No dia 9 de outubro, a partir das 8h, o Consórcio Candonga e o Clube de Rafting de Ponte Nova promovem uma descida de botes no rio Piranga. O evento "1° Passando o Rio a Limpo" é uma ação de conscientização ambiental para recolher o lixo e alertar a comunidade sobre a importância de evitar a poluição do Piranga.
Cerca de 120 pessoas descerão o rio em botes e barcos de apoio, realizando a limpeza do rio Piranga entre os bairros Copacabana, de onde saem os participantes, e Rasa. O presidente do Clube de Rafting de Ponte Nova, Paulo Carvalho Couto, mobilizou a comunidade para o mutirão de limpeza. “Disponibilizaremos quase 20 botes e barcos para esse trabalho de sensibilização ambiental. Esperamos 120 pessoas para descer o rio e ajudar na limpeza das margens”, calcula.
Segundo Paulo, a prevenção contra a poluição e o uso inadequado dos recursos naturais depende da contribuição e envolvimento de cada um. “Precisamos trabalhar efetivamente para manter o rio limpo e contribuir para que todos façam a destinação correta do seu lixo. Preservar a natureza é garantir qualidade de vida para nossos filhos e netos”, conclui.
O "1° Passando o Rio a Limpo" conta com o apoio do Café Piranga, Gráfica F4, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponte Nova, Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), Demaes, GDK e Polícia Militar de Meio Ambiente. Para mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (31) 9989-1040.
Rio Piranga
O rio Piranga nasce no município de Ressaquinha e, quando se encontra com o Ribeirão do Carmo, forma o rio Doce, que percorre 853 km até o Oceano Atlântico. A população estimada da bacia hidrográfica do Piranga é de 686 mil habitantes, distribuídos em 69 municípios, com destaque para Ponte Nova e Viçosa. Dentre os principais
Entre os principais problemas para a bacia do Piranga estão a poluição e o desmatamento. O Índice de Qualidade das Águas – IQA local, conforme informações do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, é médio. O IQA foi criado para avaliar a qualidade da água visando seu uso para abastecimento público, após tratamento.
Limpeza do lago
Além de promover a limpeza do rio Piranga, o Consórcio Candonga está realizando a limpeza do lago da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada no rio Doce. O reservatório da usina tem 8,5 km de extensão e média de 0,41 km de largura, sendo que apenas nos meses de agosto e setembro foram retirados 1.156 sacos de lixo com aproximadamente 6 toneladas de material. A limpeza do lago continua até dezembro.
A cidade de Rio Doce possui desde 2005, a sua estaçao de tratamento de esgoto (ETE) e a sua usina de reciclagem e compostagem do lixo urbano, portanto nao polui o rio Doce e consequentemente o lago da UH do Candonga. Belo exemplo a ser seguido pelas cidades vizinhas que despejam todo o lixo no rio Piranga, Do Carmo e portanto rio Doce. Susutentabilidade Ambiental se faz necessaria!
ResponderExcluir