domingo, 2 de outubro de 2011

Vacina antidengue pode ficar pronta já em 2013

vacina2IPATINGA – Os estudos relacionados à criação da vacina que poderá imunizar a população contra o vírus disseminado pelo Aedes Aegypti estão próximos de ser concluídos, sendo que a vacina poderá ser testada em grande escala já em 2013. É o que afirma o Secretário de Saúde de Timóteo, Fabiano Moreira. “A expectativa é que no final de 2012 e início de 2013 ela esteja sendo testada, sendo que já é sabido de sua eficácia na redução dos sintomas”, afirmou.

O sanitarista explicou que o objetivo principal da vacina é imunizar o indivíduo em relação ao vírus, mas que a população não deve deixar os cuidados específicos em relação ao tema, mesmo quando a vacina estiver em uso. “A vacina vai ter eficácia, vai ser útil, e só de diminuir a sintomatologia já é um ganho. É uma pesquisa séria, sendo feita pela Fundação Oswaldo Cruz. Mas a principal forma de combate é a prevenção, e isto não mudará, mesmo com a vacina”, disse Fabiano.

Instabilidade atrapalhou combate

Segundo Juniel Scarabelli, Referência Técnica no Controle de Endemias da Superintendência Regional de Saúde em Coronel Fabriciano, os municípios do Vale do Aço têm as suas ações de rotina, mas muitas delas foram prejudicadas pela instabilidade política que a região viveu nos últimos anos. “Deparamo-nos com grandes dificuldades. Timóteo e Ipatinga passaram por várias trocas de prefeitos, e isto alterava o quadro de funcionários, o programa de saúde. Atrapalha o trabalho de combate, que é muito importante”, explicou Juniel. Segundo ele, a cada 1000 imóveis é necessária a presença de um agente de saúde, sendo que, em áreas urbanas, 100% das casas devem ser visitadas a cada dois meses. Áreas de risco devem ser visitadas a cada 15 dias.

Juniel afirma que há defasagem de pessoal no Vale do Aço. “Não temos um bom nível de segurança no controle vetorial do Aedes Aegypti, porque não temos o número de agentes necessários, além de eles terem uma remuneração baixa. Acrescente-se a isto problemas com contratações de pessoal para os cargos de agentes, quando muitas vezes as autoridades afirmam que são impedidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. As coisas hoje parecem que estão tranquilas, mas não podemos nos enganar”, declarou.

Fonte: JVA Online

Um comentário:

  1. O descaso com a saúde publica ja vem de muitos anos atraz,hoje tentam concertar contratando funcionarios com uma miseria de salario para o combate do mosquito.Enquanto os funcionarios que o governo federal investil com alto salario e varios beneficios sem nehuma habilitação."foram pegos a laço"que pais e esse?

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.