Na última terça-feira (02), agricultores rio-casquenses participaram no Automóvel Clube de Rio Casca de uma palestra sobre o projeto do Governo "Bolsa Verde".
O palestrante foi o Gerente Regional do IEF em Ubá, Fernando da Silva Araújo.
Durante o evento foram discutidos temas como "A Reserva Legal e a Área de Preservação Permanente" que muito auxiliou aos presentes na questão do Bolsa Verde, onde tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao palestrante no final do evento.
O encontro foi organizado pela AAMAR - Associação de Apoio ao Meio Ambiente Rio-Casquense, que vem elaborando projetos e eventos para colaborar e conscientizar sobre o Meio Ambiente no município de Rio Casca.
O projeto, apelidado de “Bolsa-Verde”, prevê o pagamento para proprietários rurais em troca de serviços ambientais. A concessão de auxílio financeiro para incentivar a preservação de nascentes, riachos, matas ciliares e recompor áreas degradadas. A inspiração do projeto vem do Amazonas e há, em Minas, uma experiência-piloto implantada no município de Extrema.
Pelo Projeto de Lei 952/07, o “Bolsa-Verde” será anualmente pago aos agricultores com propriedades de no máximo 50 hectares, que cumprirem as condicionantes estipuladas, enquanto órgãos estaduais – como o IEF – fornecerão mudas de espécies nativas para o reflorestamento. O dinheiro necessário viria do orçamento estadual e de parcerias com entidades privadas.
Fonte: Blog Tudo Sobre Rio Casca
É muito bom incentivar os agricultores a preservar nosso meio ambiente.
ResponderExcluirSou proprietária de um sítio no Município de Bom Despacho-MG., gostaria de saber como participar do projeto Bolsa Verde.
ResponderExcluirAguardo resposta - Imail: luciamloliveira2008@hotmail.com.br
Obrigada