaeder Teixeira Gomes – Timóteo
Tenho visto aqui em Timóteo algumas famílias cuidando em casa da educação regulamentar dos filhos, sob o argumento de que, na família, eles estarão em melhores mãos do que na escola.
Eu mesmo fui alfabetizado em casa, no final da década de 50, mas foi por pura falta de opção, já que não havia escolas por perto.
Hoje está havendo uma discussão desta matéria ganhando corpo. Claro que é polêmica, mas penso que é exatamente na polêmica que se cultivam as melhores conclusões. Vou citar apenas uma justificativa de cada lado, para que o internauta possa incluir as suas.
Segundo o deputado Wilson Picler (PDT/PR), autor da PEC 444/2009 que pede, não à legalização do ensino em casa, já que não há ilegalidade em discussão, mas a regulamentação e inclusão desse sistema no processo educativo, seria a reconquista dos valores de família, que está faltando às nossas crianças.
Para o cientista Silvio Meira não pode se desenvolver uma criança em situação de extrusão social.
Eu, como convém a todos os covardes que se prezam, tenho pavor a qualquer polarização e sou inclinado a pegar o que há de bom em cada lado da questão para a construção de um modelo que atenda a todos. Observo como as famílias fazem o que podem e o que não podem para livrar o filho da escola pública. E depois, na época da faculdade, fazem o que podem e o que não podem para levá-lo à escola pública.
Penso que mandar o filho à escola e pensar que ela pode tudo e se preocupar apenas em buscar a subsistência, é um meio desprezo a ele. O oposto disso pode ser roubar do filho a oportunidade da interação integral, restringindo-a a pequenos e “seletos” grupos.
Minha opinião é contra a regulamentação.Numa família bem estruturada, onde reina o respeito, o amor e acima de tudo se preocupa em passar bons princípios, escola é um complemento no quesito formar cidadão de bem.Por outro lado é na escola que a criança aprende desde cedo a viver em sociedade.O grupo família e igreja embora seja muito importante é restrito.
ResponderExcluirHoje cada vez mais as empresas valorizam pessoas que tenham criatividade,bom relacionamento,que sabem trabalhar em grupo.É na escola que a criança vai desenvolvendo a cada dia seu lado social.A família tem um papel fandamental,ela é o alicerce,mas não pode tirar da escola o que é papel dela.Família e escola devem caminhar juntos para não se formar um adulto desajustado.
ResponderExcluirSou a favor da legalização.Meu filho de 8anos, está no segundo ano numa escola pública, acabou de me dizer o seguinte _Mãe não quero ir para escola, não tem mais recreio, não tem pausa para descansar, não posso nem ler meu livro quando término minhas tarefas, brincar nem pensar, não posso ir ao banheiro, o lanche que eles dão não da pra comer e é proibido correr. Por que você não me ensina em casa? Eu respondi a lei obriga que você frequente a escola. Não tem outra escola perto de casa, já fui nessa porcaria de escola conversei reclamei e nada adianta, reclamei no 0800 também nada resolveu a o grupo que se candidata a direção são sempre os mesmo farinha do mesmo saco uma delas tem um caso com o deputado Geraldinho que agora é candidato a prefeito da cidade.Considerada escola pública N°1 da cidade, me diz quando que uma escola dessa onde o ensino é atrasado, o banheiro é trancado para os alunos( nota se que para os alunos, por que se um malandro estiver passando e quiser entra na escola e usar o banheiro lhe és permitido), sem segurança, a merenda é fruta passada praticamente todos os dias é n°1 meu filho está no segundo ano estudando conteúdo de primeiro ano a nova professora falou que eles estão mega atrasados só tem um porém as professoras boas não ficam na escola pra falar a verdade nem os alunos ficam a maioria assim que podem mudam de escola e passam por dificuldades quando trocam.
ResponderExcluirSeria uma boa se meu filho pudesse não frequentar a escola por já ensinamos ele em casa com isso ele está mais adiantado que os colegas dele, ele também lê muito por conta dele mesmo. E conviver socialmente se aprende exclusivamente na escola,meu filho tem amigos que não são da mesma escola, se socializar pode ser em qualquer lugar ( na praça , no parque nas festinhas,na casa dos parentes, vizinhança etc.
Bom, na minha opniao, pra se proibir de educar os filhos em casa o governo, e as escolas privadas, deveriam em primeirissimo lugar aprender a obedecer as leis que regem nosso pais, pois, no que tange a educaçao, o aluno tem que ser alfabetizado de maneira correta e de acordo com sua necessidade e capacidade, porem, tanto os governantes, como o poder publico, so tem as leis no papel, pra poder tentar desinflar o furor dos pais em relaçao a pior qualidade de ensino existente no planeta, sendo assim acredito que todos pais que amem seus filhos querem o melhor pra eles, e se os tirarem das escolas pra educarem em casa, o faram da melhor maneira , muito melhor que qualquer escola, publica ou nao.
ResponderExcluirsendo assim nao tem oque se falar em proibiçao, pois, quero ver oque os governantes faram quando a populaçao realmente acordar e se revoltar contra esse suposto ensino, essa coisa porca e mal feita. como sera que vao se livrar das pressoes que sofreram das grandes massas????
fica ai um alerta pra todos: PAIS QUE AMAM OS FILHOS QUEREM O MELHOR PRA ELES, E O MELHOR NAO É ESSE ENSINO QUE ESTA SENDO OFERECIDO POR AI.
ACREDITO QUE NAO HÁ OQUE SE FALAR SOBRE ISSO, POIS COM ESSE ESTUDO PORCO E MAL FEITO, COM ESSE DESDENHO QUE TRATAM NOSSA EDUCAÇAO, SO MESMO OS PAIS QUE AMAM SUAS PROLES, É QUE TERAM A CAPACIDADE E PACIENCIA NECESSARIA PRA DAR REAL E SADIA EDUCAÇAO PROS FILHOS, AS LEIS ESTAO AI SOMENTE PRA SE FALAR QUE ELAS EXISTEM, O ECA NAO FUNCIONA PRA NINGUEM, A NOSSA CONSTITUIÇAO PARECE NAO EXISTIR, SE VC TEM UM FILHO COM ALGUMA NECESSIDADE ESPECIAL, A LEI SUPOSTAMENTE ASSEGURA QUE A CRIANÇA SERA PLENAMENTE ASSISTIDA EM SUA NECESSIDADE, POREM ISSO SO OCORRE NO PAPEL OU EM PROPOSTA POLITICA, SOMENTE NA TELEVISAO PRA TENTAR ENGANAR A MASSA.
ResponderExcluirGOSTARIA DE VER OQUE OS NOSSOS "AMADOS E INTELIGENTES" GOVERNANTES E LEGISLADORES VAO FAZER QUANDO A SOCIEDADE SE UNIR EM BENEFICIO PROPRIO E RESOLVER RETIRAR EM MASSA OS FILHOS DAS ESCOLAS QUE POR SINAL ESTAO EM PESSIMAS CONDIÇOES, TANTO PROS ALUNOS COMO PROS PROFESSORES, PROFESSORES GANHAM MAL, ALUNOS SAO MALTRATADOS, NINGUEM APRENDE NADA, POREM TODOS SAO APROVADOS POIS, O GOVERNO TEM QUE MENTIR PRA ONU SOBRE COMO ESTA O ENSINO NO PAIS. CLARO QUE TODOS FAZEM VISTA GROSSA PRA ESSE PROBLEMA EXTREMAMENTE GRAVE. MAS FAZER OQUE? O BRASIL INICIOU MAL E VAI ACABAR MAL.
NENHUM POLITICO QUER REALMENTE QUE O POVO TENHA BONS ESTUDOS, POIS, COM BOM ESTUDO SE TORNA PESSOA INTELIGENTE, E PESSOA INTELIGENTE NAO VOTA NESTES MESMOS POLITICOS QUE ESTAO AI, POR TRAZ DE TODO ESSE ESTRAGO QUE ESTA SENDO FEITO NA AREA DA EDUCAÇAO E NAS OUTRAS AREAS TAMBEM.
DESCULPEM SE FUI OFENSIVO, MAS SOU PAI, E TENHO FILHOS COMPROVADAMENTE COM QI ACIMA DA MEDIA DOS DITOS NORMAIS, POREM, APRENDEM DE FORMA DIFERENTE DO DITO NORMAL E ISSO FAZ COM QUE NENHUMA ESCOLA CONHECIDA NO BRASIL TENHA PROFISSIONAIS CAPACITADOS PRA ATENDER CRIANÇAS ASSIM.
ATT: LUCIANO.