Empossados no final do mês de outubro, após eleição interna e indicação da administração, os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes/CIPA do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD passaram por treinamento no dias 5 e 6 de dezembro, ministrado pela equipe da Segurança do Trabalho: Jerri Adriano Amora e Joelma Martins Gomes.
Os colaboradores foram apresentados às normas e conceitos do que é a CIPA, qual a função dentro da empresa e como ela atinge diretamente a saúde do colaborador dentro da Instituição. Ela tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do colaborador.
A CIPA tem suporte legal no artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho e na Norma Regulamentadora número 5/NR 5, aprovada pela Portaria nº 08/99, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. A NR 5 trata do dimensionamento, processo eleitoral, treinamento e atribuições da CIPA. A Comissão tem mandato de um ano e o presidente é escolhido pela empresa.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação
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