sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

HNSD busca acreditação da ONA

O Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD, referência regional nas áreas de Materno-Infantil, Hemodiálise e Câncer (Tratamento por Quimioterapia) pretende dar um salto na Gestão da Qualidade, no que se refere aos serviços prestados em saúde. Durante dois dias, 30/11 e 01/12, os colaboradores do HNSD receberam a visita da equipe do IQG/Instituto Qualiza de Gestão e Diagnóstico de Acreditação da ONA.

O objetivo desta visita, feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas/SES MG, foi o de avaliar os trabalhos e processos desenvolvidos pelo Hospital, para então obter um diagnóstico de qualidade, visando a Acreditação. As auditoras Ana Carla, Revétria e Roberta Luongo visitaram todos os setores, conhecendo o trabalho e orientando sobre pontos fracos e valorizando pontos fortes, sempre buscando a melhoria e a excelência.

Em abril deste ano o HNSD, juntamente com a equipe da MFC Consultoria, implantou o sistema de Gestão da Qualidade baseado nos conceitos do 5S. Esse é o primeiro passo para a Instituição se preparar e ter condições de se adequar às normas e padrões exigidos pela ONA. “O processo da qualidade, depois de iniciado, caminha sempre pra frente. É uma ação sem volta e que só tem a contribuir para a excelência dos nossos serviços”, ressaltou o administrador Cristian Tassi.

A ONA é uma organização não governamental caracterizada como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, de direito coletivo, com abrangência de atuação nacional. Tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.

Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Em seus princípios tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, não devendo ser confundido com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

Clarissa Guimarães

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.