terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comprar pela internet é seguro?

compraonlineMuitas pessoas me abordam na rua perguntando se eu faço compras pela internet e se essa modalidade é segura. E eu sempre respondo que é praticamente cem por cento seguro. Basta que a pessoa siga algumas regrinhas para não cair em armadilhas, como acontece em qualquer negociação que envolva dinheiro.

Eu já comprei de pilhas a TV pela internet e nunca tive problemas. Já recebi mercadoria que não era da maneira como eu esperava e devolvi sem que houvesse nenhuma resistência por parte do vendedor. E olhe que não comprei pouca coisa, não. No Mercado Livre, então, já adquiri mais de 130 produtos e nunca tive nenhum problema.

Só tive uma pequena frustração com uma compra em uma empresa que, por sinal, possuía um site impecável e não aparentava que pudesse ser de vigaristas, mas não por culpa do sistema e, sim, pelo meu esquecimento em não verificar com antecedência as informações acerca da idoneidade da empresa. Após ter realizado a compra e efetuado o pagamento é que fui verificar se a empresa era conceituada e, aí é que dei com os burros n’água. O recurso foi rezar e contar com a sorte que, por meu azar, não estava do meu lado nesse dia. Perdi meu tempo e meu suado dinheirinho. Ainda bem que perdi pouco e o susto foi bom, porque serviu de lição.

Depois dessa, aprendi que comprar em sites de lojas desconhecidas, mesmo que sejam bem bonitinhos, só depois de uma consulta no nosso mestre que sabe de tudo: “Google”. É só ´perguntar a ele se a empresa X é confiável. Se der negativo, não pense duas vezes em sair fora dela.

A segurança mesmo está nos sites figurinhas carimbadas da web, como as Lojas Americanas, Livraria Saraiva, Submarino, Comprafácil, eFácil, Lojas MM, Shoptime, Carrefour, Magazine Luíza, Kalunga, Kabum, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Apple, Netshoes  e outras tantas espalhadas pela rede web. Nessas, podemos comprar de olhos fechados.

Mas, para ter mais segurança nas transações, nada melhor do que seguir algumas regrinhas básicas:

  1. Procure saber se outras pessoas compraram naquela loja que você está pretendendo adquirir o produto. Uma simples pesquisa no Google com o nome da loja já é suficiente. Digite, por exemplo: "reclamações loja XY".
  2. Procure no site se há campos para os compradores expressarem opiniões sobre produtos. Isso também não é nenhuma garantia de que o site é honesto, porém é um item que ajuda o comprador na somatória de itens para julgar a segurança.
  3. Ao comprar no Mercado Livre, que é um espaço onde quem vende e quem compra são os usuários, costuma aparecer alguns vigaristas. É importante a pessoa verificar com atenção as qualificações de quem está vendendo o produto que você quer, e se o vendedor tem respondido com rapidez as perguntas dos compradores. Quanto mais pontos de venda tiver um vendedor, melhor. Mas, cuidado, porque às vezes as aparências costumam enganar. De todo modo, o próprio Mercado Livre garante ao comprador a devolução do dinheiro até uma certa quantia, caso o vendedor não envie a mercadoria.
  4. Durante a compra verifique se há um cadeado no seu navegador de internet.
    Esse cadeado aparece na barra de endereços, precedido de “https://” do seu navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox  e outros). Esses cadeados garantem a segurança dos seus dados.
  5. Normalmente, quando for finalizar o pedido, esses sites costumam pedir o nome como está cadastrado no cartão, o número do cartão de crédito e o código de segurança, que geralmente vêm no verso deles. Se algum site pedir a senha do seu cartão bancário ou de crédito, não digite. Essa é uma informação que nenhum site de vendas pede, apenas golpistas. Se você tiver receio em fornecer os dados do seu cartão, utilize o Boleto Bancário. Mas, neste caso, estará perdendo o melhor benefício oferecido pelo cartão, que é o parcelamento sem juros em 12 vezes, ou mais, conforme o caso.
  6. Finalmente, procure manter seu computador com o sistema operacional atualizado, antivírus em dia, firewall ativo e, se possível um programa anti-espiões. Comprar pela internet é cômodo, prático e seguro. É uma tendência que veio para ficar, onde você tem a possibilidade de comparar preços e adquirir o produto desejado bem mais em conta. Eu confio e recomendo aos meus amigos.

    Geraldo Pascoal
    geraldopascoal@gmail.com

4 comentários:

  1. Pascoal,eu morria de medo de comprar pela internet,mas um dia o anunciante era no seu blog,aí tomei coragem e comprei uma geladeira,correu tudo bem.Eu acho que esta sua regrinha número 1 é fundamental,ou seja, a gente procurar saber de alguém que é usuário se a empresa cumpre o que promete e se no final a gente sente que não foi tapeado e que vale a pena negociar com eles sempre!

    ResponderExcluir
  2. Eu compro pela internet, mas tenho como prática usar um único cartão de crédito com um limite baixo, assim, caso ocorra o pior, o dano não será tão grande.

    ResponderExcluir
  3. Eu compro só pela internet. Compro principalmente no mercado livre e submarino. Nunca tive problema nenhum. É só saber como comprar e seguir as dicas de segurança. É super simples e tranquilo!

    ResponderExcluir
  4. Eu tb só compro pela internet! O negócio é saber onde comprar, se o site é seguro!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.