terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A verdadeira história da inacabada Igreja de São Vicente da Estrela

Com referência à postagem "Igreja em São Vicente da Estrela está abandonada", publicada no dia 18 de janeiro de 2011, recebemos um e-mail do ex-pároco do distrito de São Vicente da Estrela, Pe. José Jésus Gomes de Araújo, o que muito nos honrou, esclarecendo a todos, especialmente aos fiéis vicentinos, a verdadeira história sobre a construção da Igreja de São Vicente da Estrela.


Veja a mensagem:

“Sr.Geraldo Pascoal

Recebi de minha irmã que aí reside seu post "Igreja em São Vicente da Estrela
está abandonada" (Blog Pascoal on line - Notícia e Opinião, terça feira 18/01/11, comentando dados sobre obras públicas abandonadas no Município do Blog Regional Raul Soares).

Tenho retificações e comentários a fazer, embora lamente a situação do templo que eu, juntamente com o meu saudoso povo católico de São Vicente tanto nos esforçamos para terminar.

Muitas vezes, acompanhei as pessoas que iam às casas da roça buscar recursos. Felizes, saudosos tempos. O desastre ocorreu, se me lembro bem, na alta noite de 25 para 26 de dezembro de 1965.

Na noite da véspera, fizemos a mais bela festa de natal que vivi em minha vida. O povo feliz, presépio, pastorinhas, muita música, a igreja cheia. Deus segurou a natureza até a noite seguinte.

A igreja estava em fase de terminar, mas avançando devagar por causa da pobreza do povo, quase tudo pronto. Não sei quem a iniciou, se Padre Amaral, meu antecessor, ou, mesmo seu anterior, Padre Braga, párocos de Vermelho Velho, de que São Vicente da Estrela é capela filial. Nunca vi as plantas, não havia engenheiro responsável.

Feito vigário de Vermelho Velho (padre novo, com entusiasmo e sem experiência; hoje, os padres se ordenam com mais experiência, não são formados trancados 12 anos em seminário fechado) em 1964, tomei a peito, com a comissão construtora já existente, terminá-la.

Deduz-se, pois, que ela funcionou muitos anos, enquanto as obras prosseguiam; celebrei nela incontáveis vezes. O desabamento foi das paredes, não de apodrecimento do madeirame do telhado; as colunas cederam. Não conseguimos localizar o defeito ao recolher os escombros. Em janeiro, o bispo de Caratinga tirou-me da Paróquia e nomeou para ela Padre Antônio de Carvalho, já velho e com histórico de longo internamento em hospital; evidentemente, não poderia assumir o trabalho. E ninguém, depois, assumiu.

Como o povo de São Vicente, que conheço bem e nunca esqueço, deixou passar tanto tempo? É vexame para nós católicos. Eles podem, se quiserem. 

A nova construção poderia aproveitar a estrutura das torres que lá está firme, e utilizar ferragem para as colunas e o teto, sai mais barato e rápido do que
fundir a laje e utilizar madeira.

Com meus 79 anos, não tenho condição de colocar-me à frente da construção, só poderia animar o povo. Afinal, é minha terra, nasci na Fazenda Santa Teresinha, Córrego dos Melos, Cornélio Alves, distrito de São Vicente da Estrela.

Agradeço-lhe, sr. Geraldo Pascoal, a gentileza da publicação.

Cumprimento-o e ao saudoso povo de São Vicente.

Atenciosamente,

José Jésus Gomes de Araújo”

7 comentários:

  1. Não entendo por que iniciam uma obra e não terminam!
    Essa obra, seria uma alegria para a nossa São Vicente.
    Seria um cartão postal para nosso distrito!
    Vamos ajudar meu povo!

    ResponderExcluir
  2. nem sou de São Vicente, mas sentí vergonha alheia com esta colocação do padre.
    "Como o povo de São Vicente, que conheço bem e nunca esqueço, deixou passar tanto tempo? É vexame para nós católicos. Eles podem, se quiserem".
    E REALMENTE É ISSO.
    Terminem esta igreja, garanto que se passarem pelo córrego da conquista, todos ajudariam Com imensa satisfação.Uma ideia seria envolver as paróquias vizinhas, orientadas pelos Padres. responsáveis.

    ResponderExcluir
  3. O PROBLEMA É QUE OS VALORES RELIGIOSOS MUDARAM MUITO.NÃO DÁ PARA ACABAR DE FAZER A TÃO SIMPÁTICA E SIMPLES CAPELA,MAS PARA FAZER UMA SUNTUOSA CASA
    "DA BANDA" E PARA UM HELICÓPTERO DESPEJANDO QUILOS DE PÉTALAS DE ROSA PELA CIDADE TEM,NÉ. E OLHA QUE O TAL HELICÓPTERO ATÉ HOJE NÃO APARECEU QUEM PAGOU,BOM DA GENTE PROCURAR SABER COM O "FISCO FEDERAL"...

    ResponderExcluir
  4. É mesmo,este negócio de "homens públicos" não prestarem contas das coisas que fazem com o dinheiro público,já está virando mania em nossa cidade,mania feia e fora da lei,diga-se de passagem...

    ResponderExcluir
  5. Isto é uma vergonha para o povo de São Vicente da Estrela, dinheiro para construir igrejas evangélicas de tudo é quanto é nome e dar dinheiro para pastores eles tem, más para terminar de contruir a verdadeira igreja de Deus eles não tem. E ainda ficam pensando em que este pequeno distrito que não conseguem nem contruir uma igreja Católica seja emancipado para enriquecer mais políticos e gerar mais cabides de emprego.
    "LAMENTÁVEL"

    ResponderExcluir
  6. Por que Deus é contra religiões?

    "para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste." (João 17:21)

    A vontade de Deus o Pai e de seu Filho Jesus, é que todos os cristãos sejam um isso sujere unidade ou união.

    "E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;" (Marcos 3:24)

    Divisão significa duas visões, no Brasil cada religião cristã tem uma visão diferente da outra, por isso a tendência é deixar de existir.

    "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei."

    O próprio Jesus é contrário ao sistema religioso institucional com essa declaração ele mesmo nos constituiu templos ao ressuscitar ao terceiro dia.

    "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (I Cor. 6:19)

    Não existe necessidade de prédios físicos, agora Deus o Pai e Jesus o Senhor habita dentro de cada um que o receber como Senhor e salvador.

    "Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:" (Atos 7:48)

    Veja que a vida do Deus altíssimo pelo seu Espírito não habita em construções feitas por mãos humanas porque Jesus já aboliu esse modelo de adoração.

    "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24)

    Adorar em espírito significa exaltar, louvar, glorificar, enaltecer o Espírito de Deus que habita no crente através da maneira de viver, falar, comportar-se, tratar o próximo como Jesus tratou, amando, bendizendo, orando, tendo compaixão, misericórdia, sendo pacificador, curando e desejando o bem sempre.

    "Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pe 2:9)

    Onde houver um crente no Senhor Jesus anunciando o amor de Deus e a salvação pelo sacrifício de Jesus Cristo, ali estará a Igreja de Deus, a palavra igreja na novo concerto significa pessoas convertidas a Jesus em um determinado lugar, e não religiões institucionalizadas com cargos hierárquicos e fins comerciais ou lucrativos, Jesus nunca cobrou 1 centavo para anunciar a palavra do Pai celestial.

    Tags: igreja de Deus, denominação, templos, significado, religião, reinismo, templocentrismo, instituições, denominações, igrejas fechadas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.