quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CEF disponibiliza recursos para municípios do Vale do Piranga afetados pelas chuvas

amapi110112Representantes da Caixa Econômica Federal estiveram reunidos com diversos prefeitos e representantes políticos dos municípios do Vale do Piranga nesta quarta-feira, dia 11 de janeiro, na sede da AMAPI, para apresentarem vários programas financeiros que contemplem os municípios em estado de emergência, em função das enchentes que assolaram a Região no início de janeiro.

O superintendente da Caixa Econômica Federal em Juiz de Fora, Luiz Guilherme Campos explicou aos presentes que para ter acesso a qualquer recurso disponibilizado pelo Banco, o prefeito deve ter em mãos o decreto nacional emitido pelo Ministério da Integração Nacional, que confirme a situação emergencial da cidade. Para obter o documento é necessário que a cidade já tenha o aval da Defesa Civil Municipal, Estadual, inclusive o Avadam (Avaliação de Riscos e Danos) e obtenha a portaria junto ao Ministério da Integração Nacional.

“A prioridade da Caixa é oferecer recursos para as cidades que possuem até 50 mil habitantes, através dos Programas Minha Casa, Minha Vida para famílias que ganham de 0 a 3 salários mínimos na área urbana, Minha Casa, Minha Vida Rural, além de linhas de crédito para pessoas físicas, jurídicas e a antecipação do pagamento dos programas sociais do Governo Federal,como Bolsa Família, entre outros, nos três primeiros meses de 2012”, afirmou Campos. Ele alertou ainda as prefeituras sobre a necessidade de reunir e organizar os dados corretos, precisos e detalhados em relação às famílias e imóveis atingidos pelas cheias para que os recursos possam ser liberados com mais rapidez e segurança.

Em relação às dúvidas sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida de 0 a 3 salários mínimos, o superintendente regional da CEF disse aos participantes que o prefeito de Ponte Nova, Joãozinho de Carvalho, que já participa do Programa, poderia ser uma fonte de informações e o prefeito de Diogo de Vasconcelos,Aroldo Fernandes Gomes, por sua vez pode ser uma referência em relação ao Minha Casa, Minha Vida Rural, que já foi implementado no município, no qual ele é gestor.

“A reunião foi bastante esclarecedora e vou tentar agilizar a documentação necessária para obter estes recursos oferecidos pela Caixa, principalmente o Programa Minha Casa, Minha Vida de 0 a 3 salários e outras linhas de crédito que possam ajudar as famílias atingidas pela enchente no meu município”, declarou o prefeito de Guaraciaba e presidente reeleito da AMAPI, Eli Dorneles Gonçalves.

Marcaram presença também na reunião os prefeitos de Ponte Nova, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, respectivamente, Joãozinho de Carvalho, Fernando Carneiro Magalhães, Aroldo Fernandes Campos, o secretário-executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende e demais representantes dos municípios de Jequeri, Abre Campo, Porto Firme, Barra Longa. Por parte da Caixa Econômica Federal estiveram presentes, o novo gerente geral da CEF em Ponte Nova, Jorge do Carmo Mariano, o assistente de negócios da CEF de Ponte Nova, Luciano “Sheikk” Esteves Mendes e a gerente regional da CEF de Juiz de Fora, Maria Amélia de Freitas Faria.

Denise Silva - Assessoria de Imprensa da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.