O médico nefrologista do serviço de Nefrologia do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD e presidente da Associação Mineira dos Centros de Nefrologia/AMICEN, Renato Medeiros, a enfermeira Andréia Aparecida Prata e a assistente social Silvana Real participaram, nos dias 1º e 2 de julho, na cidade mineira de Lavras Novas, do II Encontro AMICEN 2011. Na programação: reunião administrativa, jornada científica e encontro multidisciplinar.
A enfermeira Andréia/HNSD apresentou, durante o Encontro, o Projeto SGQ:5S implantado recentemente no HNSD, com especial destaque para a equipe do serviço de Nefrologia. A enfermeira fez um breve relato contextualizando a história do 5S no mundo e sua adaptação para o Brasil. Logo em seguida, explicou de que forma esse novo processo de mudança de postura, atitude e trabalho em equipe resultaram em processos positivos de melhoria da qualidade e satisfação dos clientes. Houve uma melhora considerável nos processos internos, devido à implantação de vivência dos conceitos do 5S, refletindo diretamente na qualidade do atendimento e cuidados prestados ao paciente.
O serviço de Nefrologia do HNSD recebe, diariamente, pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS, além de convênios, incluindo Plano Família. As cidades referenciadas além de Ponte Nova são: Alvinópolis, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Jequeri, Acaiaca, Barra Longa, Raul Soares, Guaraciaba, Urucânia, São Pedro dos Ferros, Dom Silvério, Santo Antônio do Grama, Amparo do Serra, Diogo de Vasconcelos, Oratórios e Piedade de Ponte Nova.
O HNSD conta com 43 máquinas de hemodiálise e trata de pacientes que realizam hemodiálise, dialise peritoneal ambulatorial contínua e diálise peritoneal automatizada. O horário de funcionamento é de 6h30 às 18h30, em 2 turnos distintos: 1º turno de 7h30 às 11h30; 2º turno de 13h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.