terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Dia de Finados em Raul Soares

finados021110Apesar do tempo nublado e prometendo muita chuva, hoje de manhã já havia muitas pessoas no cemitério local prestando homenagens aos amigos e parentes falecidos, levando flores, acendendo velas e fazendo as suas orações.

Para milhões de católicos espalhados pelo mundo o Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Enquanto o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados, o Dia de Finados celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração do Dia de Todos os Santos.

O Dia de Finados foi instituído mesmo no século 10, por Santo Odílio, abade beneditino de Cluny, na França, para os mosteiros de sua ordem especificamente, até que, no século 11 a igreja católica universalizou a data, através dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX, que obrigaram a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Já a data 2 de novembro foi institucionalizada a partir do século 13.

3 comentários:

  1. Pascoal, acho muito legal, as pessoas irem ao cemitério homenagiar seus entes queridos, leva flores etc, isso é uma demonstração de carinho para com eles.Mas no meu modo de pensar devemos fazer pelos nossos amigos,família enfim pessoas que a gente gosta, é antes de morrer.As vezes nunca abraçamos ou damos flores ou ate mesmo uma palavra de carinho a eles enquanto estão conosco,as vezes dizemos só palavras para ofender, depois que morrem é que vamos,chorar e levar flores ao cemiterio fazer orações enquanto que aqueles que ficarão é que realmente nessecitam de orações para que tenham forças para superar a saudade.No meu modo de pensar devemos sim dar flores abraçar dizer palavras de carinho enquanto estamos aqui juntos,hoje, porque amanhã pode ser tarde de mais.abçs.

    c. a. s.

    ResponderExcluir
  2. Boas falas, c.a.s, parabens por ter discorri tão bem sobre o assunto, devemos fazer tudo isso enquanto estiverem vivos, o mundo seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. CARO PASCHOAL NA SUA MATERIA EXISTE UM PEQUENO EQUIVOCO.O DIA DE FINADOS CELEBRA O ENCERRAMENTO DE NOSSA VIDA TERRENA E O DIA DE TODOS OS SANTOS A NOSSA GLORIFICAÇAO INDEPENDENTE DE CANONIZAÇAO OU NAO,SOMOS TODOS CHAMADOS POR DEUS A VIVER ESTA SANTIDADE COMO VOCAÇAO QUE ELE NOS DA. O SENTIDO DOS COSTUMES E BEM DIFERENTE DO QUE AS VEZES PARECEM. O CEMITERIO,COMO A PROPRIA PALAVRA DIZ SIGNIFICA SEMENTEIRA ONDE DEIXAMOS OS NOSSOS IRMAOS NA CERTEZA DA RESSURREIÇAO.COMO AS SEMENTES QUE PLANTAMOS E QUE SE ACABAM PARA SURGIR NOVA VIDA.AS FLORES SIMBOLIZAM A NOSSA ALEGRIA EM ACREDITAR POR ISSO SAO COLORIDAS,AS FOLHAS VERDES SAO A ESPERANÇA DE QUE NOS TAMBEM RESSUSCITAREMOS.AS VELAS TAMBEM SIMBOLIZAM A FE,POR ISSO SAO USADAS NOS VELORIO,OU SEJA AQUELE QUE MORREU TINHA FE.A COR ROXA NOS CONVIDA A ORAÇAO E A PENITENCIA O VOLTAR SE PARA DEUS.LOGO MUITO MAIS DO QUE APENAS PRATICAS SOMOS CONVIDADOS A VIVER A NOSSA FE E QUE A MORTE E A PASSAGEM PARA A SANTIDADE PLENA,POR ISSO NO DOMINGO APOS O DIA DE FINADOS CELEBRAMOS A FESTA DE TODOS OS SANTOS OU SEJA TODOS NOS QUE SOMOS CANDIDATOS A ESSA VIDA ETERNA QUE MUITOS JA VIVEM.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.