Já foi iniciada a demolição do antigo prédio que abrigava o tradicional Hotel Natalino. Ele irá ceder lugar a uma nova construção que sediará a Crediras - Cooperativa de Crédito Rural de Raul Soares, integrante do sistema Siscoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.
Para os saudosistas, uma perda irreparável de um patrimônio histórico cheio de inesquecíveis recordações e que os raul-soarenses que viveram essa época jamais irão se esquecer.
Já para os progressistas, um salto em termos de qualidade arquitetônica, uma expressão de pujança que premiará a Praça Dr. Durval Grossi com linhas mais arrojadas e modernas.
O fato é que, agradando ou não, a mudança é uma realidade da qual não conseguiremos jamais escapar, pois a própria natureza, em sua infinita sabedoria, nos ensina que a mudança é um dos fatores primordiais para a nossa sobrevivência. Já afirmava Lavoisier que "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Aos progressistas, os parabéns pelo investimento que brindará a praça com uma obra arquitetônica de primeira linha. Aos saudosistas, a nossa solidariedade e consolo, lembrando que a vida muda sempre e ao homem não cabe nenhum controle sobre ela, a não ser assistir e dar graças pelo privilégio de também existir.
salve pascoal
ResponderExcluiré mais uma vez venho através de seu blog manifestar minha indignação com povo de "roçuares" deixar que derrubem mais um prédio histórico.quando que meus concidadãos ~riao acordar e começar a cobrar pa reservação de nossa história.onde estão meus colegas ropfessores de história,ou qeurq lauoutro cidadão interessado que não se manifesta.mudando de assunto...
nehvo através de seu blog também parabenizar joão carlos silva o joão "diploma" que através de seu orkut posta fotos de "roçuares" de várias épocas está na hora de nossos vereadores o homenagearem. fica aí uma dica
inté
jl viramundo louco por história e fotos também direto da capital das gerais
Se não se preocupam nem com as pessoas como é que vão respeitar e se preocupar na preservação de "tijolos e concreto"? E por falar em professores seria de muito bom tom que os que por aqui passeiam agissem como falam.
ResponderExcluirDemorou, vamos modernizar nossa cidade, é tanta casa velha enchendo de ratos e pernilongos, que podem proliferar doenças.
ResponderExcluirParabéns por mais esta bela informação, fico aguardando outras demolições.
RAUL SOARES SÓ ACABANDO. SE PELO MENOS PRESERVASSEM A FAIXADA PRA MANTER O PATRIMONIO! FALTA DE RESPEITO.
ResponderExcluirTadinho od João Luiz Pacheco se fossemos pensar como ele estariamos morando em casas de pau-a-pique, sem água,energia, tv e etc. Concordo que os saudosistas tem em sua memoria muitas historias e "causos" para contar a respeito do Hotel Natalino.
ResponderExcluirConcordaria em genero, número e grau se um patrimonio privado fosse DEVIDAMENTE TOMBADO antes de ser anunciado a sua demolição, vejo que neste caso em Raul Soares poucos predios estariam enquadrados nesta categoria, se o Cine Marrocos caiu vejo que poucos poderão ser tombados.
No meu modo de pensar o Cine Marrocos deveria ter sido tombado, afim de resguardar um palco para teatro e se no nosso Governo alias DESGOVERNO que não paga as nossas professoras de modo que precisam enfrentar dois turnos de trabalho, lamento por tudo mas NOS TEMOS DE ARRANJAR UM JEITINHO DE BOTAR ESTA TURMA DE POLITICOS NA LINHA, porque já é de longas datas que estamos sendo empurrados pela barriga.
Tenho de lembrar a todos que por diversos lugares por onde passei o Código de Posturas Municipal permite a construção de prédios de até quatro andares sem elevador inclusive o de mudança(carga e descarga). Inclusive cheguei a morar em um destes o qual me gerou grande arrependimento devido ao receber visitas de pessoas idosas estes ficavam sem poder subir pois morava eu no terceiro andar, algumas pessoas deficientes físicas comentavam que era um absurdo a lei permitir quatro andares sem elevador, em algumas festas que promovi em meu lar vi as pessoas comentando que os vereadores ignoravam parcelas da população (obs...:outra cidade).
Faço estes esclarecimentos aqui porque Raul Soares precisa IMEDIATAMENTE colocar no seu Codigo de posturas municipal a necessidade de somente construir predios acima de dois pavimentos com elevador, escada de incencio, lâmpadas de emergencia, projeto contra incendio, salão de festas e jogos. Isto devido ao avanço de nossas sociedade em prol de maior comodidade, conforto, segurança.
Precisamos sim preservar nossa história e nosso patrimônio histórico.As coisas aqui em Raul Soares
ResponderExcluirestão indo pro beleleo sem nenhum controle e as autoridades "competentes"não querem acordar para isto,infelizmente.....
salve pascoal
ResponderExcluirao caro(a) anonimo(a ) das 23 e 47 de ontem
não sou tadinho ou muito menos coitado,vossa senhoria sim é um(a) coitado(a) que nem se identifica.Um país ou uma cidade seja ele qual for tem que ter História e no nosso caso em especial é através do patrimonio histórico(prédios),pois documentos até onde sei a prefeitura já os queimou ou simplesmente jogou fora
e meu nome é joão luiz pacheco sad nome este último de meu saudoso pai e pra quem não sabe é filho do saudoso assad chequer um dos fundadores da empresa força e luz são sebastião que levou luz a essa cidade sem memória e sem o mínimo de saudosismo
inté
jl viramundo respondendo a uma pessoa anonima direto da capital das gerais
Suely, de acôrdo com artigo quinto da Constituição Federal de 1988, temos direito a PROPRIEDADE, portanto nada nos impede de fazer negócios com o próprio patrimônio, entendendo o artigo, digo, que precisamos é de mais investimentos na nossa cidade, para melhorar a urbanização com novas edificações.
ResponderExcluirOnésimo.
Boa tarde Pascoal!
ResponderExcluirGostei da reportagem, me lembrou o tempo do Hotel Natalino iluminando o nosso Jardim Velho, mas hoje é outra realidade, precisamos de iluminação mais favorável ao momento, fico super agradecido sobre a demolição de mais uma antiga casa, dando lugar a novos monumentos.
Será possível salvar as letas HOTEL NATALINO e afixar na nova calçada...?
ResponderExcluirSuely,você já viu as edificações horrorosas que eles estão fazendo lá na praça???
ResponderExcluirSe o Pascoal fotografar uma obra lá ao lado do dito hotel mesmo
já vai dar pra gente ver como que pessoas como este onésimo só pensam em didim e nada na cidade!!!!
É isto aí João Luiz,suas famílias são umas das mais tradicionais da cidade e tadinho deve ser este babaca aí que só pensa no bolso dele!!!!!!(digo suas famílias porque tanto por parte de pai quanto de mãe,vocês são pessoas tradicionais e muito importantes em nossa cidade)só "o mané" é que não sabe disso!!!!!!!!!!!!!!
Genial a sua idéia "ramati",mas esta turma "do capital" tá nem aí pra isto não,INFELIZMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirCara Suely, assim como a Constituição Federal defende o direito à propriedade, existem outras leis que também defendem a preservação do Patrimônio Histórico. Tudo é uma questão de interpretação, dependendo das circunstâncias.
ResponderExcluirEntendo que, em determinadas circunstâncias, devemos, sim, preservar a nossa história.
É bom ir devagar com esse andor. Nem tanto a Deus, nem tanto ao diabo.
Ziscein
Caro Ziscen,você está equivocado em relação a meu comentário,por favor volte lá,no das 11:53 que você vai ver meu real posicionamento,ok!!!!!Um abraço!!!!!!
ResponderExcluirDesculpe-me, Suely, pelo equívoco. O meu comentário foi direcionado ao que foi postado pelo Onésimo (dia 15, 17:51 hs), e não ao seu.
ResponderExcluirZiscein
A verdade é o seguinte, o Hotel Natalino estava uma bagunça, sujo, feio, etc. Como preservar algo assim? E outra, a construção nem é tombada para que seja preservada. Todos nós deveriamos querer uma modernização do centro da cidade e não manter algo velho e sem utilidade por lá.
ResponderExcluirQuerem que algo não seja demolido? primeiro preserve e depois tentem faze-lo virar patrimonio historico.
Não exageremos. O Hotel estava velho, mas sujo e feio não. Se você observar a demolição verá que a pintura estava nova.
ResponderExcluirCobrar iniciativas aqui no blog é fácil. Quero ver tomar as medidas para transformar qualquer imóvel antigo em patrimônio histórico, contando com esses administradores que não se importam nem com a limpeza da cidade. Não há como isso acontecer nunca e, enquanto isso, a população que se indigna, apenas assiste, mas também não faz nada. A mudança nesta cidade só vai acontecer no dia em que as pessoas se conscientizarem de que apenas falar é muito pouco. É preciso atitude. Colocar a mão na massa. Ter iniciativas que mobilizem mais pessoas e trabalhar duro para que esse sonho realmente possa se tornar realidade.
Eu não tenho essa inclinação para preservação histórica, mas torço para que o mais indignado de todos apareça e inicie esse movimento!
Ziscein
Não adianta não,ziscein,enquanto não mudar esta administração,todos os dias continuaremos a bater de frente com um absurdo em nossa cidade.Não temos representantes leais ao BEM COMUM eles estão interessados só no bem deles próprios!!!
ResponderExcluirOi meu amigo Zisceim, e amiga Suely, eu sempre expresso no intuito de elevar o nível de nossos debates, com o apoio do nosso grande amigo Pascoal, através dêste blog, respeito muito as opiniões, mas pensem bem sobre esta construção antiga que jamais irá beneficiar o progresso de nossa cidade, está localizado na região central, junto com muitas outras edificações sem conteúdo histórico, alí já teve várias cenas que jamais foram vistas por nós, vividas em quatro parêdes.
ResponderExcluirTemos que lutar para manter outras edificações vivas, por exemplo: nossas escolas, nossas igrejas, o calçamento das nossas ruas em paralelepípedos, nossa estação ferroviária, e por fim nossos artistas representando a cultura da nossa querida Raul Soares.
Onésimo
tá bom viu,conta outra "sr.onésimo"!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir