segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Em Ponte Nova, Outubro Rosa na Praça de Palmeiras

Outubro Rosa - Praça de Palmeiras - 22.10.11 (48)Mesmo com a chuva que insistia em cair na manhã de sábado, 22 de outubro, a campanha do Outubro Rosa coloriu a praça de Palmeiras. Colaboradores do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HSND, em especial os do Centro Oncológico, e dos PSFs de Ponte Nova (enfermeiros e técnicos) fizeram aferição da pressão arterial, panfletagem sobre a importância da prevenção, além de esclarecem dúvidas sobre o câncer, principalmente câncer de mama, tema principal do Outubro Rosa. A campanha mundial foi criada nos Estudos Unidos e pretende chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, seja através do auto-exame ou da mamografia.

Outubro Rosa - Praça de Palmeiras - Equipe PSF PN - 22.10.11 (2)Entre os dias 17 e 21, colaboradores e convidados assistiram palestras, no auditório do Hospital, relacionadas ao tema. Médicos da Instituição e profissionais externos explicaram sobre: Efeitos colaterais da quimioterapia; Prevenção do Câncer de Mama; Prevenção dos principais tipos de Câncer; Aspectos psicológicos do paciente e da família em tratamento e sobre Auxílio doença – Previdenciário e Acidentário e Aposentadoria por Invalidez.

Desde 29 de abril de 2009, está em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede do SUS. A Lei dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Mundialmente, ainda é a mamografia o melhor método de detecção precoce do câncer de mama, podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico.

O Centro Oncológico do HNSD oferece atendimento nas seguintes áreas: consulta médica de cirurgia oncológica; consulta médica de clínica médica e oncologia; pulsoterapia (Corticoides, antifúngicos e similares); cirurgia oncológica; pequenas cirurgias; biópsia de medula óssea; inserção de cateter venoso central de longa permanência; heparinização de cateter venoso central de longa permanência; consulta de enfermagem; avaliação nutricional dos pacientes em tratamento e pós tratamento; atendimento psicológico; atendimento fisioterápico; Day Clinic; quimioterapia domiciliar; quimioterapia ambulatorial e quimioterapia sob regime de internação.

Atualmente, está sendo construída a nova área física que irá centralizar os atendimentos de cirurgia oncológica, radio-oncologia (radioterapia) e oncologia clínica (quimioterapia), proporcionando aos pacientes mais facilidades e conforto, evitando a necessidade de transferência para outros centros.

Clarissa Guimarães

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.