Em despacho de 22.06.2011, a Juíza de Direito da Comarca de Raul Soares, Daniele Rodrigues Marota Teixeira, interditou o Matadouro Municipal em virtude de o mesmo estar causando danos ao meio ambiente.
A decisão foi baseada em uma Ação Civil Pública com pedido Liminar pedida pelo Ministério Público, alegando que, em 25 de setembro de 2005, instaurou inquérito civil público, ex officio, com o objetivo de investigar e regularizar a situação daquele matadouro.
Segundo vistoria técnica, foram encontradas no local diversas e gravíssimas irregularidades com relação às operações de abate de animais. Além do mais, o matadouro vinha lançando in natura seus efluentes líquidos industriais e sanitários no rio Matipó, até mesmo o sangue e conteúdo de buchos e tripas, acima dos padrões estabelecidos pela Deliberação Normativa COPAM nº 010/86, não possuindo, ainda, sistema de tratamento de efluentes líquidos, considerando, principalmente, tratar-se de efluentes provenientes das operações de abate e águas de lavagem de pisos e equipamentos, apresentando grande quantidade de sangue, residuais de gorduras, fezes, restos de carnes e sabão utilizado na limpeza das instalações.
A condenação impetrada pela Juíza foi a de cessar a atividade degradadora do meio ambiente e das infrações às normas sanitárias, com a paralisação imediata do despejo de dejetos no Rio Matipó, assim como das atividades do empreendimento. Condenou, ainda, além de outras, à execução do plantio de árvores nativas ao longo das margens do Rio Matipó nas proximidades do matadouro municipal, como forma de recuperar a mata ciliar do referido manancial; recompor a fauna ictiológica local já agredida durante vários anos de poluição e que seja executada a construção de Sistema de Tratamento de Efluentes, conforme diretrizes da Fundação Estadual do Meio Ambiente, bem como cumprir as demais condicionantes impostas pela COPAM para o processo de licenciamento do empreendimento (Licença de Operação Corretiva), além de outras providências constantes do julgamento.
Diante do fato, a Prefeitura expediu nota determinando que só será permitida a comercialização de carne bovina e suína originada de matadouros e/ou frigoríficos licenciados, não podendo existir, em hipótese alguma, a venda de carne de outras procedências, sob pena de responsabilização administrativa e criminal, já que em Raul Soares, assim como em outras cidades da região, existem empresas capacitadas e devidamente autorizadas para atender à demanda. Alerta, ainda, que o Serviço de Vigilância Sanitária do município irá promover a orientação e fiscalização de todos os estabelecimentos que comercializam o produto, a fim de evitar o desrespeito à lei e aos consumidores.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Matadouro Municipal de Raul Soares é interditado por causar danos ao meio ambiente
Marcadores:
interdição,
Justiça,
matadouro municipal,
Prefeitura de Raul Soares,
Raul Soares
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns ao Ministério Público!Aquele matadouro estava uma vergonha!!Contribuindo diretamente para a poluição e destruição de nossos recursos hídricos!Não sei como a superintendência liberou a Licença de Operação para um empreendimento destes, localizado em Área de Preservação Permanente e sem nenhuma medida compensatória cumprida! A ETE Estação de Tratamento de Efluentes deveria ser condicionante principal para liberação da licença de operação!onde estão as análises exigidas como condicionante pela SUPRAM?Acho que agora só mesmo determinando outro local para construção e operação!Parabéns Antônio Leal1!!!estamos juntos com você!!!
ResponderExcluirAss: filha de Raul Soares!
Há que vergonha.
ResponderExcluirAgora é esperar que a leis sejam cumpridas por esta administração tão desleixada com o que é nosso direito e tão severa com nossos deveres.....
ResponderExcluirE o codema e o Rui do Jipe será que agora fala??
ResponderExcluirO carro de distribuição de carne era uma imundice,fora os bois com cancer que já teve.
ResponderExcluirRui do Jeep cadê o matadouro modêlo que vc garantiu?
KKKKKKK, amei.
ResponderExcluircalma gente la pra agosto de 2012 volta a funcionar movamente e ano politico o povo ja esqueceu eta povo lerdo kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirEsse matadouro vai voltar funcionar só quando a Tarza voltar ou seja nunca mais.PT saudaçoes.
ResponderExcluirJá pesquei várias vêzes quando o matadouro funcionava e vejo que é um engano devido ao tipo de dejetos lançados no Rio Matipó (não são tóxicos).
ResponderExcluirEsclareço que soda caustica, ácidos, dejetos das pocilgas é que danificam os rios e que já pesquei vários peixes pouco abaixo do matadouro. Nosso querido Rio Matipó em várias partes é considerado um rio morto devido a depredação ( não respeito a época de piracema, aceroamento e pesca demasiada).
Lembro de vários amigos que por diversas vêzes pegaram dourados dos mais diversos tamanhos, fato este que não acontece mais.
Lamento a desinformação, o que quero esclarecer aqui é que não tem como acabar com o rio devido já de longa data este ter sido desrespeitado, inclusive com a construção de usinas hidreletricas que todos nós sabemos acabam com o passar dos anos com os peixes, não permitindo que a piracema aconteça em todo a extensão do rio.
As usinas do Rio Matipó não possuem o canal que possibilite que os peixes transponham a barragem, pelo que entendo seria o que deveria ser exigido de nossas autoridades da época da construção das barragens para que não houvesse esta atrocidade com nosso principal rio.