sexta-feira, 17 de junho de 2011

O enigma da maconha

Por Eduardo Guimarães

image

A decisão unanime do STF autorizando atos públicos em defesa da legalização da maconha não apenas mostra como foram inconstitucionais as decisões judiciais de instâncias inferiores nos Estados que proibiram a realização de tais atos, mas exige o destaque do enigma que envolve a proibição de uma droga que está longe de ser a mais nociva.

A irracionalidade em relação à mais leve das drogas é tanta que a polícia paulista cometeu o desatino de reprimir com violência jovens cujo “crime” fora apenas o de exercer o direito constitucional de reunião, manifestação e de liberdade de opinião.

Quantas vezes você ouviu conservadores clamarem por repressão à maconha enquanto consumiam doses e mais doses de álcool? Quantas vidas foram destruídas pelo álcool e quantas você soube que foram destruídas pela erva?

Claro que a maconha, como toda droga que mexe com o estado de consciência, produz efeitos nocivos e, portanto, deve ser evitada. Todavia, os efeitos do álcool, que movimenta uma indústria bilionária, são infinitamente mais potentes. Ou você já tomou conhecimento de alguém que fumou maconha e saiu cometendo barbaridades com um carro?

Um copo cheio de uísque causa efeitos muito mais intensos do que um cigarro de maconha jamais poderia. Sobretudo no que diz respeito aos reflexos, ao equilíbrio e ao controle emocional. Mas você pode ir à esquina de casa e ingerir álcool até atingir um estado de torpor que o impedirá até de andar, quanto mais de dirigir. E a lei permite.

Ao contrário do que os conservadores pensam, a tal “porta de entrada” para as drogas de que tanto falam nunca foi a maconha, mas o álcool. Essa é a primeira droga que ingerem praticamente cem por cento dos usuários de drogas químicas, as mais perniciosas que se conhece.

Durante os dias que antecederam e sucederam a Marcha da Maconha que a Justiça proibira, no entanto, o termo “maconheiro” foi largamente usado por jornalistas conservadores. Era como se fosse uma palavra mágica que simplesmente sendo mencionada já dispensaria qualquer discussão sobre o assunto.

O enigma da maconha reside em ser considerada mais nociva do que o álcool e sinônimo de degeneração moral apesar de nem ser mais nociva nem a substância dos degenerados, pois álcool destrói o usuário contumaz muito mais do que a droga natural. É um mistério, pois, a razão pela qual conservadores aceitam a pior droga e rejeitam tanto a menos danosa.

O enigma da maconha, na verdade, é o enigma que cerca os que fazem da hipocrisia, da moral seletiva, dos dogmas irracionais, do preconceito e do autoritarismo um ideal de vida. São aqueles que, por tanto tempo, mantiveram o Brasil em um transe do qual, a cada dia que passa, vai despertando.

Fonte: Blog Cidadania.com

12 comentários:

  1. REALMENTE O ALCOOL TEM MATADO MUITA GENTE NO TRANSITO E NO PROPRIO HOSPITAl,90%das pessoas ingerem o alcool,e acham normal.mas a erva naõ esta muito longe do alcool,destroi sim muitas familia,matam roubam,para sentir essas ondas que a erva provoca.qualquer ser humano tem o direito de fazer o que quiser desde que nao prejudique nimguem ,falar protestar por aquilo que ache certo.mas liberar a erva e totalmente errado.nao estou sendo preconceituosa,mas nao e certo.

    ResponderExcluir
  2. Esse paragrafo retrata bem e não vai demorar acontecer a regulamentação...

    "O enigma da maconha, na verdade, é o enigma que cerca os que fazem da hipocrisia, da moral seletiva, dos dogmas irracionais, do preconceito e do autoritarismo um ideal de vida. São aqueles que, por tanto tempo, mantiveram o Brasil em um transe do qual, a cada dia que passa, vai despertando.
    "
    o paragrafo acima assim cita muito bem o que acontece...muitos falam da maconha sem nunca tert usado, eu desconheço familia que foi DESTRUIDA, SEPARADA...(SÓ POR MACONHA)...

    outra coisa...conheço muitos usuarios de maconha e a maioria nao partiu para cocaina muito menos para o crack...ESSA HISTORIA QUE MACONHA É PORTA DE ENTRADA É BALELA, SE TEM DROGA DE ENTRAVA É O ALCOOL E O TABACO. Quem realmente gosta da erva não usa crack jamais...é facil...qtos usuarios de maconha vc conhece e atos de crack vc conhece???????? kkkkkkkkkkkk

    ja por cocaina, ALCOOL E CRACK é toda hora...

    como ja foi dito na matéria...me diz um acidente de carro que alguem ja viu falar que o condutor matou ou atropelou alguem pq tinha usado apenas maconha? eu nunca vi falar...

    sempre qd acham a maconha tem inumeras garrafas de alcool no meio da historia.

    portanto passou da hora de regulamentar, e como ja foi dito antes são inumeras as vantagens...

    1° acabaria com o trafico e com as mortes que o mesmo causa, pois venderia em local segura e habilitado.

    2° só seria vendido a maior de idade com controle de vendas feito atraves do RG de quem faz a compra...traficante não pede rg...rsrs

    3° lá so venderia maconha, NÃO VENDERIA CRACK NEM COCAINA como acontece hoje em dia...

    são inumeras as vantagens...

    abraços e rumo a regulamentação

    ResponderExcluir
  3. pra fala a verdade se 50% da sociedade mundial fumace 1 Baseado por dia, o Mundo seria um Lugar melhor !

    ResponderExcluir
  4. ao anonimo das 12:05

    acho que não estamos muito longe desses 50% ai não hem...deixa regulamantar pra vc ver a quantidade de gente que vai dar as caras...

    como o anonimo das 09:36 disse...hj em dia são inumeras as pessoas que curtem a erva e odeiam outras drogas como crack e cocaina...

    portanto creio que se regularmentar vc verá que teremos uma boa parcela da sociedade que curte a erva, e todos na maioria das vezes bem sucedidos com suas familias, amigos e em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Todo vício é uma doença e que deve ser tratada em prol da saúde mental.Eu não sei onde este pessoal está querendo chegar,acho que na "Esbórnia talvez..."

    ResponderExcluir
  6. Gosto desta idéia. Já tentei debater com muitos aqui, em outros tópicos, mas como bem escreveu o autor do texto, existe uma mística em torndo da Maconha. Como em outra postagem, eu dei o exemplo das mesas que todos querem em raul para beber. Não que eu seja contra, mas sinceramente, como dito na oportunidade, o ato de ingerir alcool é muito mais nocivo que o de fumar maconha, poré, devido a institucionalização do alcool, seja ele através da TV,pelas propagandas ou porque é legalizada e as pessoas não veem mal em consumi-la. Como bem mostrou o programa "A Liga" da Band, mostrando a diferença entre o ato de se beber, em frente as câmeras( Que é considerado normal) e se ao invés de um gole na bebida, tivesse acendido um baseado. Lógico, o que foi mostrado foi apenas o gole, pq o baseado ficou só na situação hipotética, visto que causaria muito impacto. A questão é essa, o proibicionismo não resolveu a questão, portanto creio que chegou a hora de tentarmos a da redução de danos. O preconceito contra a maconha é mais nociva para a sociedade, pois com ela vem essa repressão e a violência que vemos todos os dias. Não apoio ninguém a beber ou a fumar maconha, porém respeito a liberdade de escolha,pois conheço pessoas que fumam e que bebem e nem por isso são marginais ou pessoas que não querem nada com a vida. O motivo que leva uma pessoa a fumar maconha( no caso de um usuário recreativo), é praticamente a mesma que leva uma pessoa a beber em um final de semana, ou mesmo assistindo aquele jogo do seu time, no meio de semana, a qual em tom de brincadeira todo trabalhador chama como "quebrar a semana". É um ato de entretenimento, uma quebra na rotina do dia dia, que aocntece em uma sociedade de diferentes formas (seja ela praticando esporte, namorando, indo ao cinema,fumando maconha ou bebendo sua cervejinha. Logicamente existe uma parcela dentro da sociedade que vai ter problema com o uso de drogas, assim como tem uma parcela hoje em dia que tem ou já tiveram problema com alcool, e nem por isso ele é proibido. Acredito que se fosse proibido, estaríamos com um nivel de violência ainda maior. Imagina só, nós brasileiros, principalmente os Mineiros, que gostamos de tomar uma geladinha, tivéssemos que recorrer ao mercado paralelo para comprar por exemplo uma caixa de 12 latas de cerveja. O quanto isso não daria para o crime organizado. A meu ver a política adotada para com o alcool, deveria ser parecida com uma a ser adotada com a maconha, porém teriam que ser leis ainda mais rígidas.

    ResponderExcluir
  7. Pois não vejo com bons olhos essa permicidade que se tem com o alcool atualmente. Porém, proibí-lo seria muito pior para a sociedade. Quando se discute a regulamentação da maconha, não quer dizer fazer campanha pra que todos fumem ou coisa do tipo e sim adotar uma política de redução de danos para todos os que são atingidos, seja diretamente ou indiretamente. Não é Esbórnia, meu amigo. As vezes pq vc conheça uma pessoa que já não gosta de trabalhar e so fique por conta dos vícios. Assim, como vemos os bêbados para a rua afora. Agora, comparar todos os bêbados e alcoolatras com os que bebem cerveja socialmente, a meu ver é opinião de gente com pouca instrução. Devem ser os mesmos que pesam até hoje por exemplo, que tatuagem é indício de ex-prisioneiro, que dread locks é coisa de gente suja, que piercing são coisa de gente doida. Afinal, os argumentos dos proibicionistas são os mesmos de 50 anos atrás, porém, pela sua própria ignorância, muitos tem medo do novo, pois o fato de ser novo, algo que não se conhece, sempre trouxe medo ao seres humanos. Porém, criticar é muito mais fácil, do que pegar os livros e ir atrás de quem sabe, pois a grande maioria que fez isso, são os que conseguiram mudar sua opinião, ou pelo menos enxergar o outro lado da história, quando se fala em redução de danos. Ah, e se alguém quiser pegar algum dado no google sobre a Holanda, não faça igual a um anônimo em uma outra postagem do POL, que me pareceu não dominar o inglês, e veio com dados sobre a Holanda,no entanto, do início do processo da regulamentação, que foi nos anos 90, completamente obsoletos. Além do que os dados apresentados foram sobre drogas em geral.Ele esqueceu, ou talvez não saiba, que a Holanda tem uma política de redução de danos não só com a MAconha, mas com todas as drogas e apesar das outras drogas não serem regulamentadas, eles possuem uma tolerância bem maior que aqui.

    ResponderExcluir
  8. brincadeira ler comentários de pessoas que pênsão deste jeito né pascoal. devem ser todos usuarios.
    é por isso que nossa sociedade esstá neste buraco, nossas famílias dizimando , filhos roubando a própria casa paara sustentar o vício, matando sem nenhum escrupulo, tudo isso por causa da falta de repressão ao tráfico que a cada dia domina mais território e nos coloca reféns em nossa propria cassa. falta tbm politicas publicas para cuidar dos viciados, mas a repressão é necessaria.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do tema e venho manisfestar minhas opniões a respeito, visto que não se trata de comparar qual droga é pior ou melhor vejo esta comparação como a porta para a hipocrisia. Caso seja liberado a maconha e obviamente o seu plantio estas áreas ocuparão local de cultura de arroz, feijão, melancia e outros alimentos.
    Todavia devemos também refletir que todo usuário de crack, cocaina, ox é um ex usuário de maconha.
    Geralmente são pessoas que não se encaixam neste mundo, não trabalham (às vezes), usam a droga para relaxar só não sei de que, parece que é para evitar os seus probremas (tal como pobreza) até pareçe que ser pobre é crime, vejo que estamos no caminho errado com nossos representantes do Supremo Tribunal Federal, deveria haver um plebicito se todos deveriam ser demitidos ou não por terem liberado tal marcha.
    Deixo uma pergunta quem vai construir os hospitais para os doentes do futuro, clínicas, formar mais médicos e bancar com mais impostos, será que nosso ex-presidende Fernando Henrique Cardoso tem a resposta pelo que me parece ele foi um dos primeiros a cogitar tal idéia.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, diga uma solução melhor então, que vai ser muito mais útil que esse discurso hipotético. Repressão é necessária? Necessária pra quem? Queriq ver se vc morasse na favela. Definitivamente, o problema de droga de Raul, é o Crack, todos sabem que a partir que chegou isso aqui, acabou-se a paz. Repressão não é necessária em lugar nenhum, deixa de ser boça, reprimir é uma coisa que não devia existir na modernidade. Esse anônimo ai é daqueles que apoiam a repressão, apoiam a violência e apoiam os colarinhos brancos, que lucram com o dinheiro. Para bens meu amigo, vc é um completo sem informação. Devem ser todos usuários é por conta sua, eu trabalho com redução de danos, procurando me informar cada dia mais, não como vc, que falou um tanto de bobeira. Eu quero que vc me diga quem entrou na casa dos outros pra roubar e comprar maconha. Aposto que era viciado em Crack, como esses que sempre tem em raul. Se repressão fosse resolver, ja tinha resolvido nao? Alias, so vem aumentando o numero de usuarios, justamente pq o governo nao tem programas, pra isso, pois como e do mercado negro eles nao tem nem ai. O pascoal e eu ainda acho que se lá há 30 anos atras se nao tivesse proibido a tal maconha, nem tao difundida ela seria. Olha so, vc ja viu alguem reprimir usuário de chá de cogumelo, de trombeta, de fita, ou de vários alucinogenos que temos em plantas como a Ayauasca, que usa-se no santo daime. Eu so nao sei qual a diferença? Os efeitos da repressão são muito piores pra sociedade em si, só boçais como esse não ve, e sabe porque não vê? Pq não sai de raul Soares, e ai ainda sim é um lugar muito tranquilo, não vê de fato as difereças sociais e a guerra do tráfico. Hj mesmo vão invadir a Mangueira, no Rio. E ai eu te pergunto, vc lembram do Alemão? Tá á o tráfico do mesmo jeito. Não sejam bobos de achar que repressão vai acabar com o tráfico. Vc mata um bandido, tem 5 querendo ocupar o lugar. VC acha mesmo que a repressão é fraca? Nossa, cada operação da policia pra subir em morro, vc não sabe de nada. Eu é que estou cansado de financiar armamento pra policia ficar torcando tiro. A cada 10 reais de imposto, o Estado pode investir em 8 cápsulas de 38. Preferia que fosse investido na saúde e na educação. Sou contra a violência e sei que a ideia de mundo perfeito, sem drogas não existe e nunca vai existir. Portanto tenho humildade e ombridade de ver que o sistema atual é fracassado. Aposto que o repressor acima toma sua cervejinha, não toma? Hipocresia e fata de informação é mato em Raul Soares!

    ResponderExcluir
  11. Também acho que a repressão pura e simplesmente não vai acabar com o tráfico de drogas nunca. O que é preciso fazer é uma campanha, um trabalho sério de conscientização dos malefícios trazidos pelas drogas. Precisamos alertar, prevenir e não sou a favor dessa liberação. Pelo contrário. Acho que esse trabalho de conscientização deveria ser estendido para a bebida e o cigarro, pois essas drogas também vêm matando muito mais do que as guerras e, no entanto, são liberadas como se não fossem nocivas ao organismo humano.
    Eu já bebi e fumei muito e somente hoje, após alguns anos de sobriedade, pude constatar o mal que essas substâncias fizeram ao meu organismo. Felizmente, fui um dos poucos que escaparam dessa prisão, que é a dependência criada pelo hábito do consumo. É uma roda que aprisiona o indivíduo e da qual ele não consegue sair só com suas forças. É sabido que, sem uma ajuda Superior, ninguém sai dessa com facilidade e, o que é pior, sem uma grande perda, seja ela moral ou física. Felizes daqueles que se libertaram.
    Se se fizer uma pesquisa entre os consumidores de drogas, constatar-se-á que a maioria quer deixar o hábito, mas não consegue. No fundo da alma, todos querem se libertar da droga e os que ainda permanecem, o fazem porque, como não têm força suficiente para superar o vício, propagam a droga como uma recreação, a fim de arranjarem mais adeptos e não ficarem sozinhos nesse mundo de tristeza e solidão. Porque, quando o bicho pega mesmo, não tem ajuda que consegue tirar o deprimido daquela situação de solidão e pavor. É preciso que ele tome outro tipo de droga em um hospital para combater aquela que o está consumindo. E aí inicia-se uma outra jornada, tipo daquelas que já levaram para o túmulo vários conhecidos personagens do mundo artístico.
    É preciso mesmo fincar os pés no chão e encarar a droga como ela é, e, não, como gostaríamos que ela fosse. Está mais do que provado que ela tem sido a causadora de uma série de problemas sociais e não adianta querer tapar o sol com a peneira, dizendo que tal droga faz menos mal que a outra. Todas fazem mal. Eu falo de cadeira, pois já vivi esse drama e hoje, felizmente, vivo alegre e de bem com a vida, pois consegui me libertar dessa escravidão.

    ResponderExcluir
  12. Exatamente isso, vc conseguiu sair do vicio, parabéns. Agora, não falo de outras drogas, estamos falando da Maconha, não quer dizer que tod usuário vai ter problema, assim, como nem todo mundo que bebe e alcoolatra. Se pegar a proporção dos que consomem alcool e maconha vai ver que a minoria vai ter os problemas, logico que essa minoria, talvez dê trabalho até por demais, mas não acho que isso deve afetar na liberdade de escolha de cada um. Repito, que a regulamentação, e não a legalização, como alguns dizem, trás menos danos pra sociedade. E isso só não vê quem não que, até pq só discutem o tema atraves de usuários de maconha e não o leque que a planta cannabis pode ser usada. Agora,eu quero saber, se algum pai que tem um filho que fuma maconha, se ele gosta do porcediemnto adotado atual, pois, a policia faz tortura psicoloógica, fala que vai bater, deixa a pessoa pelada, fora os xingamentos. Isso é certo? creio que não. Não quero meu filho, por mais que seja usuário de droga, que fique no círculo do crime, conivendo com bandidos. Prefiro um conversa franca e tiver que interná-lo, farei, como amor de pai; nada de terceiros, que na verdade não estão nem ai para seu filho. QUe fique claro que ninguem ta fazendo campanha do tipo, fume maconha, ou beba, apenas acho que a redução de danos é melhor, queremos uma mudança na legislação, pois as vezes colocam uma pessoa na cadeia, como traficante, pois quem a principio decidi entre se é usuário ou traficante, é o PM, no momento da abordagem. Agora vamos a um exemplo simples, ai em Raul mesmo. Se a policia pegar um boyzinho do centro com 15 gramas de maconha, possivelmente vai ser interpretado como usuário, agora essas mesma quantia em posse de um jovem morador da vila do Asilo, possivelmente vão qeurer acusá-lo de tráfico. Minha gente, abram o olho, o que não qeuremos é a barbárie que acontece hj em dia, cadeia não cura ninguem. Cadeia é a faculdade dos bandidos, pois todos que saem de lá, saem piores, e até com mais contatos da rede do crime, do que antes dele ser preso, pois talvez naquela época ele ainda era apenas um usuário. Gente, não venha com essa de quem fuma maconha rouba. Não o faz mesmo, e eu aposto. Bom, pesquisem na Holanda, um tratamento terapeutico feito atraves da Maconha, em que conseguiram tirar usuarios de crack, atraves da maconha e gradativamente eles pararam de fumar maconha tb, afinal, maconha não da crise de abstinencia e e bem mais facil ficar sem fumar, do que um fumante de tabaco, ficar sem seu cigarrinho legalizado! Queremos mudança na lei de entorpecentes, não queremos que todo mundo fume ou ache bacana fumar maconha!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.