terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Igreja em São Vicente da Estrela está abandonada

De acordo com uma reportagem do Blog Regional Raul Soares, o distrito de São Vicente da Estrela aparece na lista de localidades que mantém edificações públicas abandonadas e esquecidas.

Bem no centro urbano dessa localidade imponente e jogado às traças, entre cobras, aranhas e escorpiões, continua erguido, desafiando as intempéries de longos anos e esperando por socorro, o prédio de uma velha igreja que pouco serviu aos fiéis vicentinos.

Um antigo morador informou ao Blog que nessa igreja foi rezada apenas uma missa, inaugural, há mais de quarenta anos. E que depois o prédio apresentou problemas na estrutura física e iminência de perigo aos frequentadores do templo.

As rachaduras e avarias assustaram a comunidade e, com o passar do tempo, se avolumaram, muito mato e presença de insetos e animais, tornando o local impróprio à permanência de qualquer pessoa.

O prédio da igreja está inativo, mas a fé da comunidade de São Vicente da Estrela continua em plena atividade, a participação cristã é praticada em um local provisório já de muitos anos recebendo fieis praticantes e um celebrante. A coordenação e ações católicas são de responsabilidade da Diocese de Caratinga. Mas, quarenta anos no tempo traduz que só mesmo com fé é capaz de suportar tamanha violência contra costumes e preceitos religiosos.

O povo cansou-se de pedir providências, fazer reclames e não ter resposta. Os irmãos em Cristo não se esqueceram e ainda esperam providências para restauração daquele prédio abandonado e ver concretizado o sonho de uma igreja decente e digna dos filhos de Deus.

Aí me ponho a lembrar que São Vicente da Estrela sempre se destacou pelas fortes lideranças políticas como Afonso de Brito, Deco Dentista, Generoso Pinto, Franklin José da Silva, Afonso Vaz, José Maria de Souza, Nozinho Rodrigues e José Constantino, entre outros que são apenas saudade.

Mas, atualmente, o distrito conta com lideranças de peso como o prefeito do município Vicente Barboza, o vice-prefeito Altivo de Melo e a família Fragoso, com os quais é possível (reerguer) salvar esse patrimônio de religiosidade perdido no espaço e deixá-lo de servir de chacota aos visitantes.

Basta boa vontade e interesse de cada um deles para criação de frentes de trabalho em campanhas junto à sociedade e através de políticas públicas.

Pois prestígio junto a agentes públicos estaduais e federais é o maior patrimônio de cada um deles.

Não é preciso dizer mais nada...

Fonte: Blog Regional Raul Soares

11 comentários:

  1. Algumas coisas não dependem apenas do erário público...essa comunidade esperando por mais de quarenta anos...parece que é igual bule:de "poucafé".

    ResponderExcluir
  2. KKKKK Quem mandou votar neles?????

    ResponderExcluir
  3. Tem políticos que não pensam na comunidade,
    só no seu progresso pessoal e de sua família........

    ResponderExcluir
  4. TÃO BONITINHO O MODELO DA CAPELA,NÉ???
    SERÁ QUE SERIA TÃO CARO TERMINÁ-LA????

    ResponderExcluir
  5. Pascoal, a comunidade tem que entender, que não se trata de obra pública e sim de obra religiosa e quem tem por obrigação de terminá-la são os religiosos a ela pertencente (padres, bispos, e etc...) O Poder público, jamais pode intervir nisso, porque o mesmo tem que gorvernar para todos (católicos, protestantes, espíritas, testemunhas de Jeová e outras tantas...) Cadê a força católica ?

    ResponderExcluir
  6. olha eu vivi na comunidade por 18 anos, como o colega disse não se trata de uma obra publica mais desde de que mim entendo por gente todo o dinheiro que é arrecadado no dizimo é enviado para diocese só para lembrar o dinheiro da reforma da igreja de vermelho velho tbem saiu de sv da estrela... e para finalizar esta mesma comunidade em que eu fui criada o vicente barboza o altivinho e joaquim fragoso tem foram criados e fazem parate da mesma comunidade, e se o que eu vou dizer for errado mi perdoem mais a esposa de senhor fragoso é uma das beatas q sabe muito bem pra onde o disimo fai e a mesma vivi na mesma capela que os outros fieis e se ele ate agora não se comoveu com a situação não vai ser agora....
    grata

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com a opinião dos leitores acima. Minha família é de São Vicente, e passei grande parte de minha infancia naquele distrito. Um distrito como são vicente merecia mais respeito por parte das autoridades religiosas, pois é um povo assíduo dos cultos. Sempre são feitas festas paroquiais com intuito de arrecadar dinheiro, além do dízimo, que muitos deixam de comprar alguma coisa para contribuir com a igreja. Para onde esta indo este dinheiro? Com certeza está havendo um grande desvio, pois na comunidade ele não está sendo investido.Eu acho que o dinheiro arrecadado na comunidade tem de ser investido nela, não em reformas de igrejas em Raul Soares nem em Vermelho Velho.É uma falta de respeito com os fiéis que contribuem com a igreja da comunidade.

    ResponderExcluir
  8. estou-a-procura-de-uma-reja-na-epoca-de-1977-preciso-pegar-documentos-de-casamento-dos-meus-pais.mas-nao-sei-qual-e-a-igreja

    ResponderExcluir
  9. Pergunte aos seus pais.....

    ResponderExcluir
  10. Esta questão de ANÔNIMO é frescura, bota a cara nem vou falar rosto com certeza não tem, então vamos lá contrariar os pobrezinhos do irracionais.....

    ResponderExcluir
  11. Pascoal tem um Cidadão "ANÔNIMO" que postou em 25de janeiro de 2011, deveria saber que tem divisão territorial das Cúrias e São Vicente da Estrela pertence a Cúria de Caratinga,nunca foi um centavo para Raul Soares. Críticas devem ser sempre bem vindas e não faz mal. Um pouquinho de informação é sempre valioso, será quanto à família deste cidadão devolve de dízimo, dízimo não milísmo, pois o total do dízimo de São Vicente não chega a 300,00, procure melhores informações com o Pároco, pergunte assentado"SENÃO O TOMBO É CERTO" Acreditamos agora com a nova Gestão de Dom Emanuel que tem o poder de fazer remanejamento e é um Construtor por Excelência. Agora o que o poder público poderia contribuir é com Tombamento de Patrimônio Histórico, como homem culto sabe melhor de muitos anônimos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.