quarta-feira, 20 de julho de 2011

Desabafo de um ferrense ausente

Atendendo ao pedido de um ferrense ausente, que pediu para que seu nome não fosse divulgado, publicamos abaixo a sua nota de desabafo:

“Diante de todo este alvoroço envolvendo a realização da 41° Festa do Ferrense Ausente, me veio a cabeça lembranças da novela e hoje filme “O BEM AMADO”. Escrito pelo ilustre autor e escritor DIAS GOMES em 1973, a dramaturgia se passava em um longínquo povoado do agreste brasileiro e relatava a saga de um prefeito que tinha como objetivo a construção e inauguração do cemitério municipal. Para tal, a autoridade maior do município, canalizava todos os recursos disponíveis no município passando por cima de tudo e todos para alcançar o tão almejado sonho.

Bem, cemitério nós já temos. Malcuidado, caindo aos pedaços, mas está lá, cumprindo seu papel de lugar calmo e seguro onde repousam tranquilos nossos entes queridos e ferrenses ausentes que hoje se estivessem entre nós certamente engrossariam o coro de tristeza com o descaso e a falta de consideração aos quais são tratados os filhos desta tão querida cidade.

Como mais um Ferrense Ausente, não compartilho com alguns a indignação pela programação de shows contratados para “abrilhantar” a festa, mesmo porque considero ser este o menor dos problemas. Entendo que mudanças sócio-culturais são inevitáveis e a impiedosa ação do tempo nos faz esquecer e modificar vários conceitos. Más e a história? E as tradições? Estaríamos nós aptos a apagá-las?

Em um passado não muito distante, os Ferrenses Ausentes tinham a honra de receber em suas residências espalhadas pelas diversas cidades do país, uma carta convite ao qual a remetente “Prefeitura Municipal de São Pedro dos Ferros”, respeitosamente os “convocavam” a participar desta data comemorativa se juntando aos irmãos “Ferrenses Presentes” em uma só alegria. Era sim um simples convite, mas que enchia de orgulho a quem os recebia. Se retrocedermos um pouquinho mais no tempo iremos deparar com os inesquecíveis “FESTIVAIS DA CANÇÃO FERRENSES” onde se revelaram tantos talentos da terra e que por vezes e mais vezes nos enchiam de orgulho.

Tudo isso parece nostálgico, mas é apenas para lembrar o quão grande e valioso é o nosso berço cultural. E aí mais uma vez me pergunto. Por que se esforçar tanto para apagar tudo isso? Qual será a impressão da Sra. Marilene Guzella que demonstrando carinho e consideração imensurável a São Pedro dos Ferros escolhera esta cidade para lançamento de seu livro? Quantas memórias ainda ficarão? Por favor, senhores governantes, pensem!

Bom, diante de todos estes “porquês” prefiro acreditar que toda esta economia feita na realização da 41° Festa do Ferrense Ausente esteja vinculada à recuperação da nossa querida e sagrada Igreja Sagrado Coração “Igrejinha” que hoje se encontra em completo estado de abandono assim como o orgulho de todos nós, ferrenses ausentes.”

21 comentários:

  1. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

    ResponderExcluir
  2. que saudades dos ferrense ausente, dos fesivais de choop, e da canção, o ´[fecaf, BONS TEMPOS....

    ResponderExcluir
  3. muito me adimira uma pessoa (que não conheço, mas parece ser culta) dizer umas coisas destas. Esta pessoa parece quenão evoluiu no tempo. Pois bem, vou explicar: Os bons momentos daquela época não são bons momentos da atual. Pode-se notar que qualquer cidade que adota a valorização dos artistas da terra, por exemplo, fica frustrada, pois a própria população não valoriza estes artistas, preferem valorizar artistas de fora. Não vamos ser hipócritas. Novos tempos. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Esse da 19:51 deve ser um babo ovo do prefeito danado...Ho festinha ruim mesmo

    ResponderExcluir
  5. eu como ferrense fico envergonhada de ver tal programaçao.entao porque nao mudar o nome da festa.; afinal nos pra que fazer agente passar por tamanha humilhaçao.

    ResponderExcluir
  6. Parabens prefeito vamos acabar com estas festas mundana,que só leva nossos jovens a consumir alcool e drogas ,vamos valorizar as familias ,os esportes o bem viver ,chega de musicas pra divulgar a pornografia e praticas obsenas.

    ResponderExcluir
  7. Raul Soares não está longe disso...
    Tinha o mais antigo "Festival da Canção" de Minas Gerais, a mais antiga "Olímpíadas", mesinhas nas calçadas, cinema, clubes dançantes e nas festas no "Parque de Exposições" tinha artistas a nível nacional.

    ResponderExcluir
  8. Bom, a bem da verdade, ainda concordo com o "ferrense indignado", dá para ficar frustrado sim.Não há verbas, devido a saúde dos ferrenses presentes, da Igreja Velha? (Será?). gente ! Venda a festa. Ou cobre um valor justo nos ingressos.Ah! Não esqueçam dos convites, os ingressos, com certeza pagam estas despesas.E enquanto houver pessoas conformadas cm tais mazelas de uns, não reclamem dos erros dos mesmos em relação a nossa querida cidade.

    ResponderExcluir
  9. O FERRENSE AUSENTE É UMA FESTA TRADICIONAL DA CIDADE A MAIS DE 40 ANOS, NOS 2 ULTIMOS ANOS FOI PERDENDO UM POUCO MAIS DO SEU BRILHO, NÃO PODEMOS DEIXAR ACABAR UMA FESTA TÃO ESPECIAL COMO ESTA, SÃO PEDRO PRECISA DE PESSOAS NOVAS, PRECISA DE PESSOAS COM VONTADE DE TRABALHAR COM SERIEDADE DIA A POS DIA E NÃO SOMENTE QUANDO ESTIVER CHEGANDO A ELEIÇÃO. SÃO PEDRO MERECE MUITO MAIS.

    ResponderExcluir
  10. A festinha a qual se referiu se o autor das 22:13 é simples mas todos os FERRENSES Ausentes e Prezentes são sempre bem vindos seja ele pobre ou rico pois as portas estão sempre abertas sem distinção de poder aquisitivo, o que sempre ouvi é que se cobrava ingresso para selecionar o público e outros fatores que hoje sim, me sinto envergonhada pela humilhante demora de enxergar o que estava por traz das grande FESTAS. Abram os olhos.

    ResponderExcluir
  11. será que esta doença pega?será que estão copiando também do Prefeito de Raul Soares?a coitados... a cidade de São Pedro e Raul estão
    mortas, agora só faltam acabar de enterrar.... viu.. quem mandou votar no homem....

    ResponderExcluir
  12. Se até o hospital q era pra estar no 1º lugar, a cidade perdeu, agora me responda, mais o quê que vcs esperam dessa cidade?

    ResponderExcluir
  13. Sr. "post das 19:51". Fui eu quem postou esta carta. Talvez tenha sido um pouco complexa para vc entender mas como disse, não estou preocupado com shows. "Frustrante" é ver nossos irmãos ferrenses que residem em São Pedro passarem por tudo isso que estão passando. Frustrante é saber que não temos hospital, não temos saúde, não temos educação ou seja, não temos nada. Frustrante é saber que ainda existem pessoas como vc que ainda coloca em primeiro lugar "pão e circo".

    ResponderExcluir
  14. Como havia conversado com um grande amigo ainda hoje que se dizia estar desanimado em ir ao Ferrense Ausente, se deixarmos de ir, aí sim poderemos esquecer, pois ainda que, muito largado ( como o nossa querida São Pedro dos Ferros), continua sendo uma oportunidade de reencontros, de vermos velhos e novos amigos. Então mesmo que saudosos dos velhos tempos, não deixem de participar, não pela festa que não esta grande coisa mas sim pela confraternização, pelo bate papo, pelo abraço para que não deixemos acabar este momento de reencontro do penúltimo fim de semana de Julho, na nossa pequena e pacata "Terrinha".

    ResponderExcluir
  15. A festa é ruim mas todo ano tem.
    A saúde está pedindo socorro e as estradas rurais de novembro a março fica cheia de atoleiros e de abril a outubro cheia de buracos.... onde está o nosso representantes que não vê o que está acontecendo na cidade?

    ResponderExcluir
  16. Isto tudo que etá acontecendo é culpa do atual prefeito, que resolveu dar uma de Cristo e até agora não mostrou para a população a roubalheira que encontrou na prefeitura da administração passada. Mostra a cara prefeito. Põe na rua as falcatruas todas que a última administração deixou de herança pra são Pedro dos Ferros. Concordo com o desabafo do ferrense ausente. Tem muita gente aí querendo ser prefeito pra continuar mamando nas tetas do município e deixar o povo ferrense cada dia mais carente. Carente de tudo. Inclusive de cultura e senso crítico para separar o joio do trigo. Ano que vem tem eleição. Vê quem são os candidatos que postulam dirigir a "viúva". Será que eles querem mesmo o bem de São Pedro? A cidade é pequena e todo mundo sabe quem é quem. Inclusive todos conhecem a ficha dos candidatos. Dá pra confiar. Pesquise a vida pregressa deles e veja se algum dos possíveis candidatos é realmente o "salvador da pátria", ou melhor o "salvador de São Pedro dos Ferros". Aff!!!! Com essa turma de possíveis candidatos que estão aí, São Pedro está é com o futuro mais do que comprometido. Cruz credo.

    ResponderExcluir
  17. Em São Pedro dos Ferros não se investe em saúde, em educação, em obras para melhoria da cidade, estradas etc... mas em compensação a festa do ferrense ausente está um bosta!!! Muitos estão decepcionados pois depois de um segundo mandato conturbado e ausente da ex-prefeita Maria Célia, que chegou a deixar a prefeitura na mão de terceiros esperava-se um boa gestão de José Silvio, que na década de 80 fez um bom mandato. Mas o que eu ouço falar, mesmo estando fora e vejo quando estou aí é que a cidade está abandonada, suja, mal cuidada!

    ResponderExcluir
  18. uma coisa podemos afirmar, as coisas vão mudar nesta era da tecnologia e querendo ou não os políticos terão que saber o que o povo realmente pensa e todos terão direito a dar a sua opinião e serem ouvidos.
    Quando chega a eleição os candidatos sobem nos palanques e dizem que não tem médico e outras babozeiras, mas na hora que são eleitos fazem isto que zé silvio está fazendo: Não administra e não deixa o cargo, coitado conheci sua família e tenho certeza que ele está envergonhando seus antepassados, pessoas boas e caridosas; ele coitado largou a prefeitura nas mãos dos Sarneys de São Pedro, pessoas que pulam de galho em galho a cada mandato de acordo com o ibope de cada candidato e sugam os cofres públicos, no hospital estes Sarneys só aparecem para receber as verbas quando esta aparece e depois nos momentos ruins desaparecem para as cidades vizinhas.
    José Sílvio nunca foi bom prefeito, o que acontecia no passado é que nossos pais não tinham as informações que temos hoje, o dinheiro público era uma farra só, era uma era coronelista e vamos apagar este mandato da história e cuidado com quem seu candidato anda pois será nas mãos destes que ele certamente entregará seu mandato, todos fazem isto, abre o olhooooooooooooooooo! Ferrenses.

    ResponderExcluir
  19. Ê trem bão é ver esse povo brigando,cada um quer saber e entender mais que o outro, o pior de tudo é ficar no anonimato, isso sim é hipocrisia, ou melhor, covardia, onde está o carater de cada um, se não tem coragem de mostrar a car não deveria nem fazer comentários tolos, e a matéria que foi publicada atraves desta carta, é apenas a realidade, ha tempo para tudo, acredito que vcs tem alguma boite que podem ir né? Então deixa o povo curtir a festa sô!

    ResponderExcluir
  20. a festa pode ter ficado ruim concordo,mas no domingo os trilheiros deram um shol de confraternisaçao.com direito a cafe da manha e almoço foi muito bonito.com pessoas de varias idades partiçipando.nao poço deixar de parabenisalos e isto ai.

    ResponderExcluir
  21. se todos vissem o esporte como um elo entre as pessoas.seja ela de qualquer idade,talves poderiamos faser com que a festa de sao pedro dos ferros . se torne melhor.critica fas parte, mas tem que ser construtiva.
    EU gosto de trilha e VC?

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.