Sobre a matéria "Senhor de 69 anos é agredido e roubado na rua em Raul Soares", um leitor anônimo postou o seguinte comentário: "Mais uma vez parabéns a Polícia Militar pelo trabalho que vem desenvolvendo em nosso município, agora Pascoal qual o motivo de não revelar o nome dos meliantes?".
Para que não ficasse restrito à área de comentários, preferi postar a resposta na página principal, com o objetivo de atingir o máximo de leitores possível, e por se tratar de, além de um esclarecimento, uma postura que o blog pretende adotar daqui em diante.
O blog é um instrumento de informação e, por não ser um órgão oficial da polícia, não tem nenhuma obrigação de expor as pessoas, já que uma ocorrência policial, apesar da seriedade que a envolve, não é o veredicto final de um fato.
Uma denúncia, por melhor intenção que tenha, pode estar fundamentada em um equívoco e até que se prove o contrário, o nome do acusado já foi depreciado. Ademais, informações como nomes e fotos dos envolvidos pouco acrescentariam ou serviriam de orientação para algum cidadão, haja vista o exemplo da vítima deste caso da matéria acima citada, dizendo que, apesar de estar armada, ela foi facilmente controlada pelos assaltantes, sem ter tido condições de reagir e que poderia até ter sido eliminada com a sua própria arma, caso os delinquentes tivessem essa intenção.
Um outro detalhe de suma importância é que as cobranças no blog são anônimas e as reportagens com fotos e nomes têm um responsável, que pode responder até judicialmente se se comprovar a inveracidade de algum fato publicado.
Movido pelo ímpeto de divulgar rapidamente um notícia, o blog ocasionalmente divulgou a identidade de algumas pessoas conhecidas, que se sentiram constrangidas em ver seus nomes expostos, apesar de assumirem que estavam erradas. Como Raul Soares é uma cidade pequena e onde a notícia, principalmente ruim, corre rapidamente, expor ainda mais essas pessoas seria desnecessário, e, além disso, coloca esse blogueiro em situação delicada perante a sociedade e especialmente junto a alguns amigos.
Portanto, em virtude da postagem de alguns comentários anônimos cobrando insistentemente do blog atitudes de sensacionalismo, principalmente quando envolvem nomes de pessoas de nível social mais elevado, decidimos por divulgar as ocorrências policiais com mais moderação, procurando expor menos os envolvidos até que sejam definitivamente julgados e condenados pela Justiça.
O mais importante em uma notícia policial é informar a ocorrência para que o cidadão, a partir do conhecimento do fato, mensure o nível de criminalidade em sua região e tome as medidas que julgar necessárias para se proteger e evitar que o mesmo aconteça com ele. Dentro dessa ótica, nomes e fotos têm pouca relevância, além de desencadearem uma série de inconvenientes tanto para o acusado, quanto para o responsável pelo blog.
Estou procurando melhorar o nível do blog e levar uma informação sem sensacionalismos, tão em moda nos meios de comunicação atuais, ávidos por fama e recursos financeiros.
Espero que me compreendam, porque este não é o meu caso. Não ganho nem um centavo com o blog e meu compromisso é comigo e com meus conterrâneos, principalmente os que moram distante, e que esperam do blog a informação sobre os fatos relevantes que estão acontecendo em sua terra natal.
Não estou fugindo da responsabilidade. Estou apenas adotando uma política que procura preservar a idoneidade tanto do responsável pelo blog quanto a dos responsáveis pelos fatos, até que se prove judicialmente o contrário. Conto com o apoio dos meus amigos navegantes que sempre estiveram todos os dias nos prestigiando e elevando o nome de nossa região com a sua ativa participação.
Geraldo Pascoal
Parabéns pela sua postura Pascoal !
ResponderExcluirOptar por um veículo de comunicação imparcial na tarefa de levar informação à população não é fácil.
Manifesto meu apoio reforçando a idoneidade com que conduz seu blog e posso testemunhar a isenção e imparcialidade com que conduz as informações.
Mais do que colega e amigo, me ponho como fá do seu trabalho.
Rodrigo Augusto
Obrigado, Rodrigo. Eu sabia que podia contar com o apoio de um jornalista do seu nível, que milita nessa área já há alguns anos e que conhece bem de perto as dificuldades de se conduzir um trabalho informativo com isenção e seriedade.
ResponderExcluirTião Pio
ResponderExcluirAmigo Pascoal
Concordo com tudo que voce disse , meus parabéns pela explicação muito bem feita.
continue assim.
Pascoal,eu adoro seu blog.Agora,quanto ao pessoal da crítica,são sempre "aqueles mesmos",que ficam doidos para darem uma depreciada em seu trabalho,porque provavelmente não conseguem ter o mesmo sucesso com o trabalho deles.A sua maneira de fazer jornalismo é muito legal e o resultado disso "é o ibope que dá",então não ligue para os invejosos não,siga seu caminho e por favor continue nos prestigiando com seu blog sempre!!!!!
ResponderExcluirIsso msm Tiuris, esse blog é otimo, não perco um dia de notícias, o Pascoal é 10..
ResponderExcluirContinue assim Pascoal, valeu
VOCÊ TAMBÉM É 10 ANDRÉIA,
ResponderExcluirGOSTO MUITO DO SEU TRABALHO JORNALÍSTICO!!!!!