terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Comunicado da Prefeitura de Ponte Nova

A Prefeitura Municipal informa que devido à intensidade das chuvas que caem, insistentemente, no Vale do Piranga e em Ponte Nova o nível do Rio Piranga se elevará nas próximas horas, ocorrendo transbordamento em ruas, avenidas e estradas.

Orientamos aos moradores e comerciantes que se situam nas margens do rio Piranga que retirem seus pertences e se protejam.

O transbordamento do rio Piranga terá início por volta de 11:00h da manhã desta terça-feira, 03, e se elevará nas horas seguintes, sem nenhum outro tipo de previsão.

COMUNICADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica faz um alerta à população para os riscos de contágio de doenças como a leptospirose que podem ocorrer por ocasião de enchentes.

Saiba mais

A leptospirose é uma doença infecciosa aguda, de difícil diagnóstico, que apresenta sintomas como febre e dores no corpo. O contágio pode ocorrer através da água, alimento ou solo contaminado pela urina de animais que portam a bactéria Leptospira. Não só os roedores, mas cachorros, bois, cavalos e porcos infectados podem ser responsáveis pela difusão da bactéria que penetra na pele e atinge a corrente sanguínea.

Prevenção

Quando o nível da água começa a subir, as pessoas em áreas de risco procuram salvar o número máximo possível de objetos e bens (móveis, eletrodomésticos e até mesmo automóveis). Porém, a SEMSA orienta sobre as imersões prolongadas e o contato demasiado com água que pode estar contaminada. “Recomenda-se o uso de botas de cano longo e luvas de borracha, além do cuidado com a correnteza e objetos submersos que podem causar ferimentos”, lembra a enfermeira Paula Solar. Para fazer a limpeza deve-se usar água com sabão e apenas as mãos para esfregar, evitando o uso de substâncias abrasivas como buchas, esponjas e produtos de limpeza pesada que podem machucar a pele. “Essa lesão serve como local de entrada para os microrganismos”, complementa a enfermeira.


Sintomas

A doença pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular (mialgias) especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo e meningite.Em geral, os sintomas regridem depois de três ou quatro dias. Mas a melhora pode ser transitória. Icterícia, hemorragias, complicações renais, torpor e coma são sinais da forma grave da doença. O período de incubação da leptospirose, transmitida por roedores domésticos, vai de um a 30 dias após o contato com o agente infeccioso,
Em qualquer circunstância, é importante procurar atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.