sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Assembleia ingressa Ponte Nova e Oratórios no Circuito Turístico Montanhas e Fé e pleiteia incluir Raul Soares

turismo170211Em Assembleia Geral realizada no Plenário da Câmara Municipal de Urucânia, na manhã desta quinta-feira, 17, foi aprovada por unanimidade a filiação dos Municípios de Ponte Nova e Oratórios ao Circuito Turístico Montanhas e Fé.

O Secretário Gilson José de Oliveira, da SEMCELT de Ponte Nova, e a Secretária de Educação e Cultura de Oratórios, Rosenete de Almeida Silva, participaram da Assembleia Geral pleiteando a filiação dos respectivos Municípios à Associação, que abrange outros 14 municípios: Abre Campo, Caputira, Jequeri, Matipó, Piedade de Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Sericita, Urucânia e Vermelho Novo. Em Minas Gerais, os Municípios que pertencem a Circuitos Turísticos podem receber o ICMS Turístico, desde que desenvolvam uma política para o setor.

Gilson Oliveira fez uma defesa  oral e agradeceu aos associados a acolhida. "Ponte Nova quer entrar neste Circuito porque se identifica com os objetivos aqui elaborados, com a cultura destas cidades e ainda, concorda inteiramente com as linhas de ação já traçadas. Ficaremos muito honrados em pertencer a esta associação, bem como oferecemos o que temos e somos para o bem de todos", ressaltou.

De acordo com o secretário, Ponte Nova agora dará rapidamente os passos
seguintes para a efetivação de uma política de turismo: envio  imediato à Câmara
Municipal do projeto de lei que autoriza a entrada do Circuito, com o devido orçamento
necessário (R$ 300,00 mensais) e assinatura de convênio com a Associação. Em seguida será encaminhada  a Lei de Política Municipal de Incentivo ao Turismo e Criação do Fundo Municipal de Turismo. O prefeito municipal Joãozinho Carvalho dará posse ao Conselho de Turismo nos próximos dias e ainda neste semestre o secretário garante que será elaborado o Plano Municipal Turismo, propiciando ao município toda a qualificação para desenvolver ações que movimentem o setor.

“Na prática, o turismo de eventos já é uma realidade. São shows, festivais,
conferências, encontros, jogos, corridas, rafting, exposições, faculdades, cursos
técnicos, que mantêm o comércio aquecido e a cidade movimentada. Precisamos de um plano de estruturação, que depende da adesão da iniciativa privada para que outras atrações turísticas possam se consolidar”, finalizou o secretário.

Segundo Marcílio Medeiros, gestor do Circuito Montanhas e Fé, a entrada de Ponte Nova e Oratórios, além do aumento considerável da gama de serviços e atrativos turísticos na região de abrangência do Circuito, possibilitará o desenvolvimento do “Caminho do Padre Antônio”, uma via que proporcionará caminhadas penitenciais, relembrando as romarias da primeira metade do Século XX, entre Ponte Nova e Urucânia, quando fiéis de todas as partes do país e do mundo buscavam as bênçãos do Padre Antônio Ribeiro Pinto.

Participaram da Assembleia, representantes e autoridades de 14 municípios, além de convidados. Na reunião, também foi empossado os novos integrantes do Conselho Deliberativo e eleito o Conselho Fiscal para o biênio 2011-2012.

Conheça o Circuito

Sediado em Rio Casca e reconhecido pela Secretaria de Estado de Turismo e pelo Ministério do Turismo desde 2009, o Circuito Turístico Montanhas e Fé é uma associação de Municípios com o objetivo de organizar e desenvolver as atividades relacionadas ao turismo em sua região de abrangência. O carro chefe do Circuito é o turismo religioso, especialmente ligado à história do Padre Antônio Ribeiro Pinto, Padre Francisco Ermelindo Ribeiro, de São José do Goiabal e o Padre Manoel Moreira de Abreu, de Vermelho Novo, embora nem todos os Municípios associados tenham ligação direta com a questão religiosa. Nos demais Municípios, a equipe técnica e administrativa do Circuito Montanhas e Fé projeta trabalhos relacionados ao turismo de aventura, ecológico, cultural, passando pelo agroturismo. Está previsto para este ano o lançamento da Rota dos Milagres, roteiro interligando Vermelho Novo e São José do Goiabal a Urucânia, e o Caminho Montanhas e Fé de Cicloturismo, que já se encontra mapeado e georreferenciado, dividido em cinco etapas, com partida de Vermelho Novo e chegada em Urucânia, percorrendo um total de 201 quilômetros.


Fontes:
Assessoria de Imprensa Circuito Montanhas e Fé
Ascom – Prefeitura de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.