No dia 15 dezembro de 2010, na Câmara Municipal de Raul Soares, ocorreu importante reunião entre órgãos componentes do Conselho de Segurança Pública e Empresários da cidade.
O tema discutido foi direcionado para as questões de segurança, principalmente os furtos ocorridos.
A Presidente do CONSEP, Maria Lúcia de Miranda Rios, abriu a reunião, passando a palavra para o Comandante do 6º Pelotão, Ten Sanglard, o qual fez grande explanação de dados, informando, detalhadamente, sobre os índices de criminalidade na cidade, expondo os fatores dificultadores e facilitadores do sistema. Fez menção, também, aos grandes trabalhos realizados pelos órgãos componentes do Sistema de Defesa Social, principalmente Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil, referenciando as ações realizadas nos municípios de Raul Soares e Vermelho Novo, no ano de 2010.
Ao final da reunião, todos os presentes chegaram à conclusão da importância de todos adotarem medidas preventivas, a fim de evitar os delitos. Além disso, concluíram pela necessidade de se unirem, a fim de traçar metas para a realização de trabalhos sociais, sendo prevista outra reunião para apresentação de ideias e projetos, onde vários segmentos serão convidados.
Texto e foto: Polícia Militar de Raul Soares
A participação comprovadamente é um atributo inerente ao exercício da cidadania, e sem ela nada poderá resultar em bem-estar coletivo.
ResponderExcluirAssim a reunião entre empresários, conselho de segurança pública, e os órgãos de defesa social, deveria também ter possibilitado que cidadãos e lideranças comunitárias também fossem ouvidas sobre os variados fatores que geram medo e insegurança, que quase sempre se resolvem com o apoio da sociedade e ações do poder público.
O papel da Polícia Militar, representada pelo ilustre comandante de Pelotão, Ten Sanglar, demonstra não só o compromisso com a segurança pública, mas também a responsabilidade em se prestar contas à sociedade sobre as atividades desenvolvidas e seus resultados.
È um começo promissor, mas é fundamental que da participação, se defina o papel, as responsabilidades,e atribuições de cada um para a melhoria da segurança pública no município, pois assim teremos a efetiva contribuição de cada ator social.
Sem contar com a participação e o engajamento de todos os atores, sejam públicos ou privados,não conseguiremos reduzir e prevenir a violência e a criminalidade, por que cada um é importante para a construção e elaboração de política públicas que são fundamentais, para que nem tudo seja tratado como meramente uma questão ou problema de polícia.
Parabéns a todos pela participação e iniciativa.