sábado, 7 de maio de 2011

QR Code: o “código de barras” para celulares

imageEntre tendências e novidades, vou falar de uma coisa que muitos podem já ter visto, mas alguns ainda não entenderam muito bem o que é ou pra que serve: o Código QR.

imageMais conhecido mundialmente como QR Code, o Código QR não passa de uma versão mais moderna e elaborada do famoso Código de Barras. A diferença basicamente é, além do tamanho, que pode ser bem menor que o de um código de barras, a capacidade de informação, já que nele você pode “ocultar” textos, links para internet, até vídeos ou imagens para serem baixados. É essa versatilidade que o tem deixado cada vez mais popular em todo o mundo.

Mas como que você visualiza tudo isso? Diferentemente do código de barras, que você precisa de um leitor específico, o QR Code pode ser lido em qualquer Celular ou Smartphone, bastando apenas que ele tenha uma câmera (e nem precisa ser muito boa) e um programa específico para leitura desses códigos. Se seu aparelho não vier, você pode baixá-lo gratuitamente no http://i-nigma.com/ ou no browser do seu celular, www.i-nigma.mobi .

Agora você vai pensar: quais as aplicações desse código na sua vida? Bem, no Japão a utilização do QR Code já é uma febre, e em todo lugar vemos uma aplicação mais criativa que a outra. E mesmo no Brasil já há várias formas de curtir esse novo recurso.

image-Em anúncios publicitários você pode acessar algum site ou  vídeo com mais informações, ou mesmo uma mensagem secreta.

-Em alguns produtos (de comida à eletrônicos) o QR Code pode direcionar para um endereço especifico de internet, onde pode conter informações adicionais sobre o produto, garantia, manual, fotos, vídeos, etc. Como no caso desse vinho da foto.

-Numa indústria que seja necessário um controle maior, um rastreamento de seus produtos por todas as etapas de produção, como a indústria farmacêutica, o QR Code já está sendo usado.

-Algumas lojas podem oferecer informações extras sobre alguns produtos e mesmo cupons de desconto exclusivos aos que acessarem. E aí, vai perder essa?

imageUm restaurante em Barcelona colocou um QR Code na sua entrada, e lá as pessoas acessavam o cardápio. Legal, né?

Na Europa muitos prédios já aparecem com grandes outdoors com intrigantes  QR Codes para divulgar alguma informação extra.

Pra você que já tem um aparelho que consegue ler o QR Code, disponibilizei no topo da página um código com o endereço do blog, que foi criado no QR Code Generator ( http://qrcode.kaywa.com/ ), onde qualquer pessoa pode criar seus códigos.

A propósito, uma das aplicações que as pessoas curtem bastante no QR Code é justamente essa de já dar o link pro navegador do celular entrar direto no site, já que digitar endereço de sites no celular costuma ser um tanto mais trabalhoso que num teclado normal. E aí? O que você está esperando para acessar o POL do seu celular, sem digitar uma linha?

Com informações do Blog do Comprafacil.com

2 comentários:

  1. O problema, Pascoal, é que, além da necessidade em se ter um celular de última geração para conseguir acesso a tal tecnologia, o principal é ter-se acesso à Internet Banda Larga wireless, pois, caso contrário, não faz sentido por ser justamente uma APL para tecnologia móvel.

    Nas capitais, principalmente São Paulo, a utilização do QR Code já é uma realidade mais do que consolidada. Em praticamente qualquer lugar se tem acesso à Internet sem fio e de graça, ou mesmo 3G, mas com um preço que nem se compara com os praticados pelas operadoras aqui no interior.

    Ao contrário do que possa parecer, não estou fazendo uma crítica vazia com relação ao seu post, mas sim, incentivando as pessoas para que possam se mobilizar e exigir das autoridades (in)competentes que providenciem projetos para intalação de pontos de Internet sem fio, similares aos desenvolvidos em Ouro Preto (veja o artigo http://www.rnp.br/noticias/imprensa/2005/not-imp-050413.html) e que os usuários de Internet 3G pressionem as operadoras para que estas parem de praticar os preços absurdos, com suas propagandas estapafúrdias e mentirosas.

    Isso é plenamente possível. Assim como qualquer outra ação. Basta liderança, mobilização, assertividade e força da população em pressionar o Poder Público para isso. Caso contrário...

    ResponderExcluir
  2. Esse mês a Google lançou o seu serviço de encutador de URL o goo.gl (http://goo.gl/) para as Redes Sociais

    Nele você consegue criar o QR Code para o seu Site e ainda ter uma análise de acessos feitos pela URL e Qr Code do seu Site.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.