segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Jandira Lopes recebe Medalha Desembargador Hélio Costa

jandira02Jandira Lopes de Matos foi agraciada com a medalha “Desembargador Hélio Costa”, em solenidade realizada no Salão de Júri do Fórum José Grossi , nesta cidade. A solenidade que aconteceu no dia 25 de novembro, foi presidida pela Juíza de Direito Titular, Dra. Daniele Rodrigues Marota Teixeira.

Referida Medalha destina-se agraciar pessoas que venham prestando relevantes serviços ao Poder Judiciário de conduta ilibada e que se destacaram na contribuição para realização de justiça local, merecendo especial distinção. A escolha é feita por uma comissão, integrada pelo Juiz de Direito, Representante do Ministério Público, pelo representante da OAB local, pelo Prefeito Municipal e presidente da Câmara Municipal.

jandira01Natural de Ipanema (MG), D. Jandira Lopes de Matos, uma das filhas do casal Levindo de Assis Lopes e Maria José Vieira, onde permaneceu até os dois anos de idade. A família se mudou para Raul Soares, onde seus pais eram funcionários públicos, a mãe era professora e o pai, além de funcionário público era dono do "Jornal A Verdade", e em casa mesmo recebeu os primeiros ensinamentos de alfabetização.

A agraciada Jandira Lopes trabalhou na Prefeitura de Raul Soares no setor fazendário e ainda prestou serviço no Cartório Eleitoral, cedida pelo município, enquanto servidora municipal. Em 1955, aprovada em concurso, foi nomeada pelo então governador do Estado Juscelino Kubitschek de Oliveira, como Tabeliã do 3º Ofício de Notas de Raul Soares e ainda do Registro de Protestos de Títulos e Documentos de Dívida, época em que era Juiz de Direito, desta comarca Dr. Lindolfo Paulieno e Representante do Ministério Público, Dr. José de Freitas Teixeira. Ajudou ativamente, nas atividades eclesiásticas da cidade, fazendo inclusive a escrituração da Casa Paroquial , quando então eram párocos Revmo. Pe. José Domingues e José Silvério de Araújo. Exerceu as atividades como Escrivã e Tabeliã durante quarenta anos, vindo a se aposentar no ano de 1995, quando então era Juiz de Direito Dr. Flávio Batista Leite, hoje Desembargador da 2ª Câmara Criminal, em Belo Horizonte, que se encontrava presente, engradecendo e abrilhantando a solenidade.

jandira03Em sua homenagem, dentre os presentes, Pe. José da Silveira Miguel, autoridades, servidores do fórum, os sobrinhos da agraciada, Regina, Itamar, Aparecida, Levindo, Itagiba Filho, Carminha Lopes, e Jason (in memórian), a agraciada recebeu uma homenagem ofertada pelo Prefeito Municipal, qual seja, a participação dos músicos, Marco Júnior e Rafhael e ainda toda decoração e artesanato de Daniela Otoni e sua equipe do CRAS, enriquecendo a solenidade.

Após a condecoração da entrega da Medalha, foi oferecido aos convidados, no espaço da Loja Maçônica de Raul Soares, um coquetel, com muito requinte e bom gosto ao som suave comandado pelo Walter Dias.

Parabéns D. Jandira Lopes pela merecida e reconhecida homenagem.

Texto: Neide Galinari

Fotos cedidas pelo fotógrafo Júlio Nesce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.