Em mais um absurdo ato de vandalismo, foram furtados medidores de energia e cabos da rede elétrica da Energisa que atendem os serviços de transmissão de sinais de televisão, rádio e internet na cidade de Manhuaçu. Ladrões danificaram os padrões de energia e deixaram a cidade praticamente sem os serviços durante 24 horas entre essa sexta e sábado, 20.
Durante a tarde de sexta-feira, houve uma primeira tentativa de furto. Ladrões chegaram a danificar os tubos por onde passam os fios de energia elétrica. Técnicos da Microplan Informática e da Energisa, além do eletricista Leonardo Soares estiveram no local e conseguiram religar o sistema.
Nas torres localizadas no alto do bairro Petrina, ficam os sinais de rádio da Nova FM, as repetidoras de televisão da TV Alterosa, TV Canção Nova, TV Catuaí e Rede Vida, além de equipamentos da Furnas Centrais Elétricas, Polícia Civil e de internet via rádio da Microplan. O estrago também afetou a torre de retransmissão de sinais mantida pela Prefeitura de Manhuaçu que viabiliza o sinal para as casas de Manhuaçu de canais como a Rede Super, Band Minas e Rede Minas.
O técnico da Microplan, Cleiton, conta que até o final da tarde desta sexta-feira, os vândalos tinha danificado apenas a rede elétrica. “Durante a noite, parece que voltaram e aí quebraram tudo. Os padrões de energia foram destruídos, levaram dois medidos e quebraram os outros dois e furtaram alguns fios da rede elétrica”, afirmou.
Durante toda a manhã deste sábado, equipes da Microplan e o eletricista Leonardo Soares trabalharam com a intenção de reestabelecer os serviços. A Polícia Militar registrou o furto e a perícia da Polícia Civil também foi acionada. A Energisa providenciou a religação da energia e a substituição do sistema furtado.
Além do prejuízo à concessionária de energia elétrica, os atos de vandalismo prejudicam a cidade como um todo, retirando serviços essenciais do ar. Em geral, o material furtado acaba vendido para algum ferro-velho, que alimenta esse tipo de delito.
Fonte: Portal Caparaó
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.