Raul Soares está na lista
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil liberou, na tarde de ontem (05/01), novos carregamentos de mantimentos para mais duas cidades da Zona da Mata: Astolfo Dutra e Guaraciaba. Os municípios receberão cobertores, colchões, água, cestas básicas e kits de limpeza e higiênicos.
No final da tarde de quarta-feira (04/01), a Defesa Civil já havia enviado à cidade de Guidoval, uma das mais afetadas pelas chuvas, dois caminhões com mantimentos. Além disso, desde o final de 2011, o Governo de Minas já disponibilizou mantimentos para outras 17 cidades da Zona da Mata: Acaiaca, Carangola, Cipotânea, Divinésia, Dona Euzébia, Espera Feliz, Faria Lemos, Lamim, Miraí, Patrocínio de Muriaé, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Doce, Santa Rita do Jacutinga, São Geraldo, São João Nepomuceno e Vieiras. Em todo o Estado foram distribuídas 3 toneladas de alimentos, 1.720 colchões e 460 cobertores, além de telhas, kits com produtos de higiene pessoal, lonas e roupas para os moradores dos municípios atingidos pelas chuvas.
Entre as diversas ações do Governo de Minas, a Copasa também já disponibilizou 35 mil copos de água potável, para distribuição em todo o Estado, e desde setembro de 2011 – antes do início do período chuvoso –, foram realizadas reuniões técnicas quinzenais, envolvendo o Corpo de Bombeiros, as Polícias Militar e Civil, Cemig, Copasa, Feam, Igam, Emater e Ruralminas, além das Secretarias de Transportes e Obras Públicas, Saúde, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Desenvolvimento Social, e dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Durante estas reuniões, foram definidas as ações de preparação e resposta aos eventos adversos causados pelas chuvas, tanto para o atendimento emergencial quanto o apoio operacional durante as ocorrências.
Em outubro de 2011, o Governo de Minas lançou o Plano de Emergências Pluviométricas (PEP) 2011/2012, que leva em conta o histórico dos períodos chuvosos de anos anteriores. Com base neste Plano, as prefeituras de municípios afetados recebem auxílio técnico para a documentação necessária à comunicação oficial de ocorrências em tempo hábil, bem como para a elaboração de projetos detalhados para obras de prevenção e reconstrução.
No final de dezembro de 2011 também foi realizado treinamento de agentes dos municípios que já haviam decretado situação de emergência, para a elaboração de projetos e planos de trabalho para recebimento de recursos do governo federal para reconstrução.
Camila Vaz de Moura (Segov)
Teria que ser melhor,se não fosse o Ministro do desenvolvimento ter desviado quase 90% da reserva Nacional destinada a tragédias naturais,Pernanbuco tá nadando no dinheiro que era pra ser de todos estados.
ResponderExcluirPor exemplo:Santa Catarina,Minas,rio e outros receberão 0,00 de verba do Governo Federal.
O pior é que a Presidente assinou a liberação desse dinheiro.
ResponderExcluirO nosso País tá danado,temos que aprender votar.