sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Hospital Nossa Senhora das Dores recebe novo aparelho de radioterapia

Ponte Nova (MG) - Após cinco anos do início das negociações para aquisição do aparelho necessário para Radioterapia, chegou, na noite do dia 5 de outubro, o Acelerador Linear. Com ajuda dos colaboradores da manutenção, o aparelho foi instalado em local específico, denominado bunker – local específico de concreto armado para abrigar equipamento de radioterapia, com paredes de 1,50m largura e um volume de 500 toneladas de concreto, conforme informações do engenheiro responsável pela obra, Sérgio de Castro.

A previsão para funcionamento do novo local, o Centro de Tratamento do Câncer do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD (Quimioterapia e Radioterapia) é para julho de 2012, conforme afirmou o provedor da Casa, Antônio Luiz Lanna. “É um sonho realizado. A partir do ano que vem nossos pacientes terão tratamento especializado e de qualidade, não mais sendo necessárias viagens exaustivas para os grandes centros”, ressalta. Com a aquisição deste aparelho o número de atendimentos irá dobrar, além de melhorar a qualidade do atendimento.

Desde 2001 o HNSD conta com o tratamento por Quimioterapia, serviço iniciado após a chegada do médico Marcelo Pimenta/Cirurgião Oncológico que, motivado pela relativa carência, na época, de instituições especializadas em Ponte Nova e região. “Desde então, o trabalho expandiu-se e ampliou-se consideravelmente”, ressaltou o médico. “Hoje, contamos com uma infra-estrutura completa, e uma equipe médica altamente especializada, garantindo tranquilidade, conforto e segurança ao paciente, além de oferecer o que há de mais moderno na Terapêutica Oncológica. O que trás como diferencial é o carinho e a atenção destinada a cada paciente por toda equipe”, destaca.

Radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

O investimento da obra é considerável, em torno de R$ 2 milhões. Para ajudar na construção o HNSD lançou, no ano passado, campanha em nível regional. Várias doações e trabalhos voluntários, desde então, tem ajudado financeiramente a Instituição. Já foram realizadas diversas ações em prol deste projeto: participação do músico pontenovense Tunai como padrinho da Campanha; doação de imagem sacra; venda de camisas personalizadas; realização de show beneficente; jantar beneficente; doações espontâneas através de depósito em conta bancária; doação feita diretamente nas contas de água do DMAES; valores doados pelo Centro do Chaufeurs e Copress; assinatura de convênio no valor de R$ 1,3 milhão junto ao Governo do Estado de Minas; além da campanha Doe Seu Troco e de diversos parceiros voluntários que acreditam nos benefícios desta obra, não só para pacientes de Ponte Nova, mas como de toda a região.

Sobre o aparelho

O acelerador linear funciona de maneira muito semelhante a um aparelho de raios-x, ou seja, a radiação somente é produzida quando o aparelho é ligado a uma fonte de energia elétrica. O mecanismo de formação da radiação é um pouco mais complicado, mas no final o seu efeito é o mesmo: um feixe de radiação controlado incide sobre o alvo a ser tratado.

Clarissa Guimarães
Assessoria de Comunicação
Hospital de Nossa Senhora das Dores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.