O curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) será representado pela aluna Vanessa Alves de Barros, no III Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e I Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional. Os eventos serão realizados entre os dias 19 e 22 de julho, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo.
O Congresso aborda o tema "Novas Demandas Sociais e a Universalização do Acesso à Orientação Profissional e de Carreira". O evento busca ampliar e repensar as teorias e práticas tradicionais utilizadas, tendo em vista as alterações constantes por que passa o ambiente organizacional. Organizado pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (Abop), o Congresso reúne estudantes, pesquisadores e profissionais de vários países da América Latina.
Segundo Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso de Psicologia do Unileste-MG, a participação em congressos deste nível propicia o intercâmbio científico por meio do diálogo entre estudantes e pesquisadores. "A formanda Vanessa Barros, apresentará dois trabalhos durante o Congresso. A presença dos nossos alunos nesses eventos favorece a formação de parcerias e contribui para o desenvolvimento de marcos teóricos e técnicos que possibilitam o aprofundamento das questões relativas à área", afirma Regina.
Identidade Profissional
Na sessão de comunicação oral, Vanessa Barros explanará sobre a pesquisa "Identidade Profissional em Formandos de Psicologia da Região do Vale do Aço", fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Instituição, contou com o financiamento da Fapemig. Orientada pela professora Shyrllen Christieny Alves, a pesquisa teve ainda a participação da docente Marleide Castro e, da aluna do ensino médio, Heloane Crislaine de Lima, também bolsista do programa BIC Júnior, mantido pela Fapemig.
O trabalho investigou a relação entre a escolha profissional e a formação da identidade profissional em psicólogos da região do Vale do Aço. "Meu grande objetivo era compreender as questões subjetivas que permeiam a escolha da profissão e assim perceber como elas refletem no processo de formação do psicólogo", relata Vanessa Barros.
O estudo, de caráter qualitativo e descritivo, com entrevista de formandos, concluiu que a maioria dos graduandos escolheu a Psicologia ao final do ensino médio, a partir da identificação pelo curso e pelo desejo de ajudar os outros. Entretanto, afirmaram que a identidade profissional se consolida em dois momentos de atuação, a partir do contato com outros profissionais e nos estágios e práticas de extensão.
Portadores de Necessidades Especiais
A jovem pesquisadora também participará do I Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira, onde compartilhará com outros pesquisadores os resultados do trabalho "Intervenção Psicossocial com Funcionários Portadores de Necessidades Especiais de uma Instituição de Ensino Superior (IES)".
O estudo, selecionado pela comissão organizadora do evento, foi desenvolvido durante estágio realizado no Centro Universitário e contou com a orientação da professora Shyrllen Christieny Alves e participação da aluna de Psicologia, Dayanne Siqueira. "Minha expectativa é de que o Fórum propicie discussões aprofundadas sobre temas centrais da área de Orientação Profissional e Carreira, por isso estou muito feliz de poder participar", conclui Vanessa Barros.
Fonte: Unileste MG – A Católica do Vale do Aço
Parabéns!!!!!!Vç merece.olimpia
ResponderExcluirParabéns Vanessa!
ResponderExcluirSem dúvida alguma, ela tem talento e potencial para ser referência em sua profissão, além de ser altamente dedicada.
Pessoas assim, inevitavelmente, sempre irão alcançar suas metas e sonhos.