Funcionando há quase um ano, o Setor de Engenharia da AMAPI vem oferecendo os mais diferenciados tipos de serviços de agrimensura aos municípios filiados, como medição, representação de território, geo-referenciamento de posições, trajetórias, interpretação de informações territoriais, além de planejamento, projeção e administração dos projetos solicitados pelas prefeituras.
Os engenheiros agrimensores formados pela UFV, Ronaldo Nunes Ribeiro e Fernando Leocádio são os profissionais responsáveis pelo Setor e já contabilizam 35 solicitações dos municípios, que já foram realizadas ou estão em fase de conclusão. As prefeituras de Ponte Nova, Jequeri,Barra Longa e Alvinopólis são as que mais solicitaram os serviços até agora, mas também já foram atendidas demandas em Guaraciaba, Acaiaca e Raul Soares.
Em Barra Longa, estão sendo realizados cinco levantamentos topográficos com as seguintes finalidades: Regularização Fundiária Urbana, desapropriação e construção de aterro sanitário, desmembramento de lote para construção de uma fábrica de shampoo, entre outros serviços. No município de Jequeri também já foram concluídos sete levantamentos topográficos.
Caso estas sete prefeituras fossem realizar todas estas atividades contratando serviços particulares, elas gastariam quase R$100 mil, o que demonstra que ao utilizar os trabalhos de engenharia da AMAPI, as prefeituras economizam dinheiro público.
Para atender da forma mais democrática possível todos os municípios filiados, os engenheiros Ronaldo e Fernando utilizam o sistema de rodízio, procurando alternar as demandas entre eles. Ao oferecer os serviços de dois engenheiros, a AMAPI também possibilita a flexibilidade dos profissionais, pois enquanto um executa o trabalho de campo, o outro realiza os trabalhos de sistematização e planejamento das atividades.
A prefeita de Jequeri, Maria das Dores Souza Vilas Boas afirma estar muito satisfeita com o trabalho que vem sendo realizado pelo Setor de Engenharia da AMAPI em seu município. “Os engenheiros são muito responsáveis e procuram sempre atender prontamente as demandas de nossa cidade”, afirma a prefeita.
“O retorno tem sido muito positivo. Este trabalho que a AMAPI nos ofereceu permite que a gente desenvolva uma gama de serviços e atue nas diferentes áreas da agrimensura”, afirmam Ronaldo e Fernando. Os municípios interessados em solicitar os serviços do Setor de Engenharia devem entrar em contato com a AMAPI pelo telefone: 31-3881-3408 ou pelo e-mail: amapiengenharia@gmail.com.
Denise Silva- Assessoria de Imprensa da AMAPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.