Informativo da Polícia Militar
A Polícia Militar de Bom Jesus do Galho se reuniu com os cafeicultores do município no último domingo (05), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com grande participação dos moradores da zona rural, onde, em ação conjunta com os produtores de café, foram traçadas estratégias a fim de prevenir furtos nesta safra de 2011.
No período de safra de café, há um aumento considerável na sensação de insegurança pelas ocorrências de furtos/roubos nas zonas rurais. Ao mesmo tempo em que é uma alegria para o agricultor colher os frutos, esperados por um ano, ele tem a preocupação de se prevenir contra a ação de criminosos, que rondam as propriedades, esperando o melhor momento para furtar, motivados principalmente pela valorização do preço do café neste ano.
Durante a reunião, o Sargento Neimar, Comandante da Patrulha Rural de Bom Jesus do Galho, enfatizou a importância da participação dos moradores da zona rural, na adoção de medidas preventivas, minimizando as ações delituosas neste período, denunciando, mesmo que anonimamente, sobre a presença de pessoas em atitude suspeita rondando as propriedades.
Dentre as orientações e sugestões apresentadas na reunião, a implantação do “Ficha limpa obrigatória” no momento da contratação de “apanhadores” de café pelos produtores , medida já adotada em outras Unidades e que vem surtindo efeito, haja vista que nesta época, surgem pessoas de diversos lugares querendo trabalhar nas plantações, sendo que vez ou outra, é comum a presença de foragidos da justiça no meio destes trabalhadores.
Tal medida consiste no repasse das identidades dos funcionários contratados pelos produtores rurais à Polícia Militar, para que seja feita a verificação dos antecedentes criminais, evitando que estupradores, homicidas, traficantes, entre outros criminosos se infiltrem nas plantações e cometam crimes em nosso município e região.
Outra medida importante a ser adotada pelos produtores de café, diz respeito ao reforço da segurança dos armazéns e depósitos onde ficam acomodadas as sacas de café, com a instalação de dispositivos de segurança e comunicação, tais como alarme, câmeras, telefone, rádio comunicador, além de um bom sistema de iluminação e presença de vigias, principalmente no período noturno, visando inibir a ação de criminosos.
Também foram repassadas orientações quanto à forma utilizada para o pagamento dos funcionários, o objetivo é evitar que os produtores ou encarregados circulem com grandes quantias em dinheiro na zona rural, se tornando alvos fáceis dos bandidos, para tanto, uma medida para se efetuar o pagamento de forma mais segura, é por meio de cheques, os quais podem ser sustados em caso de furto, bem como depósito em conta bancária, oferecendo maior segurança.
A Patrulha Rural está intensificando o patrulhamento, principalmente no período noturno, com abordagens a pessoas suspeitas, motociclistas e veículos de carga, além realizar visitas preventivas nas residências e armazéns, a fim de prevenir os furtos, gerando maior sensação de segurança e qualidade vida aos moradores da zona rural.
Parabens para PM de Bom Jesus do Galho por essa participação preventiva junto aos produtores rurais daquela região.
ResponderExcluir