A décima primeira edição do evento irá homenagear a jornalista Miriam Leitão
O Salão de Humor é um momento onde os artistas tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, ou seja, uma vitrine para artistas já conhecidos e iniciantes. O cartunista Edra, idealizador do projeto, acredita que o salão é um momento para que os artistas possam transmitir conhecimento através de seus trabalhos. A exposição também garante premiação aos participantes.
A caratinguense Miriam Leitão será a homenageada deste ano e, provavelmente, em um dos dias do evento irá comparecer ao salão. Na oportunidade, a jornalista deverá lançar seu mais novo livro.
O salão é um convite para todos os apaixonados pela arte. O evento que começa nesta quinta-feira (20/10), às 20h, irá oferecer oficinas de desenhos e contará com a participação de artistas do Rio de Janeiro.
Caricaturas ao vivo em troca de doações de alimentos une ação social e arte no Salão de Humor deste ano
A grande atração deste ano vai ficar por conta de uma turma de artistas integrantes do grupo “Caricatura Solidária”, do Rio de Janeiro, que estarão na Casa Ziraldo, nos dias 20, 21 e 22, fazendo caricaturas ao vivo em troca de 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados às crianças assistidas pela Casa de Maria.
O projeto Caricatura Solidária surgiu da solidariedade de um grupo de desenhistas de humor para com os sobreviventes do maior desastre ambiental ocorrido no Brasil até 11 de janeiro do ano de 2011, mais especificamente a enchente que devastou a Região Serrana do Rio de Janeiro, quando no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro, os artistas promoveram um evento em parceria com a Cruz Vermelha e a Prefeitura, onde, atuaram fazendo caricaturas ao vivo para quem levasse doações às vítimas da enchente. O evento, ocorrido duas semanas após a tragédia, arrecadou algo como meia tonelada de donativos.
Como desdobramento dessa ação, dia 14 de fevereiro do mesmo ano, o Caricatura Solidária chegava à Nova Friburgo, por meio do evento Ação Global, onde, mais uma vez, cedeu sua força de trabalho em prol de seus habitantes ainda tão fragilizados. Nessa ação foram produzidas mais de duzentas caricaturas das pessoas que visitaram o evento enquanto crianças desenhavam, pintavam, brincavam e compartilhavam a produção de brinquedos a partir de garrafas pet, papel e embalagens de leite longa vida entre outros materiais recicláveis.
A satisfação do grupo com a repercussão de outros eventos que surgiram a partir deste promissor início motivou a criação do Instituto Caricatura Solidária, que tem em seus quadros os desenhistas Adam Rabello, Alessandra Nogueira, André Brown, , Deborah Trindade, Diego Novaes, Jeff Bonfim, Liliana Ostrovsky, Marcelo Magon, Matheus Grimião, Nei Lima, Zé Roberto Graúna e o biólogo Jorge Lima.
Buscando a troca de experiências com artistas de outros Estados, o grupo Caricatura Solidária participará do XI Salão Internacional de Humor de Caratinga com o intuito de incentivar o uso do humor gráfico em ações de solidariedade e cidadania, além de promover a arte da caricatura como forma de inclusão social e cultural.
Fonte: TV Supercanal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.