O Comandante do 2º Pelotão PM de Jequeri lança em reunião realizada no auditório da Prefeitura um conjunto de medidas que visam integrar a Comunidade Rural, tendo como objetivo definir propostas efetivas de prevenção e repressão ao furto de animais na zona rural do Distrito de Piscamba.
Tal projeto define vários pontos a serem adotados pelos criadores de animais em parceria com a PMMG, dentre eles a identificação dos animais por meio de “marcas” devidamente cadastradas junto ao IMA.
De posse de um cadastro completo contendo todos os dados dos criadores e as respectivas “marcas” em seus animais, somados às denuncias, Policiais Militares de Jequeri, Amparo do Serra, Urucânia e Oratórios formarão uma rede de patrulhamento conjunto.
Desta forma, haverá a identificação da movimentação estranha de todos os veículos de transporte de animais e de pessoas que adentrarem na área de abrangência das ações, coibindo a prática de delitos relacionados ao furto de animais.
Dos recursos utilizados, destaca-se a utilização do Google Earth, que permite o mapeamento via satélite de todas as vias de fuga da área de abrangência, localização das propriedades dos infratores contumazes, locais de embarque clandestino de animais, além da realização de um geoprocessamento das áreas afetadas pelo delito. Esta estratégia foi obtida em parceria com o Comandante do Destacamento de Oratórios, Sgt Olevate, que já usava tal recurso.
Participaram da reunião aproximadamente cem pessoas, incluído criadores de animais de Jequeri, Santo Antônio do Grama, Pedra do Anta, além de Policiais Militares que atuam nas frações limítrofes a Jequeri, funcionários do IMA, SIAT, EMATER, CONESP e autoridades municipais.
Para o efetivo sucesso destas medidas a participação da comunidade será fator preponderante, por meio de denúncias concretas, estas devidamente orientadas durante as reuniões realizadas pela PMMG com os criadores de animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.